ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Coordenação: Marcelo Correa
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Engenharia da Computação
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Metodologia SENAI de Educação Profissional
Apresentação da Disciplina Disciplina: Linguagens de Programação Prof. Antonio Oseas.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer Kellen Coelho dos Santos (A) Especialista em Formação de Tutores na Modalidade de Educação a Distância pela Faculdade Bagozzi (2017). Membro do Grupo de Pesquisa de Gestão em Inovação e Sustentabilidade da UNINTER (2017). Tutora/Professora do curso Engenharia de Produção - Uninter (2015). Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Positivo (2015). Possui formação no Curso Superior Sequencial em Química Ambiental Aplicada à Indústria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009).

Introdução As mudanças e transformações que os novos dispositivos midiáticos impõem à linguagem são hoje tema de debates e discussões sobre a prática docente, esta agora às voltas com a urgente necessidade de dominar novos suportes tecnológicos que possam ser aplicados ao ensino e aprendizagem (OLIVEIRA, 2012, p. 84).

Introdução Há impacto na inserção de uma interface interativa na disciplina de física mecânica, a partir de uma comparação de notas entre turmas do EaD? Este trabalho permitiu evidenciar se a utilização do laboratório virtual é ou não é uma variável que impacta na redução ou ascensão de notas. O objetivo do artigo foi mostrar se a utilização do laboratório virtual impactou no desempenho nas avaliações na disciplina básica de física mecânica.

Referencial teórico No ensino presencial, o professor avalia o conhecimento que o aluno adquiriu através de provas e atividades (sendo em grupo ou não). Já para o ensino a distância, o processo avaliativo é o mesmo, porém o que difere são as ferramentas utilizadas pelo docente (NEGRÃO e et al, 2012).

Referencial teórico Transformar o ensino em algo dinâmico e criativo são ações que podem ser alcançadas com o emprego de ferramentas tecnológicas, além disso a utilização destes recursos impacta positivamente no aprendizado do aluno. Logo, promover o êxito do educando no EaD envolve um corpo de colaboradores que transformam o conhecimento escrito, em aulas ou materiais ágeis e versáteis.

Metodologia A pesquisa pode ser classificada como exploratória, pois foi baseada em alinhar as convicções e intuições. O curso escolhido foi o de engenharia de produção e a disciplina de física geral, as turmas compreendem em turma A, período de 18/05/2015 a 29/06/2015 e turma B, período de 05/09/2016 a 17/10/2016, sabe-se que as duas turmas usaram o laboratório virtual.

Resultados e Discussões Há login e senha para utilização do laboratório virtual, esses são disponibilizados pela IES. As atividades estão num arquivo e são disponibilizadas pelo desenvolvedor do programa, deste modo, o professor responsável seleciona qual experimento é pertinente para o discente e distribui através de uma ferramenta especifica no AVA

Resultados e Discussões Para que o aluno tenha êxito na atividade, deve-se realizar todas as ações descritas no manual e em seguida deve-se anotar os valores obtidos no ensaio, pois é necessário responder as perguntas existentes nesse. Posteriormente, o discente elabora um relatório e posta a atividade no AVA.

Resultados e Discussões Configuração das provas

Resultados e Discussões Queda de 38,94% Aumento 33,08%

Resultados e Discussões Redução de 33,41%. Aumento de 19,92%

Considerações finais O intuito do estudo era de estratificar os dados de duas turmas de física mecânica, a fim de avaliar se existia algum um impacto na inserção de uma interface interativa na disciplina, a partir de uma comparação entre turmas do EaD. Desta forma, houve uma análise nas notas das provas objetivas e discursivas de duas turmas, A e B. Estas turmas eram de períodos diferentes e, consequentemente, situações diferentes.

Considerações finais Como a pesquisa tem caráter exploratório entende-se que o objetivo foi alcançando, já que a análise foi concluída. Para que possa compreender o porquê da diferença entre as notas é necessário avaliar outros aspectos e tornar a pesquisa explicativa.

Referências MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007. p. 37.   NEGRÃO, Keila Regina Mota; et al. Planejamento e avaliação em EaD: estudo de caso em um curso de graduação em administração. Revista do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias. Belém, vol. 14, n. 30, p. 89 – 107, dez., 2012. Disponível em: <http://revistas.unama.br/index.php/revistatracos/article/view/519/202>. Acesso em: 25/08/2017. OLIVEIRA, José Aparecido de. Desafios da Linguagem na Educação a Distância. Impulso, Piracicaba, vol. 22, n. 53, p. 83 - 91, jan/abr, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v22n53p83-91>. Acesso em: 28/06/2017.