Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe.
O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por.
Significações sobre a Atuação do Psicólogo Escolar TÂNIA MARIA DE FREITAS ROSSI DIVANEIDE LIRA LIMA PAIXÃO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Liderança e Comportamento Humano
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Introdução ao Comportamento Organizacional
Especialização em Psicologia Organizacional
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Cursos Palestras TREINAMENTOS
Manoel Messias Santos Alves
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Absenteísmo e Presenteísmo: um estudo correlacional
Universidade Federal de Pelotas
Caracterizar problemas humanos nas organizações;
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
Gestão de Marketing Carlos Freire
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Universidade Federal de Pelotas
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Introdução à Administração
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA
Sucedido, dê o máximo de si.
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Aspectos éticos da ação gerencial do enfermeiro
Economia e Gestão da Saúde
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO
CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Reflexividade e formação de professores
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde Bianca Molica Ganuza Psico-oncologista, Personal e Professional Coach Coordenadora do Departamento de Psicologia do Centro de Tratamento Fabiana Macedo de Morais / Grupo de Assistência à Criança com Câncer, GACC de São José dos Campos - www.gacc.com.br Contato: coordenacao.psicologia@gacc.com.br

Profissionais da Saúde Competências técnicas Educação continuada; Treinamentos; Jornadas, congressos, pós-graduação; x Competências comportamentais e emocionais Falta oportunidade de treinamento e desenvolvimento; Nem sempre as oportunidade correspondem às especificidades do profissional da saúde; Ainda existe a cultura de que certas coisas “se nasce sabendo” * Características da grade curricular dos cursos de graduação na área da saúde

Competências comportamentais e emocionais ainda são subvalorizadas técnicas Competências comportamentais e emocionais Diagnóstico Transmitir informações impactantes para o paciente Plano de cuidados Garantir os princípios bioéticos Equipe multidisciplinar Administrar conflitos e conviver com as diferenças Identificar fatores de risco à saúde Reconhecer esses fatores de risco em si.

Por que desenvolver competências comportamentais e emocionais? Qualidade do serviço prestado; Clima Organizacional: satisfação do trabalhador e do usuário; Humanização – trabalhador como agente da humanização; Profissional da saúde: elevado pontencial a desenvolver a síndrome de burnout (Benevides – Pereira, 2002) “caracterizada pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, em decorrência de trabalho estressante e excessivo. È um quadro clínico resultante da má adaptação do homem ao seu trabalho.” (Hudson Hüber França, 1987) Compreende 3 fatores (Malash & Jackson, 1981) exaustão emocional; desumanização (despersonalização); reduzida realização pessoal no trabalho;

Quais competências os profissionais da saúde precisam desenvolver? Projeto Competências : COREN-sp, plenário 2008-2011 Liderança. Comunicação Tomada de decisão Negociação Trabalho em equipe Relacionamento interpessoal Flexibilidade Empreendedorismo Criatividade Visão sistêmica Planejamento e Organização

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Mapear as competências que são necessárias de serem desenvolvidas; Programa: oportunidade de troca entre os profissionais; Reflexão crítica sobre a própria atuação, ferramentas para aquisição de novas habilidades; Aprender a aprender;

Alguma competências essenciais Comunicação Inteligência emocional Visão sistêmica e estratégica Trabalho em equipe Flexibilidade Tomada de decisão

Comunicação com Inteligência Emocional Profissional (com ele Mesmo) Colegas da equipe Coordena-ção/ chefia Família do paciente Paciente Outros profissio-nais do hospital Com os Colabora-dores subordina-dos

Comunicação com Inteligência Emocional (Caruso e Salovey, 2007) Inteligência Emocional 1. Identificar as emoções 3. Compreender as emoções 4. Administrar as emoções 2. Utilizar as emoções O modo como nos sentimos, influencia em nossos pensamentos e atitudes Tome consciência. As emoções contém dados Descubra o que significam as emoções. Realize análises, “E se?” As emoções devem ser Incorporadas de maneira consciente em nosso processo decisório.

Comunicação com Inteligência Emocional: Emotional Blueprint (Caruso e Salovey, 2007) Situação Identificar Usar Entender Administrar Descreva a situação – o momento, o Local e as pessoas envolvidas Liste os sentimentos de cada pessoa Descreva o foco de atenção Pergunte-se por que elas se sentem dessa maneira. Considere o que vem em seguida Faça-se estas perguntas: você deve ignorar ou aceitar os sentimentos? O que suas emoções lhe dizem? Quais seriam as boas opções?