PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE RESULTADOS ESPERADOS METAS
PLANEJAMENTO 1. O Planejamento deve ser organizado com base em resultados de curto (1 a 2 anos) e médio (3 a 5 anos) e longo (+ de 5 anos). 2. O objetivo maior é o bem estar da sociedade, visto que o ser humano deve ser sempre o ponto central de todas as diretrizes. 3. Todo o grupo deve estar envolvido com o desenvolvimento do processo. 4. O processo de planejamento prevê mudanças (melhorias) contínuas.
O texto da missão deve declarar: a razão de ser da “instituição” DEFININDO A MISSÃO A missão estabelece a filosofia e os valores básicos, serve como balizador das atividades de planejamento. O texto da missão deve declarar: a razão de ser da “instituição” o que faz e para que faz.
ANÁLISE DO AMBIENTE A avaliação dos ambientes produz um quadro estratégico das variáveis que se apresentam naquele momento específico. Ambiente Externo: são as condições fora do âmbito de controle positivo – oportunidades negativo - ameaças Ambiente Interno: são as condições dentro do âmbito de controle positivo - pontos fortes negativo - pontos fracos A análise do ambiente interno deve concentrar- se nos aspectos básicos que refletem a capacidade de gestão.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Devem descrever os resultados gerais que a se pretende alcançar para cumprir a missão e que tenham impacto direto no atendimento das demandas. É necessário o compartilhamento dessas identificações e definições com todas as pessoas envolvidas no processo.
Ação Ação DEFININDO AÇÕES Ações são atividades mais concretas Objetivos estratégicos são resultantes da dimensão mais geral. Ação atingir os objetivos estratégicos. Ações são atividades mais concretas e objetivas, necessárias para se Ação
DEFINIDA AS AÇÕES É fundamental e importante a definição dos responsáveis pela execução das ações.