Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
Advertisements

Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
1 – Matrizes: Operações e Propriedades
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
Aula 4: Matrizes e Operações Matriciais
Matrizes DEFINIÇÃO K corpo p,q números naturais
Matemática para Economia III
Aula 9: Determinantes (continuação)
MATRIZES.
Matrizes 2009 Colégio Integrado Jaó. Prof. Paulo..
Matemática para Economia III
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Geometria analítica e álgebra linear
Campus de Caraguatatuba
©Prof. Lineu MialaretAula 4 - 1/27Matemática Discreta I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
Colégio CEEB Nova Friburgo, 29 de Agosto de 2014.
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
MATEMÁTICA MATRIZES - 3º ANO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas. Prof. Tutor Fernando Senna.
Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima Definição: Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada.
Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima.
Álgebra Linear Espaço Vetorial
MATRIZES Escola Ernesto Solon Borges Professor regente: Sergio Professor: Ronan Ivo de souza Aluno:Everlin e Marcilene.
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
MATRIZ É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
ÁLGEBRA MATRICIAL.
Sinais e Sistemas Aula 1 - Revisão
Espaços Vetoriais 1) Existe uma adição com as seguintes propriedades:
Determinantes.
Geometria Analítica e Álgebra Linear
pROFEssor: jean vilela
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 1 – Introdução ao Programa de
Sistemas de Controle III N8SC3
Matemática Básica Polinômios.
Aula 02: Álgebra e Aritmética
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Transformações Lineares no Plano
Noção de números inteiros
ALGEBRA LINEAR Ademilson Teixeira
Exercícios Crie um algoritmo que leia uma matriz 5x5. Em seguida, conte quantos números pares existem na matriz. Crie um algoritmo que leia uma matriz.
EQUAÇÕES.
Expressões algébricas
Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou.
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Representação da Informação
Consideremos o sistema
CMC INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE SISTEMAS DE CONTROLE
O que você deve saber sobre
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
O que você deve saber sobre
Professor João Saturnino
Teorema de Laplace e Propriedades dos Determinantes
Turma E1 – Profa. Ana Maria Luz F. do Amaral
Álgebra Linear Determinante e Matriz Inversa
Matriz Matriz é uma tabela de elementos dispostos segundo linhas e colunas. Exemplo:
Matrizes. Definição e Notação Sejam m e n números naturais não nulos. Representamos as matrizes com letras maiúsculas do nosso alfabeto colocando seus.
Matrizes Adauto Araújo Isabella Tenório.
MATRIZES.
Matrizes Produto de Matrizes
+ = Operações com Matrizes ADIÇÃO
Consideremos o sistema
Prof. Elisson de Andrade
Álgebra Linear Sistemas de Equações Lineares
Determinantes e Sistemas Lineares
DEFINIÇÃO, ÁREA E OS TIPOS DE TRIÂNGULOS Triângulos.
Prof. Paulo Salgado Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
MATEMÁTICA.
Álgebra Linear Matrizes
Transcrição da apresentação:

Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais GAN 00140 Álg. Linear 2018.1 Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais

Matrizes Definição 1 (Matriz): Chamamos de Matriz a todo conjunto de “valores”, dispostos em linhas e colunas. Representamos matrizes com letras maiúsculas do nosso alfabeto. Dada uma matriz A denotaremos cada elemento da matriz A por aij onde i é o número da linha e j é o número da coluna desse elemento.

Exemplo: uma matriz genérica 3x2 teria a forma: Matrizes-linha e matrizes-coluna (vetores linha e coluna) são de importância especial e é prática comum denotá-los por letras minúsculas em negrito em vez de letras maiúsculas. Assim um vetor linha 1xn arbitrário a e um vetor coluna mx1 arbitrário b podem ser escritos como

Tipos de Matrizes Matriz Quadrada: é matriz cujo número de linhas é igual ao de colunas. Matriz Transposta: é a matriz obtida trocando-se a linha pela coluna e vice-versa da matriz original.

Matriz Identidade: é a matriz quadrada cujos elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os demais elementos iguais a zero. diagonal principal Matriz Nula: Chama-se matriz nula a matriz na qual todos os seus elementos são iguais a zero.

Matriz Triangular: é matriz cujos elementos localizados acima ou abaixo da diagonal principal são iguais a zero. Se os zeros estão acima da diagonal a matriz é triangular inferior, se estão abaixo da diagonal a matriz é triangular superior Triangular inferior Matriz Diagonal: é a matriz cujos elementos localizados acima e abaixo da diagonal principal são iguais a zero.

Matriz Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são iguais. Matriz Anti-Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são simétricos com o sinal trocado.

Traço de uma matriz Se A é uma matriz quadrada então o traço de A, denotado por tr(A), é definido pela soma das entradas na diagonal principal de A. O traço de A não é definido se A não é uma matriz quadrada. Exemplo:

Operações sobre matrizes Igualdade de matrizes: Dadas duas matrizes A e B do mesmo tamanho (ou seja, de mesma ordem), dizemos que A = B se somente se os seus elementos são respectivamente iguais. Simbolicamente, sendo A e B matrizes mx n, temos: A = B <=> aij=bij

Operações sobre matrizes Adição e Subtração: Para adicionarmos ou subtrairmos duas matrizes A e B basta que elas sejam de mesma ordem. Isto é, elas devem ter o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas. Define-se a adição A + B = C como sendo formada pelos elementos cij= aij + bij Define-se a subtração A - B = C como sendo formada pelos elementos cij= aij - bij Exemplo:

Operações sobre matrizes Multiplicação de matrizes:Dada duas matrizes A (m x n) e B (n x p), chama-se produto da matriz A pela matriz B que se indica C = A . B a matriz m x p definida por Observações: O produto de duas matrizes existe se e somente se o número de colunas da matriz A for igual ao número de linhas da matriz B. Se as matrizes A e B são m x n e n x p respectivamente, então o produto C = A . B existe e é uma matriz m x p, Cij=ai1.b1j + ai2.b2j + ai3.b3j + ... + ain.bnj

Operações sobre matrizes Exemplo (Multiplicação):

Propriedades (Soma de Matrizes) aqui M representa a matriz nula (0) e A’=(-A)

Propriedades (Produto de uma Matriz por um escalar) Acima a e b são escalares (o produto de uma matriz A por um escalar b é a matriz bA obtida pela multiplicação de cada entrada da matriz A por b).

Propriedades (Produto de Matizes) Em geral A.B≠B.A. Acima I é matriz identidade de mesma ordem de A

Propriedades (Matriz Transposta)

Matrizes em blocos (particionadas) Uma matriz pode ser subdividida em blocos ou particionada em matrizes menores inserindo cortes horizontais e verticais entre linhas e colunas. Por exemplo, as seguintes são três partições possíveis de uma matriz 3X4 arbitrária.

Multiplicação matricial por colunas e linhas A partição de matrizes em blocos tem muitas utilidades, uma das quais sendo encontrar uma linha ou coluna específica de um produto matricial A.B sem calcular todo o produto. Exemplo: Sejam j-ésimo vetor coluna de A.B=A.[j-ésimo vetor coluna de B] i-ésimo vetor linha de A.B=[i-ésimo vetor linha de A].B

Multiplicação matricial por colunas e linhas O segundo vetor coluna de A.B pode ser obtido calculando Segunda coluna de A.B Segunda coluna de B

Produtos matriciais como combinações lineares Sejam Dizemos que o produto Ax de uma matriz A por um vetor coluna x é uma combinação linear dos vetores colunas de A com coeficientes provenientes do vetor x

Forma matricial de um sistema linear Considere o sistema linear com m equações e n incógnitas: Podemos substituir m equações deste sistema por uma única equação matricial:

Forma matricial de um sistema linear A matriz mx1 à esquerda desta equação pode ser escrita como um produto: Denotando estas matrizes por A, x e b, respectivamente, o sistema original de m equações e n incógnitas foi substituído pela única equação matricial: Matriz de coeficientes Matriz-coluna de incógnitas Matriz-coluna de constantes Ax = b