Criação de Valor nas Interfaces PLM e SCM Lucas Horta Axia Consulting
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Objetivos Conceitos de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM) Conceitos de Gestão da Cadeia de Valor (SCM) Sinergias entre PLM e SCM Abordagem de Transformação
Sobre a Axia Consulting – Evolução AXIA significa VALOR em Grego 2000 – Primórdios da Axia Consulting – Metodologia de Transformação da Axia é formalizada após prêmio de melhor pesquisa no SAP University Alliance Talentos 130 100 50 40 20 2003 – Axia Consulting inicia suas atividades 2005 – Axia realiza projetos internacionais – Europa, China e Argentina 2007 – Modelo de Gestão da Axia evolui a partir de sua implementação em ambientes complexos de negócio 2008 – Expansão dos escritório e criação do NEXT, Núcleo de Excelência em Transformação 2009 – Axia Consulting expande seus negócios para a América do Norte
Sobre a Axia Consulting – Clientes Mineração & Siderurgia Farma & Cosmeticos Bens de Consumo Aéreo & Transportes Metal-Mecânico Tecnologia Papel e Celulose
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Product Lifecycle Management Visão Processos Desenvolvimento Produção Uso e Serviços Descarte Planejamento do produto Planejamento do produção Utilização Desmontagem Projeto do produto e dos processos Fabricação e montagem Manutenção e serviços Reciclagem / Remanufatura / Disposição Fonte: Zancul, E, 2009 – Gestão do Ciclo de Vida de Produtos
Product Lifecycle Management Visão Tecnologia Gestão da configuração Colaboração e gestão do conheci- mento Planejamento de produtos Planejamento para a produção Sourcing Gestão de projetos Gestão da qualidade Gestão do meio ambiente e segurança do trabalho Serviços e manutenção Integração e gestão do sistema Controle de indicadores financeiros Estruturação de produtos Gestão de documentos Fonte: Zancul, E, 2009 – Gestão do Ciclo de Vida de Produtos
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Supply Chain Management Visão Processos Governo e Economia Leis, regulamentações, impostos, incentivos Disponibilidade de recursos e custo (materiais, capital, tecnologia, pessoas) Fornecedores S E G M N T O 1 S E G M N T O 2 S E G M N T O n Fluxo dominante de informações de demanda e desenho Clientes S E G M N T O 1 S E G M N T O 2 S E G M N T O n Fluxo dominante de produtos e serviços Sua Empresa Expectativas de atributos de produtos e serviços, comunicação de requisitos ... Alianças Estratégicas, requisitos para comunicação, disponibilidade de matérias-primas e custo ... Disponibilidade de serviços, Comunicação de requisitos, alianças estratégicas 3PLs Oportunidades, ameaças, alianças estratégicas Seus Concorrentes Expectativas de atributos de produtos e serviços, comunicação de requisitos Alianças Estratégicas, requisitos para comunicação, disponibilidade de matérias-primas e custo Atividades de gerenciamento em Supply Chain Suprimento Físico Controle e Planejamento da produção Distribuição Física Fonte:
Supply Chain Management Visão Tecnologia Suprir Produzir Distribuir Vender Planejamento Estratégico da Cadeia Longo Prazo Planejamento Mestre Planejamento da Demanda Médio Prazo Compras e MRP Programação da Produção Planejamento da Distribuição Curto Prazo Atendimento da Demanda & ATP Sequenciamento Planejamento de Transportes Fonte: Axia Consulting
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor “Mapa do Inferno” Q U Logística Clientes Capacidade Total Capacidade ociosa Suprir E S T O Q U Vender Planejar Produtos Demanda Desenvolver Produzir
Variabilidade do Processo Estoque/ Lead Time Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar Planejar Planejar Planejar Planejar Planejar Produto Acabado Matéria Prima Suprir Variabilidade do Processo Vender Produzir Entregar Desenvolver © Axia Consulting Ltda 2008
Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor Entendimento da Cadeia Acionistas Clientes Estoque/ Lead Time Custo de Servir Serviço ao Cliente Variabilidade da Cadeia Vender Entregar Suprir Produzir Planejar Planejar Planejar Planejar Variabilidades da Cadeia Produto Acabado Matéria Prima Variabilidade do Processo Suprir Vender Produzir Entregar 07.11.18 © Axia Consulting Ltda 2008
Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor “Mapa do Inferno” Q U Logística Clientes Capacidade Total Capacidade ociosa Suprir E S T O Q U Vender Planejar Produtos Demanda Produzir
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Sinergia PLM e SCM Modelo de Gestão Axia Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Sinergia PLM e SCM Planejamento e Gestão Estratégica Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico Tipos de Cadeia Planejamento de Capacidades da Cadeia Parcerias Estratégicas Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Proximidade ao Cliente Eficiência Operacional Planejamento e Gestão da Estratégia Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico Liderança em Produtos Proximidade ao Cliente Rapidez Apple, Sony Consultoria, Ferrari Diferenciar-se por possuir produtos líderes e uma oferta contínua de novos serviços e produtos Flexibilidade Confiabilidade Segmentar e focar mercados com precisão e customizando ofertas para estes. Conhecimento do cliente e flexibilidade nas operações permitem oferecer soluções customizadas ou individualizadas Custos Utilização de Ativos Prover produtos e serviços confiáveis, a um preços competitivos e com o mínimo de inconveniência, Eficiência Operacional Wal Mart, McDonalds
Planejamento e Gestão da Estratégia Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico – Tipos de Cadeia Para atender aos requerimentos das unidades de negócio, uma estratégia de cadeia deve ser formulada. Esta estratégia pode ser representada por um agrupamento de características representados pelos tipos de cadeia
Entrada e Saída Produtos Planejamento e Gestão da Estratégia Planejamento de Longo Prazo - Capacitação Entrada e Saída Produtos Ciclo de Vida Nro. SKUs x Volumes % de Volume % de Produtos X% 20% 80% 50% 95% 100% 30% Produtos Produto Tempo Análises de Investimentos Capacidades e Restrições atuais Calendário de Planejamento Plano Estratégico Agregações de Produtos Papéis e Responsabilidades Plano de Longo Prazo
Sinergia PLM e SCM Planejamento Integrado Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Previsão de Vendas de Novos Produtos / Lançamentos; Capacidade Disponível para protótipo, lote piloto; Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Previsão de Vendas de Novos Produtos / Lançamento Alinhamento de Demanda e Oferta futura no Processo de Planejamento Integrado Capacidade da Cadeia Desenvolvimento ocupa capacidade da cadeia lote piloto protótipo fornecedores / matéria-prima ... Volume com lançamentos
Sinergia PLM e SCM Gestão de Atendimento Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO Customizações e Adequações de Produto Available to Promise – Configuração de Variantes GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Customizações e Adequação de Produto Regras de configuração alinhadas com a Cadeia Custo - Cotação Capacidade disponível - ATP Restrições de matéria-prima Restrições de Parceiros e Fornecedores Definição do menu de serviços logísticos Regras
Sinergia PLM e SCM Gestão de Ordens Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS Priorização de Ordens de Produtos em Lançamento / Clientes GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Priorização de Ordens em Produtos / Lançamentos Segmentação de Clientes e Mercados Priorização de Clientes Produtos Priorização de Lançamentos capacidade tempo
Sinergia PLM e SCM Processos Viabilizadores Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS Dados Mestres – Cadastros Dados Transacionais – Ordens Saneamento GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES
Processos Viabilizadores Atributos e conceitos Hierarquização Padronização Codificação e identificação Proposição de tecnologia requerida Modelo de Operação e Governança Processos para gestão e criação dos cadastros Estrutura organizacional alinhada com a CSC Estratégia de criação e extração de conhecimento Auditoria Segmentação
Sinergia PLM e SCM Visão Tecnologia ERP Fonte: Zancul, E. 2009 - Gestão do Ciclo de Vida de Produtos,
Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais
Considerações Finais Alinhamento entre processos de gestão da cadeia e do ciclo de vida do produto; O desenho da cadeia deve acontecer em tempo do desenvolvimento do produto; Os planejamentos de capacidade de longo prazo devem estar alinhados com o portfólio futuro de produtos; As demandas por capacidade da cadeia ao longo do desenvolvimento devem ser consideradas no processo de planejamento integrado; Parceiros de Desenvolvimento são parceiros de Cadeia; Gestão de Dados Mestres e Transacionais - Atenção ao longo de todo o ciclo de vida e fundamental para a cadeia
Metodologia da Transformação Transformação da Cadeia de Valor A atual B futuro Estratégia Visão Processos Indicadores Organização Pessoas Tecnologia
Considerações Finais Contato: Lucas Horta lucas.horta@axiaconsulting.com.br www.axiaconsuting.com.br