PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação
Advertisements

Documentos para Prestação de Contas Mais Educação, de acordo com a Resolução FNDE nº 15 de 10 de julho de 2014, PDDE.
CONVÊNIOS Ana Cristina Melo de Pontes ACE – TCU Secex-PE.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
ORIENTAÇÕES PARA A SOCIEDADE CIVIL Confiram as principais mudanças do Edital de Seleção de Projetos Agosto da Igualdade 2016 com a implementação do Marco.
Administração de Pessoal Processo Terceirizadas São José do Rio Preto, 21 de Maio de 2016.
QUEBRA DE SIGILO:QUEBRA DE SIGILO: A DECLARAÇÃO E-FINANCEIRAA DECLARAÇÃO E-FINANCEIRA FERE DIREITO CONSITUCIONALFERE DIREITO CONSITUCIONAL À PRIVACIDADE.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 4  RESULTADO: RECEITAS E DESPESAS + OUTROS CONCEITOS E REGIMES DE CONTABILIZAÇÃO (caixa e competência) Profª: Carlas.
PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREITEIROS CADASTRO DE EMPREITEIROS Contabilidad e e Recursos Humanos (Matriz) 1.1 Definição da documentação exigida.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DEPÓSITO EM GARANTIA (ANTIGA CONTA VINCULADA)
REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços SIGARPWEB.
Financeiro - Lançamento. OBJETIVO: Registrar todos os lançamentos (receitas e despesas) ocorridos na empresa.
PROCESSO DE MONITORAMEN TO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Obrigações e prazos.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Departamento Financeiro : Rotinas e Procedimentos.
BOAS PRÁTICAS PRESTAÇÃO DE CONTAS RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS PRESTAÇÃO DE CONTAS RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS Universidade Federal de Ouro Preto.
PEME 2016 PROCEDIMENTOS PARA A PRESTAÇÃO DE CONTA DO ADIANTAMENTO DA VERBA Programa Enriquecimento Merenda Escolar 2016.
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
GEPLAN Fluxograma 4º - Prazo de Conclusão
Serviço de Gestão de Contratos GESCON
Gestão Integrada.
Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor Lei Federal nº 13
OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E A RELAÇÃO COM O SUAS
O SIOPS é o registro eletrônico das receitas totais e as despesas em ações e serviços públicos de saúde para todas as esferas de governo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Limites Pessoas Físicas 6% sobre o IR devido Empresas (somente empresas do Lucro Real)
E-COMMERCE – PLANO ODONTOLÓGICO
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
PERT Programa Especial de Regularização Tributária
Informações importantes
24 de fevereiro de 2017 Despesa Pública
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Ação de Exigir Contas Prof. Guelber Caetano.
CONTABILIDADE PÚBLICA
NÚCLEO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Art. 4º Para os fins deste Decreto, considera­-se: (...)
Informações importantes
CAPÍTULO 6 DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 6.1. Conceito Espécies Obrigação tributária principal Obrigação tributária acessória.
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DO ATIVO IMOBILIZADO 1/14.
Relatórios de Auditoria
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Diretoria de Ensino - Região Osasco
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
REUNIÃO – PRESTAÇÕES DE CONTAS / REPÚBLICAS FEDERAIS
Prestação De Contas Auxílio Individual à Pesquisa
Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Nota Fiscal Paulista: Resolução SF 34/2009 Valdir Saviolli Coordenador do Programa Nota.
Contas a Pagar A função de contas a pagar adquire a cada dia que passa, papel importante dentro das empresas. É nesta função que se concentra a responsabilidade.
Prestação De Contas Auxílio Individual à Pesquisa
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Planejamento Estratégico
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Tributos – Definição e Espécies I Prof. Robinson Barreirinhas
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Cadastro de Fornecedor
O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência. Decreto.
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Administrativo / Financeiro
Repasses públicos e prestação de contas
Programa Dinheiro Direto na Escola
Contas Online SiGPC - Sistema de Gestão de Prestação de Contas.
Transcrição da apresentação:

Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS SUMÁRIO O QUE É PRESTAR CONTAS? POR QUE PRESTAR CONTAS? PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? QUANDO É NECESSÁRIO PRESTAR CONTAS? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? O QUE DEVE SER INFORMADO NA RESTAÇÃO DE CONTAS? COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS? QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR?

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE É? Demonstrar o que foi feito com recursos do programa/ação num determinado período. Atenção! Reprogramar o saldo é também prestar contas POR QUE PRESTAR CONTAS? Porque o recurso é público. Porque é uma obrigação Constitucional. “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize e arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária” C.F. § único do art. 70.

PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? Para possibilitar que a sociedade e o Poder Público verifique se os recursos transferidos foram utilizados nos fins para os quais foram destinados. QUANDO É NECESSÁRIO PRESTAR CONTAS ? Sempre que a entidade: tiver recebido recursos do PDDE ou de suas Ações Agregadas naquele ano; ou tiver saldos de anos anteriores, ainda que não tenham recebido novos repasses.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? Suspensão de repasses do PDDE e de suas ações. Inscrição da entidade e seus gestores em cadastro de inadimplentes. Instauração de processo administrativo, civil e/ou criminal contra os responsáveis. Prejuízos para a comunidade, para a escola, para a UEx e para seus dirigentes.

PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE DEVE SER INFORMADO? TODAS AS RECEITAS Recursos recebidos no ano + Saldos de anos anteriores + Rendimentos de aplicações financeiras + Depósitos de recursos próprios (para reposição de valores) TODAS AS DESPESAS Pagamentos de compras/contratações + Quaisquer débitos realizados na conta

COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS?

COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS? PARTIDA Localizar os extratos bancários da conta 1º Localizar os extratos bancários da conta 1º Identificar as receitas e despesas 2º 2º Identificar as receitas e despesas Preencher Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados 4º 4º Preencher Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados Localizar documentos relacionados às receitas e despesas Atas, pesquisas de preços, notas fiscais, recibos etc. 3º Localizar documentos relacionados às receitas e despesas Atas, pesquisas de preços, notas fiscais, recibos etc. 3º Preencher Conciliação Bancária Se houver créditos ou débitos não demonstrados no extrato bancário 5º Preencher Conciliação Bancária Se houver créditos ou débitos não demonstrados no extrato bancário 5º Apresentar à comunidade escolar Reuniões, assembleias murais e/ou sites 6º Apresentar à comunidade escolar Reuniões, assembleias murais e/ou sites 6º CHEGADA Enviar para EEx 7º Enviar para EEx 7º

PRESTAÇÃO DE CONTAS 7º Essa chegada será tanto ou mais feliz ... Enviar para EEx 7º CHEGADA Essa chegada será tanto ou mais feliz ... ... na medida da organização da documentação, desde as atividades do planejamento Documentos do PDDE

QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? Até 31/01 do ano seguinte ao do repasse Até 30/04 do ano seguinte ao do repasse UEx EEx FNDE

PRESTAÇÃO DE CONTAS Se não cumprir o prazo de 30 de abril, a partir e 1º de maio a entidade estará inadimplente Aí ela terá até 31 de outubro para regularizar a pendência.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? 2. AS DESPESAS FORAM REALIZADAS NOS OBJETIVOS DO PROGRAMA/AÇÃO?

PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? As decisões quanto ao uso do R$ foram coletivas? Estão registradas em atas? Foram realizadas, no mínimo, três pesquisas de preços? Se não, por quê? Foi, comprovadamente, inviável realizá-las? A seleção dos produtos/serviços adquiridos foi feita com algum critério? Qual (menor preço, melhor qualidade, menor prazo de entrega)? Os preços praticados são compatíveis com o mercado local?

PRESTAÇÃO DE CONTAS 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? Cont. d) Há repetição de compras ou contratações num mesmo fornecedor/prestador? Se sim, por quê? Foi, comprovadamente, inevitável realizá-las em outros estabelecimentos comerciais? e) Os pagamentos foram, comprovadamente, realizados para os devidos destinatários (fornecedores/prestadores)? f) Há comprovação de entrega dos produtos/serviços na escola beneficiária? g) As compras/contratações foram, comprovadamente, pagas com os recursos do programa/ação? h) Os recursos foram utilizados nas categorias de despesas programadas? Se não, por quê?

PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 2. AS DESPESAS FORAM REALIZADAS NOS OBJETIVOS DO PROGRAMA/AÇÃO? Os recursos, comprovadamente, foram empregados nas finalidades do programa/ação? Se não, por quê? Houve prejuízo aos objetivos do programa/ação? No caso de prejuízos aos objetivos do programa/ação, foi providenciada a devolução do recursos, com a devida correção monetária? Se não, foi instaurada representação contra o gestor responsável?

O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR? Elaborar a prestação de contas SIM Enviar para FNDE Localizar a documentação Localizou? NÃO Enviar para EEx Solicitar documentação p/ o ex-gestor Fazer justificativa Atendeu? SIM NÃO NÃO Fazer Representação no MPF contra o ex-gestor SIM Solicitar devolução de recursos das despesas irregulares Atendeu?

PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR ? Elaborar a prestação de contas Documentos necessários para fazer Representação I. Extrato bancário da conta, demonstrando as receitas e despesas. II. Relatório sucinto da destinação dada aos recursos III. Identificação do ex-gestor (nome, CPF e endereço atualizado - se houver) IV. Documento com a situação de prestação de contas perante o FNDE (consultar SIGPC público) SIM Enviar para FNDE Localizar a documentação Localizou? NÃO Enviar para EEx Solicitar documentação p/ o ex-gestor Fazer justificativa Atendeu? SIM NÃO NÃO Fazer Representação no MPF contra o ex-gestor SIM Solicitar devolução de recursos das despesas irregulares Atendeu?

EM CASO DE DÚVIDAS 0800.61.61.61 PDDE@FNDE.GOV.BR .COM/C/TVPDDE