BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Advertisements

Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
Cuiabá – Mato Grosso, 30 de outubro de MISSÃO Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e representar o Movimento.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental  Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
A Política de Assistência Social em processo de consolidação Rosana Morgado ESS/UFRJ.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania Audiência Pública Câmara dos Deputados 26 de agosto de 2009 Brasília - DF Ricardo F. Moretzsohn.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Projetos em andamento. Projetos em andamento Rede Marista Evangelizadora Objetivo: Elaborar e implantar as diretrizes da ação evangelizadora contribuindo.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Aula Inaugural Curso de Defensores/as Populares Desafios e Perspectivas da Defensoria Pública do Estado de São Paulo 14 de agosto de 2017.
Quem Somos? A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil: sem fins lucrativos apartidária independente de governos e.
Sistema de avaliação de ensino
O que são os ODS? Após a conclusão da Agenda do Milênio (8 jeitos de mudar mundo), em setembro de 2015, líderes de governo e de estado dos países-membros.
OUVIDORIA PÚBLICA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
COMISSÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Gestores de Aprendizagem
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
Comissão Intersetorial de Trabalho
30anos CENPEC.
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
TERRITÓRIOS Os Territórios Rurais (programa desenvolvido desde 2003 pelo MDA) são a base dos Territórios da Cidadania. Os Territórios Rurais se caracterizam.
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
PAIR NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS E GRANDES OBRAS
MEDALHA PAULO FREIRE.
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Reunião de divulgação do orçamento participativo
MÉTRICAS.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.
Sejam todos bem-vindos!
CEM COLÉGIO ESTADUAL DE EMPRESAS Apresentação
Monitoramento participativo dos planos de educação
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Orientações de estágio
CONSELHO DE ESTADUAL DA SAÚDE
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
A comunicação com os públicos externos
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993; Década das Nações Unidas para a Educação em Direitos Humanos (1995-2004); O Brasil atendeu a uma determinação das Nações Unidas estabelecida a partir da Assembléia Geral correspondendo a Qüinquagésima Segunda Sessão de 20 de outubro de 1997, documento A/52/469/Supl.1; Carta Democrática Interamericana em 2001; Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (2005-2007)

É uma rede formada por OGs e ONGs que tem um objetivo comum – Lutar pela inclusão da educação em Direitos Humanos como Política Pública. NATUREZA: Consultiva e Propositiva de Políticas Públicas VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL: O Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos é vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos. O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos não tem vínculo institucional com nenhum órgão público.

COMPOSIÇÃO: A representação dos Conselhos Estaduais (Educação, Direitos Humanos e demais conselhos de direitos); A representação dos Fóruns de Gestores da Educação (UNDIME, CONSED, UNCME); A representação das Universidades (Públicas, Comunitárias, e Particulares); A representação do setor Mídia; A representação de igrejas.

A representação do Parlamento (Comissão de Educação e Comissão de Direitos Humanos das Assembléias Legislativas e Câmara de Vereadores); A representação das Academias e Escolas da área da Segurança Pública e da Justiça; A representação da Sociedade Civil (Entidades de Direitos Humanos, organizações não governamentais, Associações de profissionais da Educação e outras e pessoas interessadas); A representação de sindicatos e federações.

ATRIBUIÇÕES: Propor, monitorar e avaliar a Política Estadual de Educação em Direitos Humanos no Estado do Piauí promovendo a Educação em Direitos Humanos como eixo transversal na formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres dentro de uma sociedade democrática através da articulação de ações entre o Estado, a sociedade civil e as instituições educativas em todos os níveis; Contribuir para elaborar, analisar e avaliar a execução do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos;

Definir e estabelecer princípios e critérios para o desenvolvimento, avaliação e monitoramento de ações referentes à Educação em Direitos Humanos desenvolvidas no Estado do Piauí nas instancias, Estaduais e Municipais; Apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes à educação em direitos Humanos; Propor e elaborar parecer sobre projetos de lei que estejam em tramitação bem como sugestões de novas propostas legislativas sobre o tema;

Estimular, nas esferas federal, estadual e municipal, a criação de instâncias para a formulação de políticas de educação em direitos humanos; Contribuir com as questões dos Direitos Humanos, participando de atos e ações que concorram para o respeito destes direitos ou para cessar sua violação. Promover seminários, debates, pesquisas, cursos, estágios, grupos de estudos e outras atividades na área dos Direitos Humanos, cooperando com outros fóruns congêneres e com outros órgãos semelhantes para os objetivos indicados neste artigo;

Fazer-se representar junto aos demais órgãos de defesa como: conselhos de direitos, redes de solidariedade, fóruns de direitos e conselhos de políticas púbicas com vistas a sensibilizar e influenciar as pessoas que compõem esses espaços coletivos para incluírem em seus planos, programas e projetos a Educação em Direitos Humanos. “Desafios e perspectivas merecem análise do ponto de vista pessoal e coletivo. Ninguém deveria considerar-se dispensado de dar sua contribuição, sobretudo quando é possível transformar a crise em tentativas de solução ou, ao menos, em união de forças para a nova fase da história.” (Dom Paulo Evaristo Arns).

Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Divulgar e lançar a versão definitiva do PNEDH, contribuindo com a SEDH e o MEC na realização de videoconferências ou outras formas de divulgação nacional, estadual e municipal; Articular com representantes do CONSED, UNCME e UNDIME a divulgação do PNEDH nos Conselhos Estaduais de Educação e nos eventos promovidos no âmbito estadual e municipal.

Elaborar e divulgar o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos Realizar eventos e/ou audiências públicas com os Núcleos Municipais de Educação em Direitos Humanos, a UNDIME, CONSED e organizações governamentais com vistas à elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos; Ampliar a participação da sociedade, com o estreito envolvimento dos profissionais da educação e a necessária articulação e colaboração do poder Legislativo em todo o processo, para garantir que, quando o Plano chegue à Assembléias Legislativa, não sofra ajustes e emendas que venham a deformar ou retardar o processo de implantação.

Formação e capacitação Levantar demandas de formação e capacitação de educadores e formadores em Educação em Direitos Humanos; Realizar ações de capacitação em Educação em Direitos Humanos para educadores e formadores;

Pesquisar sobre Educação em Direitos Humanos no Estado do Piauí Identificar, conhecer e registrar as experiências no estado, no campo da Educação em Direitos Humanos; Identificar as demandas de Educação em Direitos Humanos junto aos Núcleos Municipais e Conselhos de Educação; Divulgar as referências estaduais em Educação em Direitos Humanos;

Inserção da Educação em Direitos Humanos Contribuir com processos de inserção da Educação em Direitos Humanos na elaboração e/ou revisão do plano de Educação em Direitos Humanos em parceria com UNDIME, UNCME e CONSED; Apoiar a realização de eventos estaduais e municipais de Educação em Direitos Humanos. Participar de audiências públicas e eventos que tenham como tema a revisão, a elaboração e/ou a implementação de diretrizes no campo da educação, contribuindo para a inserção da Educação em Direitos Humanos;

Intercâmbio Institucional dos Comitês O projeto deverá prever a participação em eventos que abordem a Educação em Direitos Humanos ou que envolvem o Comitê Nacional e/ou os Comitês Estaduais para construírem uma agenda comum de intercâmbio, articulando ações no campo da comunicação, na avaliação e monitoramento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das demandas para 2007/2008;

Monitorar e avaliar o PNEDH e o PEEDH Oportunizar a reflexão a partir da análise das experiências realizadas no Estado do Piauí, no que se refere às ações que objetivem o fortalecimento da democracia e do empoderamento da sociedade civil, com vistas à defesa e à promoção dos Direitos Humanos.