Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Responsabilidade Ética do Médico
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Jurisdição e Competência
Dos tribunais e juízes dos Estados
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Controle de Recursos Públicos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Garantias Fundamentais
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Manoel Carlos Neri da Silva
Saúde do Trabalhador no SUS
Justiça Pública e Poder Judiciário
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
LEIS SOBRE POLUIÇÃO SONORA E VISUAL
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Aprovação das Contas do Inmetro
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Órgãos soberania.
DESENVOLVENDO SEU FIT CAMP
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
SEMINÁRIO – SANEAMENTO BÁSICO Lei nº /07. GESTÃO ASSOCIADA E CONTROLE SOCIAL ANA PAULA MORAES SATCHEKI Assessora da Diretoria Executiva e.mail:
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
O Código Eleitoral e o TSE
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Marco Fridolin Sommer Santos Professor Adjunto da UFRGS
Cont. Câmara dos Deputados
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Estatuto da OAB Aula 14.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
HABEAS CORPUS Art
Lei 4680.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?

Prof. Márcio Tadashi Ishizaki 2º VICE-PRESIDENTE DO CREF4/SP CREF 001.739-G/SP PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º VICE-PRESIDENTE DO CREF4/SP

O que diz a lei a respeito do exercício profissional? Artigo 5º, Inciso XIII da Constituição Brasileira: “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer” Art. 1º O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. Art. 3º Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos,(...) todos nas áreas de atividades físicas e do desporto. Lei 9.696/1998 Art 205 do CP. Pag 302 Conselhos de Fiscalização Profissional – Doutrina e Jurisprudência Vladimir Passos de Freitas Ed. Revista dos Tribunais, 2001.

Regulamentação da profissão estabelece condições Não cumprimento ⇒ Infração penal Art. 47: Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício. Pena: prisão simples de 15 dias a 3 meses ou multa.” Lei das Contravenções Penais Art. 205 do Código Penal: “Exercer atividade, de que está impedido por decisão administrativa. Pena: detenção de 45 dias a 2 anos ou multa.” Código Penal Art 205 do CP. Pag 302 Conselhos de Fiscalização Profissional – Doutrina e Jurisprudência Vladimir Passos de Freitas Ed. Revista dos Tribunais, 2001.

“Tal como as outras liberdades, a de profissões sofre as restrições impostas pelo interesse público, que exige a prova de idoneidade e capacidade daqueles que a exercem. O Estado usa, assim, um verdadeiro Poder de Polícia, que poderia enquadrar dentro de um título geral de Polícia das Profissões.” Cavalcanti, 1958 A fiscalização deve ser embasada

Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado?

[...] é possível considerar o Estado como o conjunto de instituições permanentes - como órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente – que possibilitam a ação do governo; e Governo, como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período”. (Höfling, 2001) Resolução CONFEF 23/2000

Ações de Estado – ações definidas pela legislação, necessariamente cumpridas por órgãos e pessoas designadas para tal Ações de Governo – ações definidas por um programa de prioridades definidas pelo governo vigente, que embora sejam pautadas pela legislação, possuem certa flexibilidade no seu cumprimento Resolução CONFEF 23/2000

CONSELHOS PROFISSIONAIS DA COMPETÊNCIA DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS “ “As Ordens e Conselhos não se fizeram para defender a profissão, nem o profissional e nem o interesse das classes respectivas. A defesa da profissão, do profissional e do interesse da classe cabe por lei aos sindicatos e, quando apropriada nos estatutos, às associações de classe.” João Paulo de Faria Júnior, apud Freitas, 2001 A fiscalização deve ser embasada

CONSELHOS PROFISSIONAIS DA COMPETÊNCIA DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS “Compete aos Conselhos e Ordens defender a sociedade, pelo ordenamento da profissão, tendo, por função, o controle das atividades profissionais respectivas, zelando o privilégio e controlando a ética. Valorizando a profissão ao impedir que pessoas inabilitadas exercitem as atividades profissionais e, ainda, combatendo a falta ética profissional, atingem os Conselhos e Ordens o seu desideratum (...)” João Paulo de Faria Júnior, apud Freitas, 2001 A fiscalização deve ser embasada

“... os Conselhos de Fiscalização, investidos de poder de polícia, defendem os interesses públicos da sociedade e do cidadão usuário dos serviços profissionais.” Min. Relator Sydney Sanches, Supremo Tribunal Federal A fiscalização deve ser embasada

2. atos de consentimento - concessão de registro; “...o poder de polícia nos Conselhos Profissionais tem quatro implicações: 1. ordem de polícia - fixação de normas de desempenho da profissão, normas que fixem condutas éticas; 2. atos de consentimento - concessão de registro; 3. atividade de fiscalização; 4. aplicação de sanções.” Correia, 2007 A fiscalização deve ser embasada

A FISCALIZAÇÃO NO SISTEMA CONFEF/CREFs Estatuto do CONFEF (Res. CONFEF 206/2010) Art. 1º § 2º - Tem o Sistema CONFEF/CREFs poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares. Resolução CONFEF 23/2000

A FISCALIZAÇÃO NO SISTEMA CONFEF/CREFs Estatuto do CONFEF (Res. CONFEF 206/2010) Art. 6º - Os CREFs têm por finalidade ... I – exercer função normativa dentro de suas atribuições; II – defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos; VI – fiscalizar o exercício profissional em sua área de abrangência, ... X – promover o cumprimento dos deveres da categoria profissional de EF que nele estejam registrados; Resolução CONFEF 23/2000

Existe legislação desportiva concorrente?

Código Brasileiro de Justiça Desportiva Art. 284. Após o trânsito em julgado das decisões condenatórias, serão elas remetidas, quando for o caso, aos respectivos órgãos de fiscalização do exercício profissional, para as providências que entenderem necessárias. Código Brasileiro de Justiça Desportiva Resolução CONFEF 23/2000

OUTROS ÓRGÃOS DE CONTROLE RELACIONADOS Trabalhista: Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho, MP do Trabalho Consumo: Procon, MP de Defesa do Consumidor Saúde: Ministério da Saúde (ANVISA), Vigilância Sanitária Estadual, Municipal Educação: Ministério da Educação Resolução CONFEF 23/2000

BALIZADORES DA AÇÃO DA FISCALIZAÇÃO Exercício profissional e registro Código de Ética Resolução CONFEF 23/2000

A fiscalização é um “direito-dever” a ser exercido pelos CREFs. Cumpre exercê-lo com responsabilidade e zelo.