Administração de Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Advertisements

Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
7. DISTRIBUIÇÃO INTERNAIONAL
UM INTERMEDIÁRIO NA ENTREGA DE VALOR AO CLIENTE/CONSUMIDOR
Estratégia Mercadológica
Apoio do BNDES para Micro, Pequenas e Médias Empresas
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Relatório de Dados Prêmio 2009.
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Produtos e Serviços.
RCC Planejamento e Orçamento Empresarial
Varejo é um conjunto de atividades de negócios que vende produtos e serviços para o consumidor para seu uso pessoal e familiar. Um varejista é o último.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Manual do Participante
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Exportação Prof. Felipe Borini.
Princípios da Administração Teoria Geral da Administração
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Introdução à Administração
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
AULA 3.
Comportamento do Consumidor
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
9/22/2018 MARKETING PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) 1 1.
Vendas Call Center.
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
Estratégias.
Armazenagem e Manuseio de Materiais
O que é Armazenagem. O que são centros de distribuição
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
Gestão Estratégica em Logística
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
DECISÕES DE DISTRIBUIÇÃO - Acesso ao produto -Canais de distribuição
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Operação Convencional
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Administração
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Os quatro Ps do Marketing
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Administração de Marketing Aula 8 Lúcia Silva

Objetivos Entender as estruturas dos canais de distribuição no âmbito de três dimensões: níveis no canal, intensidade e tipos de distribuição.

Ponto O mix de distribuição inclui o seguinte: Tipo de canal necessário; Quantidade e qualidade dos intermediários; Localização dos pontos de venda; Tempo de transporte e armazenagem; Nível de controle desejado.

Natureza dos canais de distribuição Canais de distribuição ou canais de marketing pode ser definido como um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto disponível para o uso ou consumo. (STERN; EL-ANSARY, 1992)

Natureza dos canais de distribuição Importantes personagens do sistema de distribuição: Produtor Distribuidor Consumidor

Como os intermediários melhoram a eficiência do canal Loja de motocicletas Contatos de vendas sem um intermediário Contatos de vendas com um intermediário Fabricantes de capacetes Motociclistas Intermediário Fonte: (Churchill e Peter, 2003) Reduzem número de contatos/transações; substituem o produtor junto ao cliente; mantêm os estoques próximos aos consumidores. 2 2

Fluxos existentes nos canais de distribuição CONSUMIDORES ATACADISTAS Posse física Posse física VAREJISTAS Posse física INDÚSTRIA S Propriedade Propriedade Propriedade Promoção Promoção Promoção Negociação Negociação Negociação Financiamento Financiamento Financiamento Riscos Riscos Riscos Informações Informações Informações Pedidos Pedidos Pedidos Pagamentos Pagamentos Pagamentos Fonte: Neves (1999)

Número de níveis de canal Consumidores Varejistas Atacadistas Agentes Canal direto Produtor Canais indiretos 3 3

Número de intermediários na área comercial Intensidade do canal Nível Objetivo Número de intermediários na área comercial Exemplos Exclusiva Trabalhar com um único intermediário para um produto que demande recursos ou posicionamento especiais; distribuir bens de luxo com eficiência. Um Automóveis Audi, relógios Rolex Seletiva Trabalhar em íntima associação com intermediários que satisfaçam certos critérios; distribuir produtos de compra comparada com eficiência. Alguns Computadores Apple; cosméticos vendidos apenas em salões de beleza, como a linha L’Anza Intensiva Dar suporte a venda de massa; distribuir bens de conveniência com eficiência. Muitos Coca-Cola, canetas Bic, creme dental Colgate

Tipos de intermediários “Varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final.” (PARENTE; PARKI, 2014 p. 01) O varejista faz parte dos sistemas de distribuição entre o produtor e o consumidor, desempenhando um papel de intermediário, funcionando como um elo entre o consumidor e o atacado ou a produção.

Principais funções do varejo Vendas / Compras Seleção de produtos Armazenar Distribuir Financiar Informar s/ marketing Necessidades do Público-alvo

Classificação e formatos varejistas Independentes Redes Franquias Departamentos alugados Sistemas Verticais de Mkt Classificação de acordo com a propriedade Alimentícias Não Alimentícias Serviços INSTITUIÇÕES VAREJISTAS Instituições com Lojas Vendas Diretas (porta a porta) Marketing Direto Máquinas de Venda Varejo Virtual Instituições sem Lojas Fonte: Parente (2014 p. 7)

http://180graus.com; http://www.shoppingparalela.com.br; http://www.shoppingdovalers.com.br; http://www.dafiti.com.br

Composto de marketing varejista Variáveis do composto varejista Exemplo de decisões P – Mix de Produtos Variedade da linha, Qualidade, Serviços P – Preços Preços, Crédito, Benefício/Custo P – Promoção Propaganda, Ofertas, Sinalização P - aPresentação Loja, Departamentalização, Planograma P - Pessoal Atendimento, Rapidez, Serviços P -Ponto Localização, Acesso, Visibilidade

Atacado “Inclui todas as vendas de matérias-primas, a venda de bens empresariais de um fabricante para outro ou de um distribuidor para um fabricante, a venda de produtos importados e exportados e todas as vendas a varejistas.” (SEMENIK; BAMOSSY, 1995)

Atacado Três tipos de utilidades para os consumidores: Tempo – produtos disponíveis para venda no momento em que desejam comprá-los. Local – bens e serviços disponíveis em locais convenientes. Propriedade – propriedade dos produtos passa dos produtores ou intermediários para os compradores.

Atacado Tipos de atacadistas: Atacadistas comerciais – empresas independentes que assumem a posse das mercadorias que manuseiam. Escritórios de vendas dos fabricantes – operações de atacado executadas pelos próprios vendedores e compradores. Corretores e agentes – não assumem a posse das mercadorias.

http://cirorod.blogspot.com.br; http://www.correiodeuberlandia.com.br; http://www.transportabrasil.com.br

Atacado - estratégias Inclusão de linhas de produtos estrangeiras. Desenvolvimento de marcas próprias. Aumento da gama de serviços prestados. Expansão de atividades semelhantes às desenvolvidas por fabricantes. Diversificação para linhas novas e complementares. http://b.martins.com.br

Distribuição física e Gerenciamento da Logística Logística envolve planejar, implementar e controlar os fluxos de materiais, bens de consumo final e informação relativa a pontos de origem e pontos de consumo, permitindo, assim, conhecer melhor o que o consumidor quer. Disponibilização do produto certo, no lugar certo, no tempo certo...

Principais funções da logística Processamento de pedidos Armazenagem Estoque Transporte

Administração de Marketing Atividade 8 Lúcia Silva

Tema: Distribuição Você é o gerente de marketing de uma fábrica de tamanho médio. O presidente da empresa fez a seguinte declaração: “A atividade de distribuição não deve ser preocupação do departamento de marketing. A função deste departamento é vender o produto... Deixe que as outras áreas da empresa cuidem da produção e da distribuição.” Como você responderia esta declaração?

Resposta Aparentemente, o presidente tem uma visão muito estreita das atividades de marketing e distribuição. Parece que ele vê a distribuição apenas como “distribuição física”, como um problema simples de despachar o produto a um comprador ou distribuidor. Vê o marketing como a atividade de criar a venda e a distribuição como atividade de consumação da venda. Para ele, a distribuição parece ser uma atividade de suprimento.

Resposta A atividade de distribuição é parte integral do esforço de marketing inicial e subsequente, envolvendo a determinação dos meios mais rentáveis de atingir os mercados desejados. Como resultado, a distribuição de um produto torna-se um aspecto do produto total e, daí, outro componente do esforço de “vender o produto.” A distribuição tem aspectos significativos de demanda, bem como aspectos de suprimento.

Tema: Distribuição Distribuição como uma das funções estratégicas do marketing baseando-se no conceito de que a administração de marketing envolve o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.