49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Advertisements

O RENASCIMENTO CULTURAL CEJA – GETÚLIO DORNELLES VARGAS PLANEJAMENTO : PRIMEIRA FASE E PREVISÃO: 04 AULAS CURSISTA: CELSO ANTONIO RECH.
Conceitos Geográficos, conhecimento e autonomia do aluno COSTELLA. R. Z. A geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo.
PROJETO: TERCEIRÃO CNEC – 2016: RUMO À UNIVERSIDADE Duração: De Junho a Novembro de 2016 Clientela: 3ª Série do Ensino Médio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
PROJETO: DIA DAS MÃES.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
PLANO DE AULA Cacique Vanhkre Prof: Ana Paula Discip-Geografia Tema-As Regiões Brasileira.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Uso da informática em sala de aula
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Pesquisa e análise de informação
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
Metodologia Científica
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Pesquisa científica Marcelo Correa.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
ESCOLA TÉCNICA MODELO DE TRABALHO COMO FAZER
A Metodologia na Formação
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Projeto Para que o preconceito?
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
A ÁGUA E O RISCO DE ESCASSEZ
Coordenação: Marcelo Correa
Coordenação: Marcelo Correa
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Plano de aula Tema: Reciclagem e o ambiente Disciplinas envolvidas: Ciências, Geografia, Matemática e Historia. Carga Horária: 1ª 45 MINUTOS Justificativa:
Livro Digital 2017 Turma do 4º ano
Eixo 1, 2 ou 3 Título do Trabalho
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Anápolis, 04 de outubro de pROFESSORASS Ivone, MARLENE E WILMA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
HISTÓRIA 2018 o que é história
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade Massacre de Ipatinga 49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

Objetivos Geral Conhecer a realidade de um dos fatos mais marcantes da História de Ipatinga, tornando- o imorredouro na lembrança dos indivíduos inserindo-o como importante e significativo episódio da História de Minas Gerais.

Objetivos Específicos Compreender a política e a economia no início da construção de Ipatinga identificando as desigualdades sociais da época. Situar a cidade de Ipatinga no contexto histórico- geográfico como foco de atrito entre a classe dominante e a classe dominada.

Conteúdos História e geografia local Leitura e interpretação de documentos históricos ( livros, mapas, revistas, fotografias, entrevista) Palestra: Massacre de Ipatinga com José Augusto de Moraes.

Turma: PAT IV Tempo estimado: 12 aulas Material: documentos históricos, mapas variados, internet, fotos antigas e recentes, máquina fotográfica, filmadora, reportagens de jornal, cartolina, cola, pincel atômico.

Desenvolvimento 1ª Etapa Fazer uma sondagem sobre o assunto com os alunos listando no quadro as opiniões de cada um. 2ª Etapa Levar os alunos à sala de informática para pesquisar sobre o tema abordado para anotações de pontos importantes. 3ª Etapa Ir à sala de biblioteca para pesquisa de documentos históricos sobre o assunto abordado e confeccionar mapa da região do conflito. 4ª Etapa Confeccionar cartazes com fotos históricas retiradas da fonte de pesquisa (livros) e exposição.

Avaliação Observação dos trabalhos realizados dentro e extra classe. Dedicação e resultado concreto (cartazes) sobre o assunto abordado. Avaliação verbal realizada com os alunos para verificação de novos conhecimentos sobre o fato histórico. Produção de texto.

Fotos Antigas e Recentes Alojamento

Fazendinha ( Ideal)

Antigo bandejão(local onde foi queimado o caminhão)

BR 381/ Escritório Central da Usiminas

Onde tudo começou

Resultado da tragédia

Valeu a pena? “ Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Fernando Pessoa

Fonte de pesquisa histórica Livros: Não foi por acaso – Marcelo Freitas Ipatinga Cidade Jardim, volume IX, documentos, 2009 Professores colaboradores Edmor Moreno Júnior ( História) Joana D’arc Lisbanho ( Português) Josiane Hungria (Geografia)