Teorias de Negócios Internacionais I Econômica e Comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp.
Afonso Fleury (org) Maria Tereza Leme Fleury (org) Grupo: Aline Ayumi Kawahira Amanda Turano Angelieri Carolina Iamamoto Santos João Lucas da Cruz Schoba.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Liderança nos Custos (Estratégias de Baixo Custo).
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Um novo tempo desponta... Os últimos anos têm trazido grandes desafios a todas as empresas, demandando atenção e esforços especiais para a capacitação.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
TRIBUTAÇÃO NO SÉCULO XXI- REFLEXÕES E DESAFIOS FERNANDO REZENDE
A Yes! Com mais de 40 anos de experiência, a missão da Yes! é despertar seus alunos para o universo cultural dos países de língua inglesa e espanhola,
Administração do composto de preço
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Estratégia de Rede de Suprimentos
Localiza: Uma plataforma sinérgica e integrada
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Teorias de Negócios Internacionais I Economica e Comportamental
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Gestão Estratégica de Custos
Prof. Roberto Fava Scare
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Estratégia Mercadológica
Administração Financeira Internacional
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Administração de Marketing
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
A Globalização dos Mercados e Competição
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
Estratégia em Corporações Multinacionais
O Processo de Internacionalização de Empresas
Fusões e Aquisições.
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Os Desafios do Marketing Global
Estratégia Internacional
Seminário “Desafios para a reindustrialização nacional”
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Teoria do Empreendedorismo Internacional
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Capítulo 4 Teorias de comércio e investimento internacional
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
COMÉRCIO EXTERIOR PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Marketing Internacional
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Análise de Demandas Regionais
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Transcrição da apresentação:

Teorias de Negócios Internacionais I Econômica e Comportamental

Questões que levam a essa aula Por que uma empresa se internacionaliza? Por que uma empresa atua com exportação, parceria ou multinacional? Quais os motivos para uma empresa se internacionalizar? Como uma empresa se internacionaliza?

Questões que levam a essa aula Por que uma empresa se internacionaliza? Como uma empresa se internacionaliza? Por que uma empresa atua com exportação, parceria ou multinacional? Quais os motivos para uma empresa se internacionalizar?

Teorias clássicas: teoria do ciclo de produto internacional Teoria do ciclo de produto internacional: Cada produto e suas respectivas tecnologias de manufatura passam por três etapas de evolução: introdução, crescimento e maturidade: pense em carros e TVs. Na etapa de introdução, o país que inventou o produto desfruta de um monopólio temporário, tanto na fabricação quanto na exportação. Conforme a produção se torna mais padronizada, outros países entrarão no mercado global. Quando o produto atinge a maturidade, o país original se tornará um importador do produto. Aplicabilidade para economia global comtemporânea: hoje, o ciclo desde a inovação até a maturidade é muito mais curto, tornando-se difícil para o país inovador manter sua liderança em um produto específico.

Questões que levam a essa aula Por que uma empresa se internacionaliza? Como uma empresa se internacionaliza? Por que uma empresa atua com exportação, parceria ou multinacional? Quais os motivos para uma empresa se internacionalizar?

Teoria da Escola de Uppsala I (Johanson and Valhne, 1977, 1990) Modelo Comportamental Baseado em três pressupostos A falta de conhecimento é o maior obstáculo na internacionalização O conhecimento adquirido através da experiência é considerado o mais importante na internacionalização A empresa se internacionaliza investindo os recursos de maneira gradual. Trata-se de um processo de aprendizagem. Prof. Felipe Borini

Teoria da Escola de Uppsala II As empresas tendem a se projetar primeiro nos mercados mais conhecidos, mais próximos geograficamente e culturalmente (proximidade na língua, nos níveis de educação, de mercado, instituições, desenvolvimento industrial) Empresas com maior experiência optam por formas de atuação que implicam em maior comprometimento de recursos e em assumir maiores riscos Prof. Felipe Borini

Estratégias de Internacionalização Risco Comprometimento Complexidade Gradualismo Exportação Licenciamento Franquias Alianças Multinacional

Questões que levam a essa aula Por que uma empresa se internacionaliza? Como uma empresa se internacionaliza? Por que uma empresa atua com exportação, parceria ou multinacional? Quais os motivos para uma empresa se internacionalizar?

Teoria do Custo de Transação Autor: Williamson (1971, 1975) A Empresa vira multinacional, pois o custo de fazer negócios com parceiros no exterior é proibitivo Ou o risco é muito grande Ex: Cambio Informações de mercado Tecnologia

Explanações baseadas no IDE: paradigma eclético de Dunning Paradigma OLI Três condições determinantes da internacionalização de uma empresa via IDE: Ownership - Vantagens específicas de propriedade – conhecimento, habilidades, capacidades, relacionamentos ou ativos físicos que formam a base da vantagem competitiva de uma empresa - tamanho da organização, experiência, mão-de- obra, capital, competência gerencial, capacidade de inovação, expertise em marketing. Location - Vantagens específicas de localização – vantagens associadas com o país no qual a multinacional recebe investimento, incluindo recursos naturais, mão de obra barata ou especializada e capital barato, tamanho do mercado. 3. Internalization - Vantagens de internalização – controle derivado da internacionalização da fabricação, distribuição ou outras atividades da cadeia de valor com base no exterior.

Questões que levam a essa aula Por que uma empresa se internacionaliza? Como uma empresa se internacionaliza? Por que uma empresa atua com exportação, parceria ou multinacional? Quais os motivos para uma empresa se internacionalizar?

Explanações baseadas no IDE: paradigma eclético de Dunning Resource Seeking: Consiste na exploração, a custos menores, de recursos naturais disponíveis em outros países; Market Seeking: Consiste na exploração de novos mercados; Efficiency Seeking: Consiste na minimização de custos a partir de economias de escala e racionalização da produção, além de outras vantagens advindas da localização; Strategic Asset Seeking: Consiste na busca de um conjunto estruturado de competências adquiridos através de canais de distribuição e ativos estratégicos voltados à inovação.

Distância Psicológica

Distância Psicológica O que é? “a distância entre o mercado doméstico e estrangeiro resultante da percepção e do entendimento da existência de diferenças culturais e negociais entre os mesmos” (Evans, Treagolg e Mavondo, 200b)

O que influencia na Distância Psíquica? Blocos Comerciais Experiência da empresa em mercados estrangeiros Experiência em Mercados Similares Ter comercializado com aquele país Planejamento Idade Nível de Instrução Idioma Vivência no exterior Experiência em negociações internacionais

Problema

A empresa Lamartine é uma franquia paulista de consultas médicas à preços populares. A empresa iniciou suas operações em 2013 no Brasil e, nos últimos anos, aproveitou a crise e cresceu. Sim, a crise forçou a várias famílias o abandono dos planos de saúde. O negócio da Lamartine vem preencher a carência para aqueles que não tem plano de saúde e não tem como esperar pelo serviço público. O sucesso da Lamartine impulsionou seu crescimento interno e externo. No plano interno, a Lamartine cresceu por meio do sistema de franchising para mais de 15 Estados. Em geral seus franqueados são médicos ou cooperativas de médicos. No plano internacional, a Lamartine iniciou seu movimento agora, no início de 2017. A empresa acaba de abrir uma filial própria em Angola. O país não tem esse tipo de serviço. É um mercado totalmente novo e desconhecido para seu dono e board diretor da Lamartine. Os desafio é grande, mas igualmente grande é a oportunidade. Analisando a situação acima e sabendo que a Lamartine já tomou e implementou essa decisão de internacionalização Com base na teoria comportamental, o que você recomendaria daqui em diante para a Lamartine em virtude do modo de entrada escolhido e do país escolhido? Com base na teoria econômica, qual(is) possível(is) motivação(ões) para a Lamartine ter escolhido Angola? Como, o paradigma OLI explica o movimento?