ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
Visão Global do Projecto
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
APRESENTAÇÃO ALUNO: IVAIR BAMPI.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Brainstorming.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Sensibilização no IF-SC
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
III Encontro de Boas Práticas
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
O Uso Pedagógico do Blog
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Jorgiane Oliveira da Rosa.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Papel do Monitor.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Museu Memórias de Alfabetização
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Usuários da Informação
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Sentido de Numeramento
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer os principais carboidratos.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
ESTUDO DO MEIO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O computador como Meio e como Fim...
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS Estudo de Lutas em Vídeo Disciplina: Educação Física Anos: 4º e 5º

* OBJETIVOS: - Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma; - Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas; - Comparar as características técnicas; - Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas. * RECURSOS NECESSÁRIOS: DVD,Filmes, Filmadora,computador com acesso a internet, materiais para registro. * TEMPO ESTIMADO: 10 Aulas

DESENVOLVIMENTO 1ª Etapa: Solicitar aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas, que tenham confronto entre adversários e envolvam o desequilíbrio, a imobilização ou a contusão. Informe-os que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas. 2ª Etapa : Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.

DESENVOLVIMENTO 3ª Etapa : Elabore coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento, oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações acessadas. 4ª Etapa : Convide um praticante de lutas , para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Organize algumas vivências a partir dos movimentos apresentados (repetições de golpes, chaves, movimentos de esquiva, etc., conforme a luta abordada). Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada e elaborar um pequeno glossário contendo as técnicas e táticas mais utilizadas.

5º etapa : Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e apresentações dos alunos. É importante alternar frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens, submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o reconhecimento e “invenção” de técnicas e táticas pelos participantes. * AVALIAÇÃO: Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar.  

Créditos : Anaildes Meneses Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/estudando-lutas-recursos-tecnologicos-479002.shtml Quer saber mais? Bibliografia NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.