Gestão da Qualidade – Motivação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Motivando empregados e projetando cargos
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
MOTIVACAO NO TRABALHO.
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Processo Administrativo
Principais características da Abordagem Comportamental
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Administração Geral - Aula 04
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Professora Andréia Vicente
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão por Competências
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Profa. Daciane de Oliveira Silva
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
MOTIVAÇÃO.
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MOTIVAÇÃO.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Administração Conceito:
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Gestão da Qualidade – Motivação Motivção O que é Motivação (do Latim Movere)? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento.

Motivação: escala de necessidades

Treinamento Comportamental Motivação Características: É pessoal, individual e intransferível; Tem caráter intencional; É multifacetada (necessidades, motivos e incentivos). A motivação torna-se o elemento chave para os resultados de várias propostas de vida, e, em particular, a obtenção da qualidade nos programas de excelência que muitas organizações objetivam introduzir, e, ainda mais difícil, conseguir a sua manutenção.  

PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS PARA QUALIDADE Principais conceitos Taylorismo (início do século XX) “homo economicus” = medo da fome e necessidade de dinheiro para comer. Motivado por recompensas salariais e prêmios de produção. Teoria das relações humanas (Elton Mayo, 1927) “homem social” = estímulos psicológicos e sociais são mais importantes do que as condições de ordem material e econômica. Motivado pelo ambiente social. Hierarquia das Necessidades Humanas (Maslow, 1954) Hierarquia de necessidades, apresentadas em forma de pirâmide: fisiológicas, segurança, sociais, estima, auto-realização. Motivado pelas necessidades não-satisfeitas. Teoria X e Teoria Y (McGregor, 1960) Teoria X = homem indolente e preguiçoso. Estilo de administrar: rígido, duro e autocrático. Teoria Y = pessoas possuem motivação básica. Estilo de administrar: aberto, participativo e democrático.   Teoria dos dois fatores (Herzberg, década de 60) Fatores Higiênicos = evitam a insatisfação. Localizam-se no ambiente (supervisão, relações interpessoais, condições físicas de trabalho, práticas administrativas...) Fatores Motivacionais = satisfação ao desempenhar o trabalho. Natureza das tarefas, conteúdo do cargo (realização, responsabilidade, crescimento, progresso, reconhecimento...) Estilos de Comportamento (Myers, 1964) Existem basicamente 2 tipos de pessoas: As que procuram Motivação e as que procuram Manutenção.

Inovações Tecnológicas A necessidade da organização em se manter competitiva e à frente a dos concorrentes, é a noção fundamental da constante procura pela inovação. Para a empresa se manter competitiva e sobreviver nesse novo ambiente de negócios é preciso estar atenta “[...] às mudanças, ser flexível, perceber as inovações tecnológicas e, principalmente, entender que informação e conhecimento são fatores estratégicos”. Cavalcanti et al (2001, p.58) Para as organizações se manterem competitivas, necessita promover mudanças imediatas e radicais em suas estruturas e em seus métodos de trabalho. Chiavenato (2004)

Planejamento para Qualidade e Produtividade Planejamento: é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Plano: é a definição de como os processos e recursos serão coordenados, articulados e alocados para se atingir os objetivos determinados. Níveis e Tipos de Planejamento Pela ótica dos níveis hierárquicos, temos três tipos de Planejamento: Estratégico: considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Tático: a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Operacional: identifica os procedimentos e processos específicos requeridos à operacionalização das tarefas e atividades rotineiras da empresa. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores. Os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

Planejamento para Qualidade e Produtividade Toda organização, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa, necessita de um direcionamento estratégico para suas atividades. Quando a empresa possui um planejamento estratégico, todas as decisões e direções tomadas internamente devem proporcionar o alcance das estratégias estabelecidas. Não possuindo esse recurso, a empresa deverá estabelecer um direcionamento estratégico que a permita focar o cliente e a melhoria contínua como prioridade, conduzindo seus processos fundamentados nos conceitos da qualidade.

Planejamento para Qualidade e Produtividade Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve ser implementado para que a empresa possa alcançar sua visão de futuro e seus objetivos de longo, médio e curto prazo. A organização dos processos do SGQ deve priorizar o alcance dos objetivos e das respectivas metas. O planejamento do SGQ deve, portanto, ser iniciado no nível estratégico e desdobrado até o nível operacional (planejamento e controle da produção ou dos serviços). Quando a empresa possui implementado o Planejamento Estratégico, sua Política e seus Objetivos da Qualidade são desdobrados deste planejamento, definido claramente os resultados a serem alcançados.