A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Metodologia do Ensino Superior
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Observatório de Ensino e Aprendizagem
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
OS RECURSOS DA GAMIFICAÇÃO EM CONTEÚDO DIGITAL MEDIADOS PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE SÁ FILHO, Paulo CORREA, Cristiane Gonçalves.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Roberson Feitoza Cardoso
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO REGIONAL SESI/SENAI DE GOIÁS Cleiton Abadia Duarte Roberson Cardoso Feitoza Núcleo Integrado de Educação a Distância SESI/SENAI Goiás

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Conforme Moran (2003) é considerada tecnologia na educação todos os meios, os apoios, as ferramentas utilizadas na aprendizagem dos alunos. A forma como se organizam os grupos, as salas de aula também.

SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR O sistema de gestão escolar é um dos fatores fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Todo o gerenciamento e ações estão presentes em suas funcionalidades além de armazenar todos registros de cada execução. Este recurso armazena também todas as informações pertinentes a cursos (oferta; conclusão), alunos (cadastro; turmas), professores (cadastro; turmas) e gestores (toda ferramenta) além de permitir uma vasta configuração independente nos meios de oferta e entrega do produto. . Uma boa ferramenta de gestão escolar deve apresentar como pontos principais: uma forma inteligente de captação de matrículas; o combate fiel a inadimplência; filtrar e minimizar os retrabalhos; organizar o processo financeiro e manter o foco na satisfação dos alunos

A Visão dos Processos Integrados entre o Sistema de Gestão Escolar, Ambiente Virtual de Aprendizagem e os Portais Educacionais

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ARBEX, D. F.; BITTENCOURT, D. F. DE. Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na UNISUL Virtual. Associação Brasileira de Educação a Distância, p. 1–7, 2007.   DOTTA, S. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, p. 610–619, 2011. FARIAS, S. C. Os Benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Educação a Distância (EaD). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RDBCI, p. 15–29, 2013. LUCK, H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Editora Positivo. ISBN - 978-85-385-0027-8. Curitiba: [s.n.], 2009. MARTINS, D. DE O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Como Ferramentas de Apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Revista Brasileira de Aprendizem Aberta e a Distância, v. 15, 2016. MORAN, J. Gestão Inovadora da Escola com Tecnologias. Texto publicado em VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003. Páginas 151-164., p. 151–164, 2003. OLIVEIRA, D. T. DE; CORTIMIGLIA, M. N.; LONGHI, M. T. Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior Presencial : O Processo de Adoção da Tecnologia na Perspectiva do Docente. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, p. 153–176, 2015. RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. DE A.; MENDONÇA, A. F. DE. A Importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Busca de Novos Domínios da Ead. 13o Cied., p. 10, 2007. SANTOS, M. DAS G. F. DOS; MANTILLA, S. P. S. Fluência Tecnológica na Visão dos Tutores e seus Desafios. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, 2016. SILVA, F. R. DA; CAMPOS, V. C. O Ensino a Distância ao Longo das Gerações. Dez – Jul /PP. 127 – 135, 2016, p. 127–135, 2016. VIEIRA, R. S. O Papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Percepção do Professor/Tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 65–70, 2011.