Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística e Gerenciamento da
Advertisements

Logística e Gerenciamento da
Logística e Gerenciamento da
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Logística Reversa
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Logistica Empresarial Unidade 1 Subgrupo 08E: Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
A Globalização e o Desenvolvimento Econômico Brasileiro.
Logística e Cadeia de Suprimentos
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Terceirização de Operações Logísticas.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Distribuição Física.
Supply Chain Management
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
RECAPITULANDO O CONCEITO
Administração de Marketing
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Aula 08: Ambiente do Suprimento
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Logística e Gerenciamento da
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico
LOGÍSTICA.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Agregado na Cadeia de Suprimentos
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
A LOGÍSTICA COMO FONTE POTENCIAL DE VANTAGEM COMPETITIVA Professor Patrick Nunes Doutorando em Psicologia Social Doutor em Ciência Política (não reconhecido.
Logística Yuri Simão 2014.
Logística e Gerenciamento da
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
CUSTOS LOGÍSTICOS.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Disciplina: Logística e operações Evolução histórica da logística e seu papel emergente Profª. Drª. Sônia Regina Gouvêa Rezende.
Transcrição da apresentação:

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Origem da Palavra Logística Origem francesa loger Verbo loger Alojar Origem do conceito Logística Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições;

Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio

EstoqueTransporte O processo logístico integra ArmazenamentoInformações Manuseio de Materiais Embalagem Fluxo

ProduçãoDistribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações

A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

“Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou

Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros ;

Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Logística empresarial

Principais atividades Suprimentos –Transportes –Manutenção de estoques –Processamento de pedidos –Aquisição –Embalagem protetora –Armazenagem –Manuseio de materiais –Manutenção de informações. Distribuição –Transportes –Manutenção de estoques –Processamento de pedidos –Programação do produto –Embalagem protetora –Armazenagem –Manuseio de materiais –Manutenção de informações

Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

+400% Participação do capital estrangeiro na receita do comércio varejista do Brasil (500 maiores). Fonte : Exame Maiores e Melhores

População crescente População crescente Globalização Cliente mais exigente Cliente mais exigente Ciclo de vida dos produtos curto Ciclo de vida dos produtos curto Mais concorrência Mais concorrência Mais Pontos de Venda Mais Pontos de Venda Mais Fornecedores Mais Fornecedores Complexidade nos processos Complexidade nos processos Margens apertadas Margens apertadas

Estratégia Logística Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

Logística de Suprimento Logística de Produção Logística de Distribuição Logística Reversa

Planejamento Estratégico  Diretrizes de Longo Prazo  Missão, Visão, Valores e Objetivos.  Diretrizes de Curto Prazo (anual)  Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Planejamento Estratégico  Diretrizes de Longo Prazo  Missão, Visão, Valores e Objetivos.  Diretrizes de Curto Prazo (anual)  Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Planejamento das UN’s (tático)  Orçamento, Ações, Metas e Medidas Planejamento das UN’s (tático)  Orçamento, Ações, Metas e Medidas Desdobramento das Diretrizes

Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística Modelo Logístico Empresarial

Estratégia do Negócio Visão Mercadológica

Decisões de transporte Decisões de estoque Decisões de localização das instalações Nível de serviço ao cliente

Nível de Serviço ao Cliente O quê ? Para quem ?

Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

Modelo de Distribuição SEM intermediário 09 transações comerciais. Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 Empresa 2 Grupo de Consumidor 2 Empresa 3 Grupo de Consumidor 3

Modelo de Distribuição COM intermediário 06 transações comerciais. Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 Empresa 2 Grupo de Consumidor 2 Empresa 3 Grupo de Consumidor 3 Intermediário