Gestão da Logística de Distribuição

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Gestão da Logística de Distribuição 5º Período

Posicionamento logístico Diante da complexidade e alta competitividade existentes no contexto atual, as empresas passam cada vez mais a ter que buscar estratégias que lhe permitam desenvolver diferenciais competitivos em relação às demais empresas, a fim de que possam se manter no mercado. Nesse sentido, a busca pela integração de operações de produção e logística constitui-se num importante ponto de estudo, tanto no âmbito interno da empresa, quanto no âmbito externo, pois permite identificar quais estratégias poderiam ser adotadas pela organização a fim de reduzir custos e, consequentemente, gerar vantagem competitiva em relação às suas concorrentes.

Posicionamento logístico A integração de operações de produção e logística tem pelo menos três grandes fatores motivadores, a partir dos quais as empresas têm tentado atuar visando à redução de custos e a maximização dos benefícios organizacionais: a pressão pela redução de estoques, dados os elevados custos de oportunidade de sua manutenção; a pressão pela agilidade no atendimento ao cliente, devido a sua crescente exigência; a pressão para a customização em massa, isto é, pela criação de variedades nos produtos sem abrir mão de produção em escala.

Posicionamento logístico O posicionamento logístico adequado depende das condições financeiras da empresa, objetivos almejados, mercado de atuação, situação política, econômica e social do país ou região em que esta atua. Uma estratégia voltada para esse tipo de posicionamento engloba cinco categorias básicas de decisão: a coordenação do fluxo de produtos; a política de produção; a alocação de estoques; a política de transportes; o dimensionamento da rede.

1 - A coordenação do fluxo de produtos Posicionamento logístico: 1 - A coordenação do fluxo de produtos Refere-se à coordenação do fluxo de produtos e consiste basicamente em saber se a empresa deve ter um fluxo de produtos puxado pelos clientes ou se a empresa deve ter um fluxo de produtos empurrado. No primeiro caso – do fluxo de produtos puxado –, o fluxo é disparado pelo consumidor final ou pelo elo da cadeia mais próximo ao consumidor final. Já no segundo caso - do fluxo empurrado - o fluxo é acionado pelo fornecedor (externo ou produtos semi-acabados). Para Wanke (2001) ... essa decisão é a mais importante para uma empresa, pois afetará todas as demais estratégias de produção e distribuição.

1- A coordenação do fluxo de produtos Posicionamento logístico: 1- A coordenação do fluxo de produtos Ainda, de acordo com o mesmo autor, a coordenação do fluxo de produto depende de duas grandes variáveis: a visibilidade da demanda - capacidade da empresa obter informações em tempo real sobre a sua demanda efetiva; o tempo de resposta - ou tempo de ressuprimento, produção e distribuição por parte da organização.

Posicionamento logístico: 1 - A coordenação do fluxo de produtos Considerando essas duas variáveis, a empresa pode se caracterizar: de um lado estaria a coordenação de fluxos empurrados, que se caracteriza por um longo tempo de resposta e pela ausência de visibilidade da demanda; ao centro estariam os sistemas híbridos, em que há alguma, mas pouca, visibilidade da demanda ou um curto prazo de resposta; e do outro lado, a coordenação de fluxos puxados, na qual haveria uma ampla visibilidade da demanda e um rápido tempo de resposta.

Posicionamento Logístico 2 - A política de produção Uma segunda categoria de decisão a ser tomada pela organização é a política de produção, que pode ser feita de duas formas: Por estoque - a produção por estoque consiste em comprar e transformar insumos acabados no presente momento e em antecipação à demanda futura, já que muitas vezes não se tem uma boa visibilidade da demanda. Contrapedido - baseia-se na postergação máxima, em termos de tempo, da compra e transformação de insumos em produtos acabados.

Posicionamento logístico 3 - Alocação de estoques Uma terceira categoria de análise é a alocação de estoques, que pode ser: centralizada em um único lugar, ou descentralizada em vários locais, centros de distribuição regionais ou por tipo de produto. A centralização de estoques significa uma tentativa de postergação ao máximo do transporte de produtos, só movimentando-os a fim de atender o cliente final. Por outro lado, a descentralização dos estoques representa uma maior movimentação entre instalações intermediárias, com base em previsões de vendas.

Posicionamento logístico 4 - Política de transportes A quarta categoria de decisão da organização refere-se à política de transportes, que consiste em analisar se a empresa deve operar com: um único meio de transporte ou com transportes multimodais, e também se a empresa deve utilizar meios de transporte rápidos para garantir um serviço premium, ou se a empresa pode utilizar um tipo de transporte convencional.

Posicionamento logístico 5 - Dimensionamento da rede. A quinta decisão consiste no dimensionamento da rede que a empresa deve ter, ou seja, quantas instalações, qual a sua localização e que produtos devem ser alocados em cada uma delas.

Posicionamento logístico: conclusões A adequação do posicionamento logístico às expectativas do cliente consiste em saber ofertar aquilo que lhe é demandado, nos prazos certos e nos locais mais propícios. Assim, o entendimento das categorias de posicionamento logístico estipuladas assume um papel de suma importância, pois contribuem diretamente para o entendimento dessa dinâmica de adequação do posicionamento logístico em relação à demanda que lhe é estabelecida.