Século XIX
Século XIX Contexto: Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel Críticas ao racionalismo exacerbado do iluminismo Ex: Romantismo; Schopenhauer
Século XIX Teorias: Evolucionismo (Darwin) – foco no processo, as espécies estão em transformação – mudança de paradigma, razão é ferramenta de adaptação Psicanálise (Freud) – existe o subconsciente, que molda o ser humano, razão é menos importante – não dá para separá-la dos sentimentos Ataques à centralidade e à noção de essência imutável do ser humano
Século XIX Correntes: Romantismo Idealismo – expande o pensamento de Kant (percebemos a ideia, não a coisa em si) – mundo existe enquanto representação de um sujeito Marxismo – influenciado por Hegel, mas com foco materialista Positivismo Utilitarismo e pragmatismo – relativizam certo e errado, o 1º na ética e o 2º no conhecimento – a verdade depende da utilidade, o certo e o errado dependem das consequências
Georg W. F. Hegel Perspectiva histórica História como desenvolvimento da razão (ou espírito “geist”) História com sentido
Georg W. F. Hegel Razão como algo que se desenvolve em processo (e não como estrutura dada e permanente) Consciência individual só é possibilitada pelo reconhecimento do outro e nas relações com a natureza. Na história é possível apontar diferentes estágios no desenvolvimento dessas relações e da consciência. Ex: Dialética do senhor e do escravo
Georg W. F. Hegel Movimento dialético Tese / Antítese / síntese (sucessivamente)
Georg W. F. Hegel Momentos do espírito: Graus do espírito subjetivo Indivíduo, sociedade, Deus Graus do espírito subjetivo Consciência, autoconsciência, Razão Graus do espírito objetivo (concretizações sociais): Direito, moralidade, eticidade Estado: Desenvolvimento mais completo (racional)
Georg W. F. Hegel Ex: . Do “cada um por si” até a noção de igualdade e fraternidade . Das determinações hierárquicas que não reconhecem os direitos dos subordinados, dos sistemas escravocratas, das moralidades restritas a cada comunidade até os direitos universais . Das famílias, passando pelas tribos, Pólis, impérios, feudos até os Estados Nacionais . Da compreensão dos primeiros seres humanos até a nossa. Analogia com o crescimento de cada indivíduo, e comparação com outras espécies
Georg W. F. Hegel A história culminaria no desenvolvimento da consciência do espírito absoluto, que seria justamente a obra de Hegel. A sua obra seria a revelação consciente de todo esse processo, com a autocompreensão do espírito absoluto. Sendo assim, seria o fim da história
Século XIX Tem a ver com: Futuro, desenvolvimento técnico, otimismo e pessimismo Romantismo: razão x sentimentos; crítica ao tecnicismo Movimento dialético em diversas situações Questão do reconhecimento do outro (ex: minorias, questão racial e de classes) Razão como processo (Hegel e Freud) – maioridade penal, educação
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