Caderno de Expectativas de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Portaria 1882/2013 Atividade complementar 03 Apresentação 03.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Nesta aula você conhecerá a origem da tutoria. Vamos iniciar?
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
Plano de Ensino Plano de aula
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Formação de professores de ciências no Brasil
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
1.
Plano de Trabalho Docente PTD
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
A melhor opção para o seu futuro.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Plano de Ensino Plano de aula
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
PPP - Projeto Político- Pedagógico - PPC - Proposta Pedagógica – Curricular - desenvolvendo as concepções -PTD - Plano de TrabalhoDocente.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

Caderno de Expectativas de Aprendizagem Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de Educação Básica.

de implementação das DCE PRINCÍPIO LEGAL: POR QUÊ? continuar o processo de implementação das DCE (Parecer CEE/CEB nº 130/10) referencial teórico curricular que fundamenta o documento. http://www.cee.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71). PRINCÍPIO LEGAL: direito à educação com qualidade e equidade. o que é essencial ao aluno saber ao final de cada série/ano do Ensino Fund. e ao final do Ens. Médio, dentro de cada conteúdo básico, definidos nas DCE

QUAIS OS OBJETIVOS das EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM? UNICIDADE é prerrogativa da mantenedora definir o básico esperado para todos os alunos, em todas as séries/anos. mais um subsídio ao trabalho docente, referencial para: Proposta Pedagógica Curricular - PPC - o Plano de Trabalho Docente- PTD planejamento das aulas acompanhamento do trabalho realizado pelo pedagogo.

NÃO tem a intenção de substituir – PPC – PTD Autonomia da escola em definir: o que ensinar? como ensinar? para quem ensinar? para que ensinar? planejar o será ensinado avaliar o processo de ensino-aprendizagem

Expectativas de Aprendizagem são: elementos balizadores temas/conteúdos a ser ensinados/aprendidos. indicadores de objetivos a serem atingidos coerentes com as DCE

COMO UTILIZAR AS EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM PELO PROFESSOR,COMO SUBSÍDIO NA ELABORAÇÃO DO SEU Planejamento (PPC –PTD) estão voltados para os conteúdos básicos Servem como mais um subsídio para o planejamento do professor, apontando o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico. Não é mais um elemento do PTD ou da PPC

EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM Critérios de Avaliação elaborados pelo professor, no seu PTD voltados para os conteúdos específicos eleitos p/ professor a partir dos conteúdos básicos previstos na PPC intencionalidade do ensino de determinado conteúdo expresso na justificativa, a qual, por sua vez, revela a concepção de educação. NÃO podem ser confundidos com Critérios de Avaliação

Vídeo - critérios

EDUCADORES “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey )