Professora: Nádia Neves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Advertisements

Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
TRABALHO DE INGLÊS Informações e Dados Curiosos Sobre EUA ALUNOS: Henrique Rosa Nº 40 Wanderson Nº 36 Alessandra Moreira Nº 42 Ariovaldo Nº:44 Profª: Gesarela.
“O conhecimento de que o homem deve ser um templo para Deus, uma morada para a revelação de Sua glória, deve ser o mais alto incentivo ao cuidado e.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
Comidas Africanas. A cultura da África do Sul recebeu influências dos colonizadores, pois fazia parte da rota marítima que ligava o oriente e o ocidente.
Trabalho realizado por: Rita Guerra, nº2 Catarina Ascensão, nº5 Catarina Vieira, nº7 Daniel Sousa, nº9 Inês Mocetão, nº14 9ºC.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Profa. Dra. Letícia Caribé Batista Reis.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Diapositivos usados para explicação
PAT: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
Medidas individuais de bem-estar
Identidade cultural e alimentação
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
Carne bovina A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se
O QUE A GAROTADA COME.
Hipertensão Arterial Pulmonar
Bernoulli – Pluralidade Cultural
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Hábitos Alimentares da Austrália
Alimentação e Contexto Social: primeiras aproximações
Comunhão: Eu sou o pão vivo (CT 747)
A alimentação irregular e Obesidade no Brasil
Saber comer.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
E S T R U T U R A D O C A R D Á P I O UBM – Técnica Dietética e Culinária II Msc. Nutt. Jucimara Martins dos Santos.
Ciências Naturais – 9.o ano
Analise Swot Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
Caso Clínico – Pré-escolar
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
Ficha Técnica Produto: BRIOCHE. Com Gemas.
Ficha Técnica Produto: BOLO SABORES.
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
A IMPORTÂNCIA DA FRUTA Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno.
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
DEMANDA.
APRENDA MAIS ESTA !.
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
Ficha Técnica Produto: CAKE NEUTRO.
Alimentação humana Cap. 6.
Ficha Técnica Produto: CAKE CHOCOLATE.
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
Ficha Técnica Produto: CAKE CENOURA.
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
Alimentos Processados e Ultraprocessados. Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso.
NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.
A Alimentação.
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti.
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
Educação alimentar e nutricional para crianças maiores de 2 anos Professora Mestre Juliana Milani.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
Alimentação e Contexto Social: primeiras aproximações
Transcrição da apresentação:

Professora: Nádia Neves CULTURA E ALIMENTAÇÃO Professora: Nádia Neves

ALIMENTAÇÃO Alimentação = Essencial ao homem: - Existência humana; - Manutenção à vida (nutrientes necessários ao funcionamento do organismo).

Determinantes do consumo alimentar

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO Alimentação humana: Parece estar muito mais vinculada a fatores espirituais e exigências tradicionais do que às próprias necessidades fisiológicas. Cultura: Crenças, tabus, simbolismo alimentar, religião, entre outros fatores – influência diretamente a escolha dos nossos alimentos diários. (Preceitos religiosos e culturais = determinaram os costumes existentes nos dias de hoje).

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO Cultura = crenças, tabus, fatores religiosos Bíblia: Consumo por Adão da fruta proibida da árvore do Bem e do Mal Jesus: “Aquele que come da minha carne e bebe do meu sangue tem a vida eterna”, “Eu sou o pão da vida”

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO Israel: consumo de gafanhotos Egito: proibição do consumo de carne suína Roma: leite era oferecido nos sacrifícios fúnebres e nas oferendas aos deuses Budistas: não matam o peixe Hindus: não consomem carne bovina Africanos: rebanhos = riqueza, ostentação e; aves = oferendas aos deuses

Cultura alimentar

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos Ritmo agitado imposto pela sociedade deixa cada vez menos tempo livre para alimentação e lazer.

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Novas técnicas de conservação e preparo Alimentos congelados e pré-cozidos, drive-thru, fast-food e self-service traduzem a importação do novo estilo do padrão alimentar brasileiro.

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Vasto leque de itens alimentares Deslocamento das refeições de casa para estabelecimentos comerciais Oferta de preparações e utensílios transportáveis Oferta de produtos transnacionais Forte apelo midiático Individualização das práticas alimentares

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Dieta afluente Alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e açúcares simples, e diminuição no consumo de carboidratos complexos Preocupação de países desenvolvidos e subdesenvolvidos A ascensão econômica de um país se reflete no padrão de consumo alimentar e no perfil de morbi-mortalidade.

INFLUÊNCIAS ATUAIS Mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros: Redução no consumo do arroz, feijão e farinha de trigo; maior consumo de carnes em geral, ovos, laticínios e açúcar; Substituição da gordura animal por óleos vegetais, manteiga por margarina e; Aumento nos gastos com alimentos industrializados.

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Globalização da cultura alimentar Surgimento de padrão que pertence à cultura mundializada. Retradução dos pratos típicos. Valorização da imagem das redes de fast food. Crescimento dos restaurantes de comida típica. Pratos típicos são preparados em datas comemorativas e readaptados às condições atuais.

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Influências atuais Publicidade de produtos; Importação de outras culturas alimentares “a rapidez e a facilidade com que o brasileiro absorve itens das culturas americana e européia por serem considerados modos de vida “superiores” pelos que se julgam “inferiores” (Freire Costa).

INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA Tabus alimentares Tabu = alguma coisa que não pode ser definida; interdição, proibição categórica sem uma explicação causal. Que as pessoas evitam ingerir em função de razões religiosas, culturais ou de saúde. Tabus alimentares conhecidos???

Cultura alimentar brasileira O que se come? Como se come? Qual a técnica utilizada? Quando se come? Com quem comemos? COMENSALIDADE = comer juntos “o que se come, quando, com quem, por que, por quem” é determinado culturalmente.

PAPEL DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO Formação do gosto (preferências de sabores). Características sensoriais: olfato; paladar; Visual; textura.

E ENTÃO... O QUE FAZER DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO? QUAL O PAPEL DO FUTURO NUTRICIONISTA?