A Fenomenologia de Husserl

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Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

A Fenomenologia de Husserl

Edmundo Husserl (1859 – 1938)

“A meta ideal da Filosofia continua sendo puramente a concepção do mundo, que precisamente, em virtude de sua essência, não é ciência. A ciência não é nada mais do que um valor entre outros.”

A Fenomenologia A Fenomenologia é um MÉTODO e uma filosofia que surgiu com o alemão Edmund Husserl(1859-1938). Husserl entende por fenomenologia o processo pelo qual examina o fluxo da consciência, ao mesmo tempo em que é capaz de representar um objeto fora de si. Podemos compreender esse processo se examinarmos o conceito de fenomenologia como “aquilo que aparece”. Nesse sentido, a fenomenologia aborda os objetos do conhecimento como aparecem, como se apresentam à consciência.

A Fenomenologia A fenomenologia critica a filosofia tradicional por desenvolver uma metafísica vazia e abstrata, voltada para a explicação. Ao contrário, a fenomenologia tem o próprio ser humano como ponto de partida da reflexão. Ao buscar o que é dado na experiência, descreve “o que se passa” efetivamente do ponto de vista daquele que vive determinada situação concreta.

A intencionalidade O postulado básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade, que significa “dirigir-se para”, “visar a alguma coisa”. Toda consciência é intencional por tender a algo, por visar a algo fora de si. Contrariando o que afirmaram os racionalistas ( como Descartes), não há pura consciência, separada do mundo, porque toda consciência é consciência de alguma coisa. Contra os empiristas ( como Bacon, Locke, Hume) a fenomenologia afirma que não há objeto em si, já que o objeto é sempre para um sujeito que lhe dá significado.

As Ciências Humanas A fenomenologia visa à “humanização” da Ciência ( Ciências Humanas), a partir de uma nova relação entre sujeito e objeto, ser humano e mundo, considerados inseparáveis. Sob este aspecto, contrapõe-se também à filosofia positivista do século XIX, que se baseia na convicção de um conhecimento científico neutro e despojado de subjetividade.

O processo infindável do conhecer. Como a consciência é doadora de sentido, fonte de significado, o processo de conhecer nunca termina, antes é uma exploração exaustiva do mundo. Vale lembrar que a consciência do mundo não se reduz ao conhecimento intelectual, pois a consciência também é fonte de intencionalidades afetivas e práticas. O nosso olhar é o ato pelo qual temos a experiência vivida da realidade, percebendo, imaginando, julgando, amando, temendo, etc.

Axioma husserliano A história da fenomenologia é, tautologicamente falando, a história da Filosofia.