RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Painel de gestão estratégica SAPIENS: Informações em tempo real para a tomada de decisões gerenciais Adjuntoria de Gestão Estratégica.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Audiência Pública LDO 2011 Zenildo Pacheco Sampaio Prefeito Municipal.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
PROCESSO DE MONITORAMEN TO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Obrigações e prazos.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Constituição Federal de 1988 art. 14, incisos I, II e III; art. 27, parágrafo 4º; art. 29 incisos XII e XIII plebiscitos referendos projetos de lei de.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
CTI de gestão da qualidade das informações
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Situação da alimentação/apreciação do Relatório de Gestão anos 2011–2015, Plano e Programação Anual de Saúde Brasília/DF, abril de 2016.
Juan Carlos Esquivel Guerra
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
ORIENTAÇÕES PARA TRANSIÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL DA SAÚDE 2016
Elaboração de Projetos
IMPACTO DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRACÃO DA ATENÇÃO EM REDES DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA AMÉRICA LATINA BRASIL Avanços do Projeto Santiago - Chile, 24 de março.
Núcleo de Saúde Coletiva
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Sistema Único de Saúde SUS
Plenária SUS: Avanços e Desafios
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Instrumentos de Planejamento do SUS
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
Planejamento Urbano e Plano Diretor
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS
“Estratégias de Controle Interno e Gestão”
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Realizar Formação Continuada
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
A Gestão Estratégica do SUS à luz do Decreto 7.508/11
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Contratualização de hospitais de ensino e filantrópicos no Brasil
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
Trabalho de Conclusão de Curso
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
A Importância do Planejamento e Programação Físico Financeiro da Secretaria de Saúde de Santo Estevão Bahia – Instrumentos Marcia Almeida Nogueira e Orlandina.
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
DIGISUS GESTOR: Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

Guararema é um município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, com uma população de 28.664 habitantes, distribuída em 270,816 Km². Limita-se com os municípios de Biritiba-Mirim, Jacareí, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel, e tem como principais rodovias de acesso a Rod. Presidente Dutra (BR-116), Rod. Ayrton Senna (SP-070) e Est. Velha SP-RJ (SP-66).

O que é o Relatório Anual de Gestão? O RAG é o instrumento de elaboração anual, que permite ao Gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde. O mesmo deve ser enviado ao respectivo Conselho de Saúde e apreciado até o dia 30 de março do ano seguinte ao da execução financeira, cabendo ao Conselho emitir parecer conclusivo.

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento da saúde, formulado a partir de necessidades de saúde da população, que define as iniciativas e compromissos para cada esfera de gestão do SUS, para um período de quatro anos. Ele é a base para execução, acompanhamento e avaliação do Sistema de Saúde, ao contemplar todas as áreas da atenção à saúde, com vistas a garantir a integralidade da atenção à saúde. No processo de discussão e de elaboração do Plano de Saúde deve ser assegurada a participação popular, para possibilitar a transparência e a visibilidade.

PRÉ-CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO O Relatório deve conter: I - As diretrizes, objetivos e indicadores do Plano de Saúde; II - As metas da PAS previstas e executadas; III - A análise da execução orçamentária; IV - As recomendações necessárias, incluindo eventuais redirecionamentos do Plano de Saúde; V - Os entes que assinarem o COAP deverão inserir seção especifica relativa aos compromissos assumidos no contrato. Atualmente, o RAG é enviado por meio do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão – SARGSUS. http://aplicacao.saude.gov.br/sargsus

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Identificação do Município Demografia e dados de morbi-mortalidade Rede Física de Saúde Pública e Privada Prestadora de Serviços ao SUS Profissionais SUS Programação Anual de Saúde Demonstrativo Indicadores Financeiros Demonstrativo da utilização dos recursos Demonstrativo orçamentário Auditoria Análise e Considerações Gerais Apreciação do Relatório de Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Identificação do município

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Demografia e dados de morbi-mortalidade

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Profissionais SUS

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Programação Anual de Saúde

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Programação Anual de Saúde

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Demonstrativo Orçamentário

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Auditoria

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Apreciação

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO O RAG deve estimular a integração das ações dos diversos setores das secretarias de saúde, quando a sua elaboração, integração das informações existentes em bases de dados distintas, da indução do processo de articulação dos instrumentos de planejamento, qualificando a tomada de decisão. Outro aspecto a ser destacado diz respeito ao apoio à participação e ao controle social e subsídio ao trabalho, interno e externo, de controle e auditoria.

Maria Fumaça Mirante do Gerbásio Pau D’Alho