Metodologia de Projetos Relato de Experiências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Paulo Vinícius Rampinelli
Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal do Espírito Santo
Elenilton Vieira Godoy 2017
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Docência do Ensino Superior
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Introdução ao Método PBL 2A
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Propõe uma análise sobre “quem ele é” e “quem ele gostaria de ser” no futuro; uma reflexão sobre seus sonhos e planos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PROJETO “TEIA DO SABER”
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
A BNCC e a Saúde.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Projetos Relato de Experiências 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Sem dúvida, a escola ainda ocupa um lugar central na vida das pessoas. É nela que são depositadas inúmeras expectativas em relação ao futuro do sujeito e da sociedade. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Algumas reflexões: A aprendizagem alcançada por seus alunos está à altura dos esforços que você realiza para ensinar? A maioria de seus alunos parece estudar para a prova, ao invés de estudar para adquirir o conhecimento profundo do assunto abordado? A aprendizagem alcançada pelos alunos parece durável?s 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Alguns problemas de nosso sistema educacional: Evasão escolar; Aumento crescente de alunos com problemas de aprendizagem; Formação deficitária dos que conseguem concluir os ensinos fundamental e médio; e Desinteresse geral pelo trabalho escolar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Metodologias Ativas Qualquer processo através do qual o estudante deixa de ser audiência para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem O método “Instrução pelos Colegas” (Peer Instruction); Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Aprendizagem Baseada em Projetos; Just-in-Time Teaching (JiTT); Games; Estudos de Casos; Entre outras metodologias. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

O professor como agente motivador!

Prof. Giancarlo de França Aguiar Este momento não pretende indicar uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um desejo de ajudar o professor universitário na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar BOAS PRÁTICAS Planejamento das aulas; Ensino e avaliação da aprendizagem; Domínio da turma; e Engajamento com a equipe da universidade e desenvolvimento profissional. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Como Construir uma Boa Prática em Sala de Aula Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las; Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas em exemplos práticos, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa. Perguntar-se sempre como está o seu trabalho de professor mediador, levantando os seus pontos fortes e os pontos a serem trabalhados; Implementar o Plano de Trabalho. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar EXEMPLOS 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar CATAPULTA VIKING 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar KAIAPET 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar TAREFA SOCIAL 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar PILHA ELÉTRICA 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar Thomas Edison quando chegou as mil tentativas foi questionado se deveria parar de tentar! Thomas Edison se saiu com a seguinte explicação: “Posso dizer que não fracassei mil vezes, apenas descobri mil maneiras de como não fazer a lâmpada funcionar”. E na sua 1043º tentativa: ali estava a lâmpada a funcionar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

Prof. Giancarlo de França Aguiar REFERÊNCIAS AGUIAR, G. F.; et al. Como Conquistar Alunos de Graduação? Abordagens de Sucesso na Universidade Positivo. Anais: XXXVIII - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Fortaleza: UFCE, 2010. AGUIAR, G. F; AGUIAR, B. C. X. C. Volumes por sólidos de revolução com a utilização de projetos de engenharia – Anais: II Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2011. AGUIAR, G. F.; et al. Construção de protótipo como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Anais: XL - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém: UFPA, 2012. AGUIAR, G. F.; et al. Evasão em cursos de engenharia: esse problema é só do cálculo?. Anais: XLI - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado: UFRG, 2013. BARRET, T. (2010), “The problem-based learning process as finding and being in flow”, Innovations in Education and Teaching International, Vol.47, No. 2, May 2010, 165-174. STANFORD UNIVERSITY, (2001), “Speaking of teaching”, Stanford University Newsletter on Teaching, Vol.11, No. 1. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar