Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Projeto de Extensão Unisul
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Graduação em Enfermagem - EAD
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Metodologia do Ensino Superior
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Design Instrucional para Disciplina de
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Conhecimento além das fronteiras do ambiente virtual de aprendizagem: estimulando a busca e compartilhamento de conhecimento a partir de redes sociais.
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PROJETO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD:
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
Metodologia SENAI de Educação Profissional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
INTERNALIZAÇÃO E TREINAMENTO CONTÍNUO DE TUTORES A DISTÂNCIA:
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
Transcrição da apresentação:

Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa Alves Fernando Ciriaco Karen Hiramatsu Manganotti Lissandro de Sousa Falkowiski Renata Karoline Fernandes

Índice de retenção do conhecimento Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser Índice de retenção do conhecimento Foco das atividades 5% 10% 20% 30% 50% 75% 85% Assistir uma palestra Leitura Recursos Audiovisuais Demonstração / Uso imediato Discussões em grupo Praticando o conhecimento Ensinando aos outros

Processo de Ensino e Aprendizagem Interação Aluno x Docente x Tutor POLO ALUNOS Conteúdo Docente Processo de Ensino e Aprendizagem Sala de Aula Invertida Tutor Auto Estudo Gestão do Tempo Produção Específica Blended Learning

Desenvolvimento de Competências Metodologia da Sala de Aula Invertida AULA MODELO EaD Unopar Aluno acessa novos conteúdos e conceitos teóricos antes da aula, via AVA Pré Aula Livro e Webaula Avaliação Diagnóstica e Fórum Aula Mediada Teleaula ao vivo Situações Problemas Aula Atividade Pós Aula Atividades de Aprendizagem Preparação para próximo conteúdo Desenvolvimento de Competências

Metodologia da Sala de Aula Invertida

Principais Resultados Melhora na percepção de qualidade acadêmica por parte dos alunos. 2015 – 88% 2017 – 91% Maior engajamento do aluno nas atividades planejadas para as disciplinas Blended Learning como fator fundamental para a implementação da Sala de Aula Invertida Participação efetiva de todos os atores do processo para logro da aplicabilidade da metodologia

Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Obrigado! thiago.bazoli@kroton.com.br Gerente Acadêmico EaD Kroton