MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ged 32- Educação Híbrida na E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Ext. Capão bonito II PROGETEC: Cleber Sandri Educação Hibrida.
Advertisements

Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Educação Híbrida na Escola.
EAD PARA O ASSEIO E CONSERVAÇÃO: OUSADIA?
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
A IMPORTÂNCIA DA EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO O MOODLE - ESCOLA JOSÉ SERAFIM RIBEIRO Sobre estes modelos Modelo empregado na escola.
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Docência do Ensino Superior
A IMPORTÂNCIA DA EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EAD:
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Pressupõe... Papel do aluno e do professor Função social da escola Metodologia de ensino determina...
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Metodologia SENAI de Educação Profissional
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE UMA ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Andressa Rebouças Daiane Silva Larissa Lira Wilma Moraes
Transcrição da apresentação:

A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA - mfigueiredo@inca.gov.br TELMA DE ALMEIDA SOUZA - INCA - tsouza@inca.gov.br MÁRCIO DA SILVA CAMILO - INCA - marcio.camilo@inca.gov.br

19 8

OBJETIVO GERAL RECURSOS METODOLOGIA Desenvolver a capacidade docente para elaboração de material didático para cursos EAD Slides Vídeo Computadores Plataforma com ambiente criado para a oficina OBJETIVO GERAL RECURSOS METODOLOGIA Híbrido Expositiva/participativa Atividades em grupo e individuais (situação-problema)

Moore e Kearsley Fialho Lobato Além do material didático, a sala de aula virtual precisa ser organizada, clara e objetiva, indicando aos alunos os caminhos a serem trilhados para que os objetivos de uma determinada ação educacional sejam atingidos Uma das maiores dificuldades dos professores do ensino presencial, quando vão elaborar um material para EAD, é entender que não se está redigindo capítulos de livros ou artigos científicos. Nesse sentido, ela aponta a necessidade de desprender-se da linguagem rebuscada. O material didático precisa apresentar boa estrutura de forma a facilitar a compreensão do aluno. Para prender a atenção do aluno o material deve apresentar-se em formatos e mídias que atendam aos interesses e necessidades dos diferentes perfis de alunos. Fialho Lobato

Texto Atividades Imagem

Oficinas Capacitados Dez/2016 16 Fev/2017 12 Mar/2017 3 Abr/2017 6 Jul/2017 7 Ago/2017 8 TOTAL 55

96% ótima ou muito boa 100% ampliado sua compreensão sobre a produção do material para EAD o conteúdo abordado contribui para sua formação pontos positivos interatividade, a prática no ambiente virtual e a abordagem dinâmica e dialógica Sugeriram aumentar o tempo da capacitação e mais atividades na plataforma

uma produção mais rápida do material Expectativas uma produção mais rápida do material cronograma mais ágil profissionais mais motivados quebra de paradigmas

Educar é crescer. E crescer é viver Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. Anísio Teixeira MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA - mfigueiredo@inca.gov.br TELMA DE ALMEIDA SOUZA - INCA - tsouza@inca.gov.br MÁRCIO DA SILVA CAMILO - INCA - marcio.camilo@inca.gov.br