Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Metodologias Inovadoras para Estimativa de População em Pequenas Áreas: Geotecnologias e Território em Perspectiva. 26 de Março de 2009 – São José dos.
ANÁLISE DA DISSECAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS AUTORES: WESLEN MANARI GOMES MESTRANDO EM GEOGRAFIA,
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Cynthia Alves Félix de Sousa
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
USOS PORTUÁRIOS OU CORRELATOS NA ÁREA URBANA DE PARANAGUÁ-PR
Elaboração de um projeto de pesquisa
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
Avaliação de Projetos Públicos
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Planejamento.
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
O primeiro autor determina o apresentador do trabalho.
Abordagens Mistas e Triangulação
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
Escalas de medidas aula 2
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Ciência & Engenharia da Computação
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Itens mais relevantes da Ficha
MINICURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS UTILIZANDO
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
SELEÇÃO DE MDE PARA DELIMITAÇÃO AUTOMÁTICA DE BACIA HIDROGRÁFICA: ESTUDO DE CASO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PERDIDO NO MUNCÍPIO DE JUÍNA/MT.  COSTA Angélica.
Principais etapas do processo de Negociação
O conceito básico da Agenda 21
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Professor – Eng. Agrônomo Renan Tomazele
SEMINÁRIO - ENG 797.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo “Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades” PERCEPÇÃO DO SISTEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES
AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DO TRECHO EM PAVIMENTO RÍGIDO DA AVENIDA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS EM CUIABÁ-MT Thaiza Dias da Costa; Douglas Macena.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Metodologia de Pesquisa Análise sobre a dissertação de Magaly de Oliveira Mortara, orientada pelo Prof. Dr. Dalton de Morisson Valeriano Ana Carolina.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Avaliação do Caráter das Praças de Umuarama – PR
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
MAPEAMENTO DA HEMEROBIA DA PARTE NORTE DA BACIA DO RIO BELÉM, CURITIBA-PR Berto, VZ1; Nucci, JC2 1- Doutorando em Geografia pela Universidade Federal.
ESTUDO MULTITEMPORAL DO USO DO SOLO E POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO LARANJA AZEDA - MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO - SP Elisa Ferreira.
Zilma do Pilar Silvério Fonseca
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
2º ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Transcrição da apresentação:

Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio Belém (Curitiba-PR) - Eduardo Liberti: Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestrando em Geografia – Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPR. - João Carlos Nucci: Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo; Docente Adjunto e Pesquisador do Departamento Geografia da UFPR.

Crescimento das cidades e das populações INTRODUÇÃO Crescimento das cidades e das populações Estudos sobre qualidade ambiental urbana Planejamento da Paisagem

Uso e cobertura da terra INTRODUÇÃO Atributos ambientais Uso e cobertura da terra Avaliação da qualidade ambiental urbana com base no diagnóstico da cobertura e uso da terra

INTRODUÇÃO COBERTURA DA TERRA USO DA TERRA Classificação em detalhe da cobertura da terra proposta por Valaski (2013) e adaptada por Nucci, Ferreira e Valaski (2014), que considera as características físicas presentes no interior das quadras do ambiente urbano, possibilitando realizar inferências em relação à dinâmica ambiental do local e, desta maneira, sobre a qualidade do mesmo. Método proposto por Nucci et al. (2017) que se refere a uma classificação do uso da terra de acordo com sua potencialidade em gerar poluição no ambiente, levando em consideração o tipo de utilização, o porte dos estabelecimentos e a capacidade de lotação.

Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) Observa-se nos trabalhos sobre qualidade ambiental urbana um notório consenso em relação a importância em considerar o uso e a cobertura da terra nas análises e avaliações. Entretanto, nota-se uma certa escassez de produções científicas nessa área que considerem as duas análises (uso e cobertura da terra) associadamente e em escala de detalhe. Esse fato pode ser explicado pela complexidade em considerar o uso e a cobertura da terra conjuntamente (NUCCI, FERREIRA e VALASKI, 2014), devido a questões teóricas e de método. INTRODUÇÃO Sistemas de Informações Geográficas (SIGs)

OBJETIVO Construir, com a utilização de SIG, uma carta de qualidade ambiental com base no cruzamento dos mapeamentos do uso e da cobertura da terra da parte superior da bacia hidrográfica do rio Belém – Curitiba/Paraná, e discutir os problemas ocasionados com a utilização dessa técnica.

METODOLOGIA

Mapeamento do uso da terra METODOLOGIA Mapeamento do uso da terra Nucci et al. (2017)

METODOLOGIA Mapeamento da cobertura da terra Nucci, Ferreira e Valaski (2014)

Pesos atribuídos para as classes de uso e cobertura da terra e o resultado da somatória dos mesmos METODOLOGIA

RESULTADOS Como resultados obteve-se as cartas de uso e de cobertura da terra e a carta síntese de qualidade ambiental;

RESULTADOS

Pesos atribuídos para as classes de uso e cobertura da terra e o resultado da somatória dos mesmos

Os métodos apresentaram-se de fácil aplicação e compreensão, podendo ser considerados importantes ferramentas para a etapa inicial de planejamento em paisagens urbanas, visto a rapidez nos procedimentos e o baixo custo envolvido, além do nível de detalhamento, que valoriza e respeita o cotidiano dos cidadãos. CONCLUSÃO

A carta de qualidade ambiental, construída com base na técnica de atribuição de pesos em forma de valores numéricos para as classes de uso e de cobertura da terra e a soma dos mesmos, assim como o cruzamento, por meio de SIG, entre os dois mapeamentos, apresentou problemas, pois as informações obtidas junto aos mapeamentos de uso e de cobertura da terra foram mascaradas ou perdidas. CONCLUSÃO

Para uma avaliação mais fidedigna sobre a qualidade do ambiente urbano, visando não perder as informações sobre os elementos da paisagem levantados de maneira detalhada e visando fornecer melhores possibilidades de intervenção na paisagem, seriam necessárias análises analógicas, diretas e individualizadas das cartas de uso e de cobertura da terra e com isso a elaboração de uma carta síntese de qualidade ambiental sem a perda de informações, podendo-se citar, como exemplo, a carta de qualidade ambiental do Recôncavo Baiano e regiões limítrofes desenvolvida por Monteiro (1987). CONCLUSÃO

OBRIGADO!