Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa Alves Fernando Ciriaco Karen Hiramatsu Manganotti Lissandro de Sousa Falkowiski Renata Karoline Fernandes
Índice de retenção do conhecimento Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser Índice de retenção do conhecimento Foco das atividades 5% 10% 20% 30% 50% 75% 85% Assistir uma palestra Leitura Recursos Audiovisuais Demonstração / Uso imediato Discussões em grupo Praticando o conhecimento Ensinando aos outros
Processo de Ensino e Aprendizagem Interação Aluno x Docente x Tutor POLO ALUNOS Conteúdo Docente Processo de Ensino e Aprendizagem Sala de Aula Invertida Tutor Auto Estudo Gestão do Tempo Produção Específica Blended Learning
Desenvolvimento de Competências Metodologia da Sala de Aula Invertida AULA MODELO EaD Unopar Aluno acessa novos conteúdos e conceitos teóricos antes da aula, via AVA Pré Aula Livro e Webaula Avaliação Diagnóstica e Fórum Aula Mediada Teleaula ao vivo Situações Problemas Aula Atividade Pós Aula Atividades de Aprendizagem Preparação para próximo conteúdo Desenvolvimento de Competências
Metodologia da Sala de Aula Invertida
Principais Resultados Melhora na percepção de qualidade acadêmica por parte dos alunos. 2015 – 88% 2017 – 91% Maior engajamento do aluno nas atividades planejadas para as disciplinas Blended Learning como fator fundamental para a implementação da Sala de Aula Invertida Participação efetiva de todos os atores do processo para logro da aplicabilidade da metodologia
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Obrigado! thiago.bazoli@kroton.com.br Gerente Acadêmico EaD Kroton