Metodologia de Projetos Relato de Experiências 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Sem dúvida, a escola ainda ocupa um lugar central na vida das pessoas. É nela que são depositadas inúmeras expectativas em relação ao futuro do sujeito e da sociedade. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Algumas reflexões: A aprendizagem alcançada por seus alunos está à altura dos esforços que você realiza para ensinar? A maioria de seus alunos parece estudar para a prova, ao invés de estudar para adquirir o conhecimento profundo do assunto abordado? A aprendizagem alcançada pelos alunos parece durável?s 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Alguns problemas de nosso sistema educacional: Evasão escolar; Aumento crescente de alunos com problemas de aprendizagem; Formação deficitária dos que conseguem concluir os ensinos fundamental e médio; e Desinteresse geral pelo trabalho escolar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Metodologias Ativas Qualquer processo através do qual o estudante deixa de ser audiência para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem O método “Instrução pelos Colegas” (Peer Instruction); Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Aprendizagem Baseada em Projetos; Just-in-Time Teaching (JiTT); Games; Estudos de Casos; Entre outras metodologias. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
O professor como agente motivador!
Prof. Giancarlo de França Aguiar Este momento não pretende indicar uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um desejo de ajudar o professor universitário na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar BOAS PRÁTICAS Planejamento das aulas; Ensino e avaliação da aprendizagem; Domínio da turma; e Engajamento com a equipe da universidade e desenvolvimento profissional. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Como Construir uma Boa Prática em Sala de Aula Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las; Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas em exemplos práticos, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa. Perguntar-se sempre como está o seu trabalho de professor mediador, levantando os seus pontos fortes e os pontos a serem trabalhados; Implementar o Plano de Trabalho. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar EXEMPLOS 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar CATAPULTA VIKING 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar KAIAPET 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar TAREFA SOCIAL 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar PILHA ELÉTRICA 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar Thomas Edison quando chegou as mil tentativas foi questionado se deveria parar de tentar! Thomas Edison se saiu com a seguinte explicação: “Posso dizer que não fracassei mil vezes, apenas descobri mil maneiras de como não fazer a lâmpada funcionar”. E na sua 1043º tentativa: ali estava a lâmpada a funcionar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Prof. Giancarlo de França Aguiar REFERÊNCIAS AGUIAR, G. F.; et al. Como Conquistar Alunos de Graduação? Abordagens de Sucesso na Universidade Positivo. Anais: XXXVIII - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Fortaleza: UFCE, 2010. AGUIAR, G. F; AGUIAR, B. C. X. C. Volumes por sólidos de revolução com a utilização de projetos de engenharia – Anais: II Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2011. AGUIAR, G. F.; et al. Construção de protótipo como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Anais: XL - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém: UFPA, 2012. AGUIAR, G. F.; et al. Evasão em cursos de engenharia: esse problema é só do cálculo?. Anais: XLI - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado: UFRG, 2013. BARRET, T. (2010), “The problem-based learning process as finding and being in flow”, Innovations in Education and Teaching International, Vol.47, No. 2, May 2010, 165-174. STANFORD UNIVERSITY, (2001), “Speaking of teaching”, Stanford University Newsletter on Teaching, Vol.11, No. 1. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar