Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XV - Valença Bahia. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica III. Orientadora: Andréa Lago. Valença-BA, Abril de 2010.
LUZENTES Adjanira Santos Áira Nascimento Gizele Vilela Maiane Oliveira Sílvia Lopes Sinara Oliveira
Por Alda Judith Alves-Mazzotti IMPACTO DA PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES Por Alda Judith Alves-Mazzotti
INEP
PROBLEMAS RELACIONADOS ÀS PESQUISAS Pobreza teórico-metodológica na abordagem dos temas de pesquisa, com um grande número de estudos puramente descritivos e/ou “exploratórios”; Pulverização e irrelevância dos temas escolhidos; Adoção acrítica de modismos na seleção de quadros teórico-metodológicos; Preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados; Divulgação restrita dos resultados e pouco imapcto sobre as pesquisas.
AERA (American Educational Research Association)
PROBLEMAS RELACIONADOS AO SISTEMA ESCOLAR A pesquisa educacional não é suficientemente persuasiva; A pesquisa não é relevante para a prática; O acesso aos resultados das pesquisas não tem sido facilitado aos professores; O próprio sistema educacional é resistente à mudança, ou, ao contrário, mostra-se muito instável.
ALGUMAS REFLEXÕES FINAIS
“Confesso que não venho, até aqui, falar-vos sobre o problema da educação sem certo constrangimento: quem percorrer a legislação do País a respeito do tema, tudo aí encontrará. Sobre assunto algum se falou tanto no Brasil e, em nenhum outro, tão pouco se realizou. Não há, assim, como fugir à impressão penosa de nos estarmos a repetir. Há cem anos os educadores se repetem entre nós. Esvaem-se em palavras, esvaímo-nos em palavras e nada fazemos. Atacou-nos, por isso mesmo, um estranho pudor pela palavra. Estamos possuídos de um desespero mudo pela ação”. (Anísio Teixeira)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ALVES-MAZZOTTI, A.J. e GEWANDSZNAJDER, F. Impacto da Pesquisa Educacional Sobre as Práticas Escolares. In.: ZAGO, N., CARVALHO, M.P. de e VILELA, R. A T. (Orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A.