Professora Patricia Matsuda

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Professora Patricia Matsuda Manual de Oslo DIRETRIZES PARA COLETA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS SOBRE INOVAÇÃO 3ª edição Professora Patricia Matsuda

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Fundada em 1961 “Grupo dos Ricos” - 30 países ½ da riqueza mundial Proposta: fonte confiável de estatísticas comparativas A inovação é central para o crescimento do produto e da produtividade Para o desenvolvimento de políticas de suporte à inovação

Manual de Oslo (um histórico revelador) 1990 – versão inicial 1991 – discussões e aprimoramentos 1992 – Manual de Oslo – 1a. edição Inovação tecnológica de produto e processo (TPP) 1997 – Manual de Oslo – 2a. edição Expande o tratamento para o setor de serviços

Manual de Oslo (um histórico revelador) 2005 – Manual de Oslo – 3a. edição Adiciona a questão da inovação não tecnológica (inovação de marketing e organizacional) FINEP em 2007 a tradução Versões eletrônicas

1 - OBJETIVOS E ESCOPO DO MANUAL Pode-se tratar um ou mais tipos de inovação

1. Introdução A inovação em serviços é de natureza mais incremental e é menos tecnológica O papel da inovação organizacional: Melhorar a qualidade e a eficiência do trabalho Refinar a capacidade empresarial de aprender e utilizar conhecimentos e tecnologias

1. Introdução Inovação em marketing Recursos para pesquisas de mercado Objetivar novos mercados ou segmentos de mercado Desenvolver novos meios de promover seus produtos Práticas de marketing são também importantes para o sucesso de novos produtos Desenvolvimento de produtos e de processos por meio da inovação conduzida pela demanda

2. Fatores de influência sobre o escopo do Manual O que vale a pena mensurar? A implementação de inovações A interação entre diferentes tipos de inovação Os objetivos e barreiras à inovação

3. Escopo do Manual Difusão e grau de novidade Amplitude setorial - A inovação pode ocorrer em qualquer setor da economia A difusão é o meio pelo qual as inovações se disseminam. Sem difusão uma inovação não tem impacto econômico Note-se que o Manual não cobre a difusão de uma nova tecnologia para outras divisões ou partes da empresa após sua adoção inicial: por exemplo, a primeira implementação de uma nova tecnologia de produção em uma de cinco fábricas pertencentes a uma mesma empresa é contada como inovação, mas a implementação da mesma tecnologia nas demais quatro fábricas daquela empresa, não é

4. Fornecendo dados em assuntos-chave 4.1. Atividades de inovação e despesas Durante um dado período, as atividades de inovação de uma empresa podem ser de três tipos: – bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora não necessariamente bem-sucedida comercialmente); – em progresso, por ainda não ter resultado na implementação de uma inovação; – abandonada antes da implementação da inovação. As despesas são mensuradas com base na soma desses três tipos de atividades ao longo de um determinado período de tempo.

4. Fornecendo dados em assuntos-chave 4.2. Fatores que influenciam a inovação Obstruídas por diversos fatores: econômicos - custos elevados e deficiências de demanda, carência de pessoal especializado ou de conhecimentos, e fatores legais - regulações ou regras tributárias A capacidade que as empresas possuem para apropriar-se dos ganhos provenientes de suas atividades de inovação - se não conseguem proteger suas inovações da imitação de seus competidores, elas terão menos incentivo para inovar

4. Fornecendo dados em assuntos-chave As empresas inovadoras podem ser divididas: Desenvolveram inovações próprias Cooperação com outras empresas ou organizações públicas de pesquisa Por meio da adoção de inovações

5. Algumas questões de pesquisa 5.1 Existem duas abordagens para a coleta de dados sobre inovações: i) a abordagem “sujeito” estratégias, incentivos e barreiras à inovação ii) a abordagem “objeto” compreende a coleta de dados sobre inovações específicas É o sujeito, a empresa, que é importante

5. Algumas questões de pesquisa A população-alvo para as pesquisas sobre inovação considera unidades estatísticas As atividades inovadoras efetivam-se em unidades pequenas e médias assim como em grandes unidades Para apreender as atividades de inovação nas unidades menores, a população-alvo deve inserir, no mínimo, pelo menos dez empregados

6. A relação entre o Manual de Oslo e outros padrões e conceitos relacionados Mensuração da inovação: recursos direcionados à P&D e estatísticas de patentes. Alguns outros meios de medir são: geração e adoção de tecnologias da informação e da comunicação (TIC), biotecnologia e gerenciamento do conhecimento