SITE DE DIDÁTICA: O ENSINO EM QUESTÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
  Ana Carolina Castelli da Silva
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Escola Superior de Educação
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Afinal, o que é Planejamento?
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Professor(es)-Pesquisador(es):
CURSO: Licenciatura em Educação Física
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Como elaborar um plano de aula
1ª Formação de Professores Coordenadores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
3ª Formação de Professores Coordenadores
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PCN e PNLD.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Matriz de avaliação processual
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

SITE DE DIDÁTICA: O ENSINO EM QUESTÃO Projeto do Núcleo de Ensino Coordenadora Maria Eliza Brefere Arnoni Didática e a conversão do saber científico em saber de ensino: um exercício metodológico com o saber matemático. Denis da Silva Monteiro Jeferson Gomes Moriel Junior Livia Carolina Miranda Faria INICIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3

Introdução UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 O saber científico, produzido em instâncias universitárias e institucionais de pesquisa, é vinculado à área acadêmica e veiculado em textos técnicos por uma linguagem formalmente codificada. O saber escolar, conjunto dos conteúdos previstos na estrutura curricular das várias disciplinas escolares, muitas vezes, representa um recorte ou um resumo simplificado do saber científico. Tendo em vista que a dinâmica ensino-aprendizagem requer muito mais do que a mera transmissão de conhecimentos, a Didática, uma disciplina pedagógica, tem como objeto de discussão as relações que envolvem as situações de ensino.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Para explicitar a relação de interdependência entre ensino e aprendizagem, a Didática colabora na elaboração de um corpo teórico sobre os fundamentos filosóficos da Mediação e as implicações metodológicas desses fundamentos no trabalho educativo, em especial, na concepção de conteúdo de ensino e na elaboração da metodologia do ensinar. É o que denomina-se de SABER DE ENSINO criado na elaboração do conteúdo de ensino. Para apresentar o SABER DE ENSINO, o presente trabalho centra-se num exercício metodológico de conversão do conteúdo científico em conteúdo de ensino. Essa conversão ocorre pela relação de mediação dialética entre os saberes científicos da área pedagógica e da área de atuação com o saber cotidiano. MATERIAIS Para começar a atividade é necessário que cada aluno tenha recebido um envelope contendo 32 quadradinhos amarelos e 18 vermelhos. A quantidade desses quadradinhos foram calculadas através de méto dos matemáticos para o perfeito resultado da atividade.

Atividade Primeiro Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Primeiro Passo Construa um quadrado com a metade dos quadradinhos vermelhos CONFERIR

Atividade Primeiro Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Primeiro Passo Construa um quadrado com a metade dos quadradinhos vermelhos a a Próximo passo

Atividade Segundo Passo Faça o mesmo com os quadradinhos amarelos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Segundo Passo Faça o mesmo com os quadradinhos amarelos CONFERIR

Atividade Segundo Passo Faça o mesmo com os quadradinhos amarelos b b UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Segundo Passo Faça o mesmo com os quadradinhos amarelos b b Próximo passo

Atividade Terceiro Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Terceiro Passo Com os quadradinhos restantes construa um terceiro quadrado CONFERIR

Atividade Terceiro Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Terceiro Passo Com os quadradinhos restantes construa um terceiro quadrado h h Próximo passo

Atividade Quarto Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Quarto Passo Com o lado de cada quadrado tente construir um triângulo retângulo CONFERIR

Atividade Quarto Passo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Quarto Passo Com o lado de cada quadrado tente construir um triângulo retângulo b h a 1o PASSO | PRÓX. ETAPA

Momentos da Aula UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Dê nome para quatro diferentes momentos identificados por você ao desenvolver a atividade realizada. 1o PASSO | PRÓX. ETAPA

Diagrama  Teorema de Pitágoras  Quadrados e triângulos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 O conteúdo trabalhado nessa aula foi:  Teorema de Pitágoras  Quadrados e triângulos  Catetos e hipotenusa ETAPA ANT.

Diagrama  Resgatando  Ponto de Partida  Conhecimento cotidiano UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Você reconhece o momento em que montou os três quadrados, a partir de quadrados menores, como: Conteúdo de Ensino  Resgatando  Ponto de Partida  Conhecimento cotidiano ETAPA ANT.

Diagrama  Problematizando  Estranhamento  Conflito cognitivo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 O desafio de montar, com os quadrados, um triângulo de ângulo reto pode ser identificado como: Conteúdo de Ensino  Problematizando  Estranhamento RESGATANDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino  Conflito cognitivo Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato ETAPA ANT.

Diagrama  Explicação do conteúdo  Amarrando idéias  Sistematizando UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 A etapa seguinte, na qual você depreendeu a regra do Teorema de Pitágoras a partir da atividade com os quadrados, pode ser entendida como: Explicitar contradições entre representações iniciais e saber objetivo Conteúdo de Ensino  Explicação do conteúdo PROBLEMATIZANDO  Amarrando idéias RESGATANDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino  Sistematizando Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato ETAPA ANT.

Diagrama  Produzindo  Verificando aprendizagem  Ponto de chegada UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Ao relacionar o que se aprendeu nessa aula com a fórmula h2 = a2 + b2, você está: Discutir as contradições e o saber mediato a elas correspondentes: apropriação do saber objetivo Explicitar contradições entre representações iniciais e saber objetivo Conteúdo de Ensino  Produzindo PROBLEMATIZANDO SISTEMATIZANDO  Verificando aprendizagem RESGATANDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino  Ponto de chegada Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato ETAPA ANT.

metodologia na perspectiva da MEDIAÇÃO Diagrama UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Realizando a conversão do saber científico em saber de ensino, essas etapas compõem a que tem como ponto de partida o saber imediato (cotidiano) em direção ao saber mediato (científico). Discutir as contradições e o saber mediato a elas correspondentes: apropriação do saber objetivo Explicitar contradições entre representações iniciais e saber objetivo metodologia na perspectiva da MEDIAÇÃO Conteúdo de Ensino PROBLEMATIZANDO SISTEMATIZANDO RESGATANDO PRODUZINDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino Elaborar uma nova síntese Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato Ponto de Chegada Parte articulada ao todo Novo ponto de partida Saber Mediato ETAPA ANT.

Diagrama Superação do Saber Imediato no Saber Mediato UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Saber Imediato Contradição Superação do Saber Imediato no Saber Mediato Metodologia na perspectiva da É centrada na problematização de uma situação capaz de gerar contradições entre o ponto de partida (imediato) e o de chegada (mediato) do processo educativo provocando assim a superação do imediato no mediato. MEDIAÇÃO Discutir as contradições e o saber mediato a elas correspondentes: apropriação do saber objetivo Explicitar contradições entre representações iniciais e saber objetivo Conteúdo de Ensino PROBLEMATIZANDO SISTEMATIZANDO RESGATANDO PRODUZINDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino Elaborar uma nova síntese Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato Ponto de Chegada Parte articulada ao todo Novo ponto de partida Saber Mediato ETAPA ANT.

Diagrama MEDIAÇÃO Superação do Saber Imediato no Saber Mediato UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Saber Imediato Contradição Superação do Saber Imediato no Saber Mediato MEDIAÇÃO Relação dialética que tem como elementos constitutivos o movimento, a contradição dos termos mediato e imediato e a superação do imediato no mediato. Discutir as contradições e o saber mediato a elas correspondentes: apropriação do saber objetivo Explicitar contradições entre representações iniciais e saber objetivo Conteúdo de Ensino PROBLEMATIZANDO SISTEMATIZANDO RESGATANDO PRODUZINDO Retomar as representações primeiras em relação ao conteúdo de ensino MEDIAÇÃO Elaborar uma nova síntese Ponto de Partida Parte, aparentemente independente do todo Saber Imediato Ponto de Chegada Parte articulada ao todo Novo ponto de partida Saber Mediato ETAPA ANT. | CONCLUSÃO

Conclusão UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 Ao se construir o triângulo retângulo utilizando conceitos de Geometria Plana, verifica-se a validade do Teorema de Pitágoras. Entretanto, essa proposta metodológica com quadradinhos só é aplicável quando o tamanho de um ou demais lados do triângulo retângulo (a, b e h) não é um número irracional (ex. a=1; b=1 e h=2). Isso implica na viabilidade dessa proposta para todos os outros casos. Assim, de forma proposital, escolheu-se para os tamanhos dos lados dos quadrados formados números não-irracionais, tal que ocorra a2 + b2 = h2 (Teorema de Pitágoras). Com base nos conceitos geométricos, os alunos podem construir um triângulo retângulo com esses lados. Portanto, a “Metodologia da mediação dialética” possibilita desenvolver o conteúdo em questão de forma eficiente, tomados os devidos cuidados e as medidas oportunas mencionados. BIBLIOGRAFIA

Bibliografia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP IBILCE - CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2 0 0 3 ARNONI. M. E. B. Questiones sobre la enseñanza: la dialéctica del trabajo educativo. In: Congresso Internacional “Pedagogia 2003 - Encuentro por la unidad de los educadores”, Cuba, 2003, Havana. Palácio de Convenção de Havana. CD-ROM Softcal Empresa de Desarollo y Producción de Software de Qualidad, ISBN 959-7164-37-X. BARBOSA, J. L. M.Geometria euclidiana plana. 1. ed.Rio de Janeiro: S.B.M, 1995. BIGODE, A. J. L. Matemática hoje é feita assim. v. 7. São Paulo: F.T.D, 2000. DOLCE, O. POMPEU, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar. 7. ed. v. 9. São Paulo: Atual, 1999. cap.XIV. CONCLUSÃO SAIR