Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa

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[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Transcrição da apresentação:

Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa

Tópicos de Hoje 1.O que é feedback? 2.Tipos de feedback 3.Como dar feedback 4.Como receber feedback 5.Feedback do feedback

1. O que é feedback?

Receita para o sucesso em Projetos? 1.Envolvimento dos participantes (stakeholders) 2.Suporte da alta diretoria 3.Objetivos Claros do Projeto 4.Otimização/Direcionamento do Escopo 5.Processo Interativo entre os participantes 6.Know-how em Gestão de Projetos 7.Gerenciamento financeiro 8.Pessoas Capacitadas 9.Metodologia Formal de Gestão de Projetos 10. Ferramentas de Gestão de Projetos

Receita para o sucesso em Projetos

Ferramentas de Planejamento Alinhamento com o Plano Diretor

Alinhamento Estratégico

Definição de feedback Retorno construtivo sobre desempenho

Feedback é comunicação Diálogo, não palestra

Feedback é comunicação Não comece o diálogo já tendo certeza que sabe a conclusão

A importância do feedback Forma direta de comunicar expectativas de desempenho

A importância do feedback Define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos da empresa

A importância do feedback Pequeno investimento, e resultado direto

A importância do feedback Demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa, onde todas sabem como estão se saindo

Reflexão O balde furado do feedback

Reflexão Quantos feedbacks você deu este ano? Quantos feedbacks você recebeu este ano? Qual foi o que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?

5 princípios do feedback 1. A qualidade de qualquer relação depende da quantidade e qualidade do feedback recebido

5 princípios do feedback 2. A cordialidade é “parte integrante” do bom feedback

5 princípios do feedback 3. Contato visual mostra a importância do feedback

5 princípios do feedback 4. Algumas pessoas precisam de mais feedback que outras

5 princípios do feedback 5. Não negar feedback

Ausência de feedback Impacta na produtividade, auto-estima e motivação

Ausência de feedback Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização

Ausência de feedback Aumenta o risco de perda de funcionários

Ausência de feedback Pode gerar comportamentos inadequados

Como saber que falta feedback Baixo desempenho

Como saber que falta feedback Dificuldade de relacionamento

Como saber que falta feedback Pouca iniciativa

Como saber que falta feedback Linguagem corporal

2. Tipos de feedback

Auto-feedback Processo de auto-desenvolvimento

Feedback formal Processo pontual e agendado

Feedback informal Processo contínuo, no dia-a-dia

Feedback positivo Quando se deseja repetição do comportamento

Feedback corretivo Quando se deseja mudança de comportamento

Feedback insignificante “É isso aí!” – “Muito bem!” – “Meus parabéns!”

Feedback ofensivo Desprezo

3. Como dar feedback

Como dar feedback positivo I.Explicar sua percepção da situação II.Explicar a importância da ação para a equipe

Como dar feedback corretivo I.Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa II.Faça perguntas orientadas a um objetivo III.Diga claramente qual a mudança necessária IV.Aplique a disciplina necessária V.Estabeleça um limite

Dicas para um feedback eficaz Seja específico, e não generalista "O relatório que você entregou ontem foi bem escrito, compreensível, e seus pontos sobre o orçamento do projeto foram feitos de forma muito eficaz"

Dicas para um feedback eficaz Comportamentos, e não pessoas "Quanto você tem rápidas conversas paralelas durante a reunião, ou seu celular toca, isso distrai as pessoas presentes e seus comentários perdem força"

Dicas para um feedback eficaz Faça perguntas “O que você tem achado do seu resultado de vendas neste mês? O que pode melhorar?"

Dicas para um feedback eficaz Ações que o indivíduo possa fazer algo a respeito "Reduzir a quantidade de frases utilizadas a cada slide facilita com que a pessoa entenda a mensagem"

Dicas para um feedback eficaz Partilhe informações, não dê conselhos ou opinião "Seus subordinados têm apresentado baixa produtividade no dia-a-dia. Você têm realizado reuniões semanais com eles?"

O que NÃO fazer Dar desculpas, para deixar de dar feedback

O que NÃO fazer Esperar muito tempo depois de um evento para dar feedback sobre este

O que NÃO fazer Ser emotivo

O que NÃO fazer Somente dar feedback positivo quando precisar dar o feedback corretivo

O que NÃO fazer Comparar com outros

O que NÃO fazer Dar feedback sem criar espaço para ocorrerem as melhorias

4. Como receber feedback

Como receber feedback Ouça primeiro

Como receber feedback Mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala

Como receber feedback Discordar é permitido!

Como receber feedback Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito

Como receber feedback Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro

5. Feedback do feedback

Reações ao feedback Negação "Não, isto não é verdade"

Reações ao feedback Raiva “Como podem pensar isto de mim?"

Reações ao feedback Indiferença "Para mim tudo bem. Isto não me afeta nem um pouco..."

Reações ao feedback Aceitação “É, realmente já me disseram isso”

Evidências para saber se está indo no caminho certo POSITIVAS – A pessoa está ouvindo cuidadosamente – A pessoa agradece – A pessoa concorda e até contribui com o feedback

Evidências para saber se está indo no caminho certo NEGATIVAS – A pessoa se justifica ou fica argumentando – A pessoa nega ou ignora o feedback – A pessoa esquece rapidamente o que foi falado

LEMBRETE !!! Quando o resultado ocorrer, o mérito é de quem RECEBEU o feedback !

Dúvidas? Obrigado! Kenneth Corrêa