Aula 3.1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Advertisements

O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
Teoria contingencial!! 1.
PIET O Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão constitui-se de ações desenvolvidas por professores e alunos do Curso de Relações Internacionais.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva
Os setores de atividade
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
Reconhecimento Profissional
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
Administração de serviços 7º período
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Medidas de Dispersão.
Fundamentos de Microeconomia
Manual do Participante
EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Segunda Revolução Industrial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Maria Eduarda Marcon Da Rosa Tiffany Madruga Mello
Estratégias corporativas:
A postura profissional é formada por aspectos como 
Aula 2 Parte 1 Professor Douglas Pereira da Silva
Aspectos Gerais Especialistas em busca de profissionais, avaliação de profissionais e também desenvolvimento, estamos todos empenhados em reestruturar.
Administração de Recursos Humanos
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
AULA 3.
De: Lucas Matos.
Ética Inteligência Artificial.
Administração de Novos Negócios
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Aula 3.3.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Geraldo augusto da silva
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
Aceleradoras de Startup
Aula 3 – Visão Estratégica
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
POSTURA CORPORAL.
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Planejamento Estratégico para Exportação
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Aula Inaugural - Formare 2009
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Treinamento e Desenvolvimento
Determinação da demanda (procura)
Modalidades de produção industrial
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
Comportamento do Consumidor
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
ADM: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
TAYLORISMO-FORDISMO E TOYOTISMO
Advocacia Trabalhista: perspectivas e desafios.
Transcrição da apresentação:

Aula 3.1

Segundo Chiavenato (2014), há um novo perfil de emprego, pois, com a revolução da informação, o mercado de trabalho vem se deslocando do setor industrial para o de serviços. A indústria continua com a produção em alta, porém, com menos mão de obra, porque as tecnologias e o aperfeiçoamento dos processos têm proporcionado aumento da produtividade. Dentro desse contexto, estão o mercado de trabalho (MT) e o mercado de recursos humanos (MRH).

Mercado de trabalho: é onde ocorrem as transações, as negociações e os relacionamentos [...] e o mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo o mercado” (CHIAVENATO, 2014, p. 94).

Como vimos, a regra que vale para oferta e procura de vagas disponíveis para serem ocupadas determina o mercado de trabalho. Se as empresas estão oferecendo muitas oportunidades de emprego, então aquela que quer buscar candidatos tem que lançar atrativos, por exemplo, melhores salários, benefícios e compensações, de modo a atrair os melhores profissionais.

Se o mercado de trabalho está em baixa, ou seja, poucas vagas são lançadas no mercado, então o comportamento das empresas também muda e a preocupação com estes atrativos diminui, pois há mais candidatos disponíveis do que vagas ofertadas.

Mercado de Recursos Humanos: O MRH pode, de acordo com Chiavenato (2014, p. 99), apresentar-se “em situação de oferta (abundância de candidatos) ou de procura (escassez de candidatos)”. Ele representa o número de pessoas dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando, e que se interessam pelas vagas oferecidas.

Ainda de acordo com Chiavenato (2014), com as mudanças que vêm ocorrendo, surgem tendências no mercado de trabalho. São elas: A produção industrial tende a precisar de um menor número de pessoas devido à tecnologia. Crescem as oportunidades de emprego na área de serviços.

Trabalho industrial é cada vez mais mental e menos braçal e, assim, valoriza-se o conhecimento. Maior automatização e robotização dos processos industriais. Aporte da tecnologia da informação na indústria. Conhecimento passa a ser o recurso mais importante. A inovação e a criatividade também são importantes. Globalização da economia e do mercado de trabalho, que está cada vez mais mundial e menos local.

Conforme apresentado, investir em programas de integração pode ser considerado um diferencial que coloca a empresa em posição de destaque perante candidatos que se preparam e buscam a valorização de sua contribuição.

De acordo com Fidelis e Banov (2007), socializar os funcionários é uma estratégia que visa ao aprendizado e tem por objetivo levar o recém-contratado a conhecer a empresa, sua história, valores e perspectivas. Além disso, é seu primeiro contato com a organização e, de certa forma, o prepara para que não se sinta deslocado em seus primeiros dias.

Novas formas de trabalho vêm se mostrando válidas como saída para um mercado de trabalho cada vez mais enxuto, como o trabalho terceirizado, temporário, de tempo parcial, horários flexíveis, entre outros. Assim, quanto maior o grau de confiança estabelecido no início das atividades profissionais, maiores as chances de haver boas negociações e ganho para ambas as partes.