Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticas para o Saneamento

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Transcrição da apresentação:

Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticas para o Saneamento Agosto/2012

Sabesp 363 Diretoria Metropolitana 07 Unidades de Negócio 03 Superintendências Sabesp 38 municípios 30 Região Metropolitana de São Paulo 8 Região Bragantina . 363 municípios, Quase 70% da população urbana de São Paulo A idade média de 45,5 anos 21% é do sexo feminino Média 18 anos de empresa Atende população de 15,9 milhões de habitantes 6.827 empregados 18% Universitários e gerentes 66% Operacionais 16% Técnico-administrativos

Serviços de Captação, produção e abastecimento de água, TAC- Termo de Ajustamento de Conduta Constituição Federal 1988 Abertura para novos mercados Aquecimento Mercado Plano de Cargo e Salário Serviços de Captação, produção e abastecimento de água, Coleta, tratamento e destinação final dos esgoto 50,3 % Governo do Estado de SP 27% Ações Nova Yorque 22,7 Ações BOVESPA Até 2007 a rotatividade era de 5% atualmente chega até 10%

Planejamento Tático M - 2011 MACROAÇÃO M Desenvolver e implementar processo de identificação, retenção e disseminação do conhecimento. Descrição A partir da identificação das competências (CHA) críticas dos processos de negócio e de apoio, e do mapeamento dessas competências na Sabesp, estruturar processo de retenção e disseminação do conhecimento, de forma a garantir o compartilhamento das Práticas de forma estruturada na Diretoria com foco na melhoria continua e integração dos processos Objetivo Estratégico 2011 AC9 – Alinhar a gestão de RH e de prestadora de serviço ao desafio de tornar a empresa inovadora e competitiva Parte Interessada Acionista, Força de Trabalho, Cliente, Fornecedores, Comunidade, Sociedade COORDENADOR EQUIPE UNIDADE Assessora M: MARA Márcia MN Eliana MS Marcia Loureiro ML Cristiane MO Silvia MC Lúcia Ito M-CSC/ME Wilson MA Renata MT Maria Josefa MP Clóvis MM

IDENTIFICAR, RETER E DISSEMINAR Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticos para o Saneamento Questões para Levantamento de Expectativas (Entrevistas com os Superintendentes ) Qual a sua expectativa com esse trabalho? A macro ação foi desdobrada na UN? Há interesse em trabalhar em conjunto, âmbito M, abrindo mão de experiências individuais? Para você o que é Gestão do Conhecimento? Aplicado na Sabesp, o que pode ser Gestão do Conhecimento? Como esse programa / projeto deve ser na SABESP? Que praticas existentes estão ligadas a Gestão do Conhecimento? Com quais processos a Gestão do Conhecimento deve se relacionar? O que se espera da CR? O que se espera do Fórum M? (Diretor + Sups) O que você espera do grupo de projetos? Como identificar os processos e conhecimentos críticos? Como engajar as pessoas? FOCO: IDENTIFICAR, RETER E DISSEMINAR conhecimentos e habilidades críticos.

Identificar os Conhecimentos e Habilidades Críticos? Como Identificar os Conhecimentos e Habilidades Críticos? ENTRADAS SAÍDAS Informações e resultados Acionistas Serviços de distribuição de água e de coleta de esgotos Alta Administração Fornecedores Água potável produzida Distribuição de Água Coleta de Esgoto PROCESSOS PRINCIPAIS DO NEGÓCIO Municípios Operação dos serviços de saneamento Clientes Clientes e Mercado Comunidade e Sociedade INFLUÊNCIAS EXTERNAS Imprensa, ONGs, Legislação e Comunidades Conjuntura Econômica Governo Novas Tecnologias e Inovações Diretrizes para Setor / Legislação Atendimento ao cliente e execução de serviços Mercado Pesquisas de Imagem e Satisfação Planejamento Estratégico Políticas Internas Demandas Ambientais Demandas sociais Materiais Equipamentos e Serviços Demandas específicas Responsabilidade socioambiental Órgãos Reguladores Exigências Arsesp PROCESSOS DE APOIO AO NEGÓCIO Manutenção dos sistemas de água e esgoto CONCORRÊNCIA Poços Tubulares Profundos Fontes Alternativas Caminhões tanque Requisitos Legais e Socioambientais Fatores Sociais Tratamento de Esgoto Produção de Água Negócios, Serviços e Produtos Esgoto coletado e afastado Esgoto tratado e destinado aos corpos d´água Água Reúso, Subprodutos Lodo Água potável distribuída Suprimentos Recursos Humanos Tecnologia da Informação Financeiro Comunicação Empreendimentos Planejamento Empresarial Gestão de Recursos Hídricos Adução Agua Bruta Tratamento Disposição de Lodo Adução Água Tratada Reservação Monitoramento qualidade Operação Engenharia da Operação / Des Operacional Monitoramento da qualidade Interceptação Reuso de Água Disposição final Vendas/Marketing/SSA Atendimento Execução de serviços Gestão Ambiental Desenvolvimento Operacional Jurídico Conselhos de Administração e Fiscal Governança Corporativa Detalhamento dos processos de apoio Empresas de Saneamento

Metodologia Utilizada para Priorização - VRIO Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticos para o Saneamento Metodologia Utilizada para Priorização - VRIO V – Valor Gera valor para as partes interessadas? R – Raridade Pessoas que tem esse conhecimento e habilidade. I - Imitabilidade Difícil a imitação pelos concorrentes. O – Organização A empresa não possui organização suficiente para aproveitar a vantagem competitiva. Pontuação: 1 à 5 para cada item. Livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly

Metodologia para Mapear os Conhecimentos e Habilidades Críticos. Mapeamento dos Conhecimentos e Habilidade Críticas MEE 1/2 Processo: Execução de Obras Entrevistados: Frazão, Jairo Ito e Tomás Processo   Subprocesso Atividade Conhecimento Critico Habilidade crítica Metodologia VRIO Detentor (es): Nome, cargo e Unidade Como repassá-la? Público alvo receptor Quem deve ser? Requisitos básicos para o receptor Valor Raridade Imitabilidade Organização Resultado VRIO (multiplicar os 4 itens) Curso  Gera valor para Partes Interessadas? Pessoas que detém hab ou conhecimento Difícil imitação pelos concorrentes empresa não possui organização suficiente para aproveitar a vantagem competitiva Procedimento On the job 1-5 Outra prática

Metodologia para Mapear os Conhecimentos e Habilidades Críticos. Mapeamento dos Conhecimentos e Habilidade Críticas MEE 1/2 Processo: Execução de Obras Entrevistados: Frazão, Jairo Ito e Tomás

Resumo dos Resultados Dos 70 projetos elencados Mapeamento VRIO Projetos de Treinamento Unidade Conhecimentos Habilidades Presencial Serviço Outros MN,MS e MC 34 15 8 13 ML 115 21 5 MO 66 57 3 MA 26 92 9 MT 7 11 MM 12 ME 20 2 MP 35 32 1 Total 315 255 44 Homens horas Total 1.622 Dos 70 projetos elencados 9 foram priorizados para desenvolvimento em 2011 e compartilhamento e disseminação em 2012. ( 90 pessoas entrevistadas)

Como reter o conhecimento e habilidades críticos? Projetos de T&D Planos de Instrução Manual e/ou Apostilas Procedimentos. Treinamentos “on the job” Disponibilização no site de GC “Cardápio” Realização das Capacitações. Definição de metodologia padronizada na M. Revisão e Padronização

Mara Ramos Lucia K. Ito Marcia Aires Márcia Regina Barbosa Aires Gestor da Célula de Desenvolvimento mrbaires@sabesp.com.br Mara Ramos Lucia K. Ito Marcia Aires