EXPERIÊNCIA JURÍDICA E OS SUJEITOS DE DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
__________________________ Revisão Teoria Geral do Direito
Advertisements

Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo
Direito Tributário I Obrigação Tributária.
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Elementos constitutivos e pressupostos de validade dos contratos
OBRIGAÇÃO WB. É a relação jurídica, de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica,
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO
SF P Fatos Norma Jurídica Fato Jurídico Estrutura da Norma Jurídica
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
DIREITO CIVIL I AULA 05 DATA: TEMA:
Relação jurídica.
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
Elementos da relação jurídica
30/03/2017.
30/03/2017.
Prof. Andrei Brettas Grunwald
Nulidades processuais
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
PROF. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
VALIDADE DA NORMA VALIDADE FORMAL: TEM RELAÇAO COM O INGRESSO DA NORMA NO ORDENAMENTO JURIDICO, OU SEJA, UMA NORMA SERA VALIDA QUANDO NAO CONTRADISSER.
07/04/2017.
DIREITO EMPRESARIAL II
DIREITO CIVIL I.
Contrato.
PROFESSORA KARINE DAMIAN
INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
EFEITOS DOS CONTRATOS.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Princípios da autonomia
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Negócios Jurídicos.
Negócio Jurídico Professor Milton Corrêa Filho
Noções Jurídicas de Contratos
PROAB DIREITO CIVIL – AULA 02 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 2 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS.
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
Relação Jurídica É o vínculo entre pessoas, por força do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada – Sujeito ativo – aquele que exige – Sujeito.
Sejam Bem-vindos!.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
DIREITO CIVIL – Parte Geral
Unidade 12 Da Confusão e da Remissão
Direito Administrativo I
Responsabilidade Civil
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Direito Civil Parte geral
Prof. José Ricardo Haddad
Teoria Geral do Direito Civil São Lourenço do Oeste, novembro de 2013.
Teoria Geral do Direito Civil
FATO ATO NEGÓCIO JURÍDICO. fatos jurídicos, são, os acontecimentos a que o direito atribui consequências jurídicas, aptos a criar, modificar, transmitir.
Vícios dos Negócios Jurídicos
TRIBUTO e suas espécies
Profa. Silvia Bertani.
VÍCIOS DO CONTRATO Na realização de algum tipo de contrato, pode ocorrer algum tipo de defeito, que pode anular o contrato: São os chamados vícios do contrato,
FONTES DO DIREITO E NORMA JURÍDICA
FATOS E ATOS JURÍDICOS.
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei. Deveres e obrigações O Direito subjetivo  deveres de terceiros O Obrigações: deveres de natureza patrimonial.
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA E OBRIGAÇÃO IN SOLIDUM
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA JURÍDICA E OS SUJEITOS DE DIREITO Profa. Msc. Luanna Tomaz

DOS FATOS E ATOS JURÍDICOS

Fato e fato jurídico O Direito se origina do fato, não é fato. Fato Jurídico:Todo acontecimento, natural ou humano e suscetível de produzir efeitos jurídicos. No fato jurídico há um evento ao qual as normas jurídicas já atribuíram determinadas conseqüências, configurando-o e tipificando-o, estando inserido em uma estrutura normativa. O fato está no início e no fim do processo normativo, como fato-tipo, previsto na regra, e como fato concreto, no momento de sua aplicação, mediando previsão e conseqüência. O fato dá origem ao fato jurídico, pode pôr termo a ele,ou modificá-los.

Ato e fato Os fatos Jurídicos constituem gênero que inclui eventos puramente naturais (fatos jurídicos em sentido restrito), e atos humanos de que derivam efeitos jurídicos, quais sejam, atos jurídicos e atos ilícitos. Ato jurídico strictu sensu Art. 185 e 186 do CC. Ato ilícito.

Defeitos dos atos jurídicos: -Erro. Art. 138 -Erro de Fato. Subdivide-se em erro essencial e erro acidental, dependendo do vício no consentimento. Art. 139, CC -Erro de direito e Ignorância da Lei. -Dolo. Art. 145 -Coação. Art 151 -Estado de necessidade. Art. 156 -Lesão. Art. 157 -Fraude contra credores. Art. 158 -Simulação: art. 167 OBS: INVALIDADE DO ATO: Ato nulo, anulável e inexistente(166 e 171)

Negócio Jurídico O negócio jurídico é todo ato decorrente de uma vontade auto regulada, onde uma ou mais pessoas se obrigam a efetuar determinada prestação jurídica colimando a consecução de determinado objetivo. São previamente instituídos pelas normas de direito, porém, os meios para a realização destes efeitos estão sujeitos à livre negociação. Classificação: -Negócios receptícios e não receptícios:   -Negócios “inter vivos” e “mortis causa” -Negócios onerosos e gratuitos -Negócios solenes e não solenes

Estrutura dos Negócios Jurídicos Consentimento Capacidade das partes. Liceidade do objeto Idoneidade do objeto Forma Elementos Acidentais Ou Modalidades Condição: Termo: é todo evento futuro e certo ao qual ficam subordinados os efeitos decorrentes do negócio jurídico. Aliás, a diferença básica entre termo e condição é justamente a certeza do acontecimento futuro que, no caso do termo, deve existir necessariamente.

Sujeitos de Direito Sujeitos de direito são todos os centros subjetivos de direito ou dever, ou seja, tudo aquilo que o direito reputa apto a ser titular de direito ou devedor de prestação. Sujeito de direito personalizado e despersonalizado Pessoa física e pessoa jurídica :A pessoa física ou natural (artigo 2.o e 6º do CC). A pessoa jurídica é um expediente do direito destinado a simplificar as relações entre os seres humanos em sociedade. Ela não tem existência fora do direito. (artigo 40 do CC).

-Conseqüências práticas da existência da pessoa jurídica - Personalidade e Capacidade -Conseqüências práticas da existência da pessoa jurídica Titularidade negocial Titularidade processual Responsabilidade patrimonial

Relação jurídica Relação Jurídica é o vinculo que une duas ou mais pessoas atribuindo a uma delas o poder de exigir uma obrigação de outra. a) Relações jurídicas são relações sociais dignas de tutela, capazes de satisfazer interesses legítimos. b) Relação jurídica: “relação de poder” e “relação de dever”. OBS.: Relações Sociais fora do campo jurídico são controladas pela moral, religião, etiqueta, etc. 1- Sujeitos da relação jurídica: passivo e ativo 2- Relação Jurídica: Múltiplos deveres e direitos ao mesmo tempo. 3- A relação jurídica decorre de norma superior aos interesses das duas partes: a) Não é estabelecida arbitrariamente. b) Pode ser bilateral ou plurilateral 4- Objeto: figura central da relação jurídica. 5- Objeto, Vinculo e Prestação.