ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Arte do encontro Logo 1 Logo 2 I ENCONTRO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO ACRE (I Seminário de Desenvolvimento Territorial do Estado do.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Princípios Economia Solidária
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Metodologia de investigação
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA– FEBRACE
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
O PLANO DE MARKETING.
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Avaliação de Desempenho.
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Modelo de Planejamento Estratégico
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Políticas Municipais de Acessibilidade
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno.
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Qualidade e Controle de Qualidade
O conceito básico da Agenda 21
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Implementação de uma.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE CONVENÇÕES e SHOPPING DA UFVJM
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Consultoria Referência RH
<espaço para figura> Opcional.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Ma CAMILA ILÁRIO.
GESTÃO DE PROJETOS - 4 Escola de Engenharia de Lorena
Realizar Formação Continuada
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
<espaço para figura> Opcional.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
Avaliação e Especificação de Soluções
Thiago Augusto Maziero
Avaliação do Caráter das Praças de Umuarama – PR
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Sustentabilidade e Certificação Ambiental na Construção Civil:
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA II Simpósio Brasileiro sobre Governança e Desenvolvimento Sustentável Proposta de Índice de Potencial de Sustentabilidade Urbana: Estudo de Caso em Pedra Branca -SC Raíssa Martins Amadeo Mestranda, UEM, Brasil ra.amadeo@gmail.com Paulo Fernando Soares Professor Doutor, UEM, Brasil pfsoares@uem.br Igor José Botelho Valques Professor Doutor, UEM, Brasil. ijbvalques@gmail.com

SUMÁRIO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MÉTODO DE ANÁLISE RESULTADOS CONCLUSÃO

URBANISMO SEM PLANEJAMENTO Ocupações Irregulares INTRODUÇÃO URBANISMO SEM PLANEJAMENTO Congestionamentos Poluição hídrica Poluição do solo Poluição atmosférica Ocupações Irregulares

INTRODUÇÃO “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades” (NOSSO FUTURO COMUM, 1988, p. 46). Uma cidade sustentável visa promover a melhoria da qualidade de vida, incentivando a equidade social e cultura, resguardando os princípios da vida e biodiversidade por meio da minimização dos impactos ambientais, utilizando seus recursos de maneira eficaz, criando oportunidades econômicas e responsabilidades para todos (CIB, 2000).

OBJETIVOS Geral Específicos Propor um Índice capaz de mensurar a sustentabilidade urbana e, posteriormente, avaliar sua eficiência aplicando-o ao empreendimento Pedra Branca em Santa Catarina. Específicos Definir indicadores de sustentabilidade urbana Propor um Índice de mensuração da Sustentabilidade Urbana Aplicar o Índice proposto ao projeto do empreendimento Pedra Branca-SC Classificar a sustentabilidade urbana de Pedra Branca-SC

MÉTODO DE ANÁLISE Pesquisa Bibliográfica Formulação do Índice A pesquisa bibliográfica é desenvolvida por meio de materiais previamente elaborados (GIL, 1991). Formulação do Índice Determinação das dimensões da cidade e seus respectivos indicadores Estudo de caso Aplicação do índice por meio de entrevista com responsáveis pelo planejamento urbano de Pedra Branca.

Mobilidade e acessibilidade FORMULAÇÃO DO ÍNDICE Dimensões da cidade sustentável Os indicadores utilizados foram selecionados do Programa Cidades Sustentáveis Os indicadores do Programa foram chamados de Indicadores de Base. A partir deles, os autores formularam os indicadores síntese Ambiental Social Mobilidade e acessibilidade Econômica

FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

FORMULAÇÃO DO ÍNDICE

FORMULAÇÃO DO ÍNDICE O peso atribuído a cada indicador foi: 5 pontos quando presentes no projeto 3 pontos quando insuficientes 1 ponto quando ausentes Somou-se as notas das quatro dimensões e posteriormente realizou-se a classificação do planejamento urbano como descrito:

ESTUDO DE CASO Pedra Branca é um bairro pertencente ao município de Palhoça em Santa Catarina Seu planejamento foi elaborado nos moldes do Novo Urbanismo, com características urbanas sustentáveis. O bairro possui um total de 2300 lotes, em cerca de 250 hectares. O término da construção está previsto para o ano de 2020, e acredita-se que até lá o bairro possuirá 40.000 moradores, 30.000 empregos e 10.000 estudantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO A nota final do Índice de Sustentabilidade Proposto aplicado ao projeto do planejamento urbano do bairro cidade Pedra Branca foi de 92 pontos, classificando-o como potencialmente sustentável. O bom desempenho geral mostra que ações urbanísticas locais reduzidas a escala de bairro podem contribuir para a promoção de um cenário com cidades mais sustentáveis além de diminuir significativamente a pressão sobre o meio ambiente e aumentar a qualidade socioeconômica.

CONCLUSÃO A região apresenta características urbanas que promovem qualidade socioambiental, entretanto como o desenvolvimento sustentável não é um conceito estático, as ações urbanas devem acompanhar estas modificações, visando a melhoraria contínua do ambiente. Mensurar a sustentabilidade de uma região, e que ela deve ser um processo contínuo e realizado com frequência ao decorrer dos anos, para auxiliar em um maior controle nas tomadas de decisões pelos gestores municipais, tendo em vista a modificação do desenho urbano e o crescente processo de urbanização. A proposta de Índice desenvolvida nesta pesquisa, apesar da dificuldade na escolha de indicadores para sua formulação, se mostrou eficiente para avaliar a sustentabilidade de ambientes urbanos, apontando em quais dimensões são necessárias ações de melhorias. Outro ponto positivo do método proposto é a possibilidade de sua aplicação tanto em cidades quanto em escalas menores, como os bairros.