Exemplos de atividades por videoconferência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Advertisements

Exemplos de atividades por videoconferência
S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas. T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas*
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Ferramenta de observação de comportamentos específicos no presente. A escolha criteriosa do jogo é a base para o sucesso na observação das competências.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
RESULTADOS E DISCUSSÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Bemvindos! Apoiar-nos somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará a prestar atenção a outra.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
ESTUDO DE CASOS EM PSICOTERAPIA BREVE
PPGCIMES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Clube Educacional Gestar
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programa de Formação por Competências Equideocultura
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
XXII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Nome do aluno: Nome do orientador:
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Extraído do livro “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo
Professor (a) orientador
Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.
Título da apresentação do treinamento
Avaliação do 1º Bimestre;
Prof. Arthur Albertin.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – SEGUNDA GRADUAÇÃO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
Metodologia Científica . Professor: Wildson Cruz (Adaptado)
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
Disciplina: Monografia I
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Apresentação.
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
XXIII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO 28 e 29 de setembro de 2018 Goiânia-GO TITULO DO TRABALHO Este modelo pode ser usado como arquivo de.
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Linguagem Audiovisual
Sobre o Template de Apresentações...
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Capital de Giro e Análise Financeira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Nome P. Autor1,2, Nome S. Autor1,3,
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Transcrição da apresentação:

Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz, Dra. dulce@vias.org.br

Técnicas didáticas Estudos de Caso Demonstração Debates Discussão Trabalho de Grupo Palestrante Convidado Seminário Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

ESTUDOS DE CASO Enviar situações e problemas com antecedência, para alunos se familiarizarem com as questões levantadas. Apresentações orais: estabelecer e fazer cumprir o tempo (5-10 minutos). Professor é o moderador. Todas as salas remotas expõem seus resultados. Sugestão: utilizar técnica com casos construídos pelos próprios alunos. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Demonstração Utilizar o zoom máximo, ou a câmera de documentos. Usar telas no computador para ilustrar as etapas. Fale e demonstre de forma clara e lenta. Repita os passos, se for necessário. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Debates Planeje com antecedência. Uma discussão civilizada e organizada requer um bom moderador. Siga a discussão com um período para perguntas e respostas. Deixar o grupo desenvolver os critérios de julgamento. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Debates – 2 Tenha certeza que todos ouviram as intervenções. Repita, se for necessário. Suporte visual usando câmera de documentos ou o computador. Cada grupo pode ter uma posição estabelecida com antecedência. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Discussão Convide os alunos a participarem. Repita ou refaça a pergunta enquanto os alunos pensam na resposta e se houver hesitação. Utilize questões abertas e fechadas. Espere participantes finalizarem suas respostas. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Discussão – 2 Alguns membros do grupo podem ser contatados com antecedência para que façam algum relato de experiência. Mantenha as participações breves (5-15 min.). Alterne a participação das diferentes salas envolvidas. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Trabalho de Grupo Envie o material de “laboratório” para cada aluno ou sala remota. Peça aos alunos que providenciem o que não puder ser enviado. As atividades podem ser supervisionadas por monitores nas salas remotas. A variedade aumenta a interatividade e incentiva o pensamento crítico. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Palestrante Convidado Prepare seu convidado para participar de uma aula a distância, adaptando sua apresentação à mídia utilizada. Explique como funciona a videoconferência para que ele aproveite os recursos disponíveis. Marque posições de câmera para você e para o palestrante, variando durante a apresentação. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Palestrante Convidado – 2 O convidado pode fazer sua participação ao vivo ou em vídeo/áudio gravado com antecedência. Se a participação for ao vivo, planeje um tempo para perguntas e respostas. Informe sobre a necessidade de adequação do material audiovisual a ser apresentado e cheque o resultado, se for possível, com antecedência. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário Mantenha as apresentações curtas. Dê mais tempo para perguntas e respostas. Participantes devem ser preparados com indicação de leituras com antecedência. Prefira painéis com poucos membros, quatro pode ser um tamanho máximo. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário – 2 Painéis são moderados pelo professor ou por estudantes indicados com antecedência. Resumos por parte do moderador são importantes para enfatizar pontos importantes e reconduzir painéis que se desordenam. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário – 3 Encorajar membros dos painéis a preparar material ilustrativo adequado à videoconferência. Distribuir tarefas para envolvimento dos outros grupos (debater, levantar questões, avaliar itens definidos com antecedência). Incluir na avaliação o cumprimento do tempo, a interação com a turma e a qualidade/criatividade da apresentação. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br