CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
LAZER E RECREAÇÃO – DIFERENÇA ENTRE OS CONCEITOS
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Médica Previdenciária
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
AULA 05 – HISTÓRIA DA RECREAÇÃO / ESTEREÓTIPOS DA RECREAÇÃO
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO Aula 08 – DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRA E JOGO / O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES POR FAIXAS ETÁRIAS.
O que é Aprendizagem?.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
LAZER E ATIVIDADE FÍSICA
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Qualidade de vida empresarial
RECRE - AÇÃO HOSPITA - L AR Vânia Maria Cretucci.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Ginástica Geral.
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
PSICOMOTRICIDADE.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Desenvolvimento motor
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Estresse.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
OFICINA DE ARTES VISUAIS
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Laboratório de Aprendizagem
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
LAZER E RECREAÇÃO Profª Carmen Lucia Dalano.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO FEEDBACK TRABALHOS EXPERIMENTAIS DE RECREAÇÃO POR ESPAÇO - MATUTINO.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
Desenvolvimento Interpessoal
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Desenvolvimento motor
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO TÉCNICAS DE RECREAÇÃO CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO

REFLEXÃO INICIAL O que é recreação? Quando surgiu a recreação? Para que ela serve? Sua função foi sempre a mesma?

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO De acordo com BRAMANTE, recreação pode ser considerada como “o produto, isto é, atividade/experiência, que ocorre dentro do lazer.” A recreação, portanto, faz parte do lazer. Para outro grupo de estudiosos, tais como PINTO, a recreação e/ou lazer representam “espaços” privilegiados para a vivência do lúdico.

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO Já para CAMARGO, os conceitos de lazer e recreação em nada se diferenciam do ponto de vista da dinâmica sociocultural que produziu o divertir-se moderno. Outro fator que aproximaria sua raiz conceitual, é um problema lingüístico. Nem todos os idiomas possuem termos que diferenciam as palavras Recreação e Lazer. Ex: Espanhol, Italiano, Alemão.

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO Essas posições diferenciadas acabaram gerando algumas dúvidas. Desta forma, nota-se que na primeira metade do século XX, o foco das discussões e das práticas no Brasil recaíam sobre a Recreação. Mas, nos dias atuais, presenciamos uma valorização maior do Lazer. Hoje a Recreação tem, não raro, um sentido pejorativo.

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO Do ponto de vista etimológico, MARINHO aponta que a Recreação é proveniente do latim Recreatio, Recreationem, que representa Recreio (divertimento, entretenimento). Para outros autores, deriva do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar. Afinal, “quem trabalha precisa renovar-se”, e é esse, historicamente, o objetivo maior da recreação.

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO Nos estudos brasileiros sobre o tema, o sentido do termo “recreare” é geralmente relacionado a possibilidade de “recriar, dar novo vigor, renovar”. “É uma atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social de cuja realização lhe advém o prazer.” (TIOSSI, Lígia)

DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO É uma experiência compensatória através de descargas de impulsos agressivos. Pode ser considerada como fuga de expressão social que combate a frustração, monotonia ou ansiedade". (GOUVEIA, Ruth)

OBJETIVOS DA RECREAÇÃO Integrar o indivíduo ao meio social; Estimular a participação grupal; Facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; Ocupar o tempo ocioso (entreter, distrair); Desinibir e desbloquear; Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal; Descobrir habilidades lúdicas; Desenvolver adaptação emocional; Dar vazão ao excesso de energia; Aumentar a capacidade mental do indivíduo; Facilitar o aprendizado; Estimular a criatividade; DIMINUIR O STRESS.

PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO QUEM TRABALHA COM RECREAÇÃO? QUE TIPOS DE FUNÇÕES PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO RECREADOR? QUAIS SÃO AS DENOMINAÇÕES MAIS COMUNS PARA RECREADOR? A FUNÇÃO DO RECREADOR É APENAS O ENTRETENIMENTO?

PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO A Recreação é trabalhada em vários setores de atividade, em momentos diversos. Porém, o profissional de recreação é aquele que tem como objetivo profissional desenvolver atividades de entretenimento, diversão, distração, transformando o ambiente em algo prazeiroso, agradável ao corpo, mente e/ou alma.

PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO Há várias denominações para o Recreador: Recreador ou Recreacionista (ambas estão corretas) Monitor Gentil Organizador (ex. Clube Med) Professor (muitos profissionais de Educação Física são confundidos ou exercem atividades recreativas profissionais) Porém, a definição considerada mais adequada atualmente é: ANIMADOR SOCIOCULTURAL

PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO ANIMAR = Movimentar a alma. A animação profissional tem sido chamada de sociocultural pois a recreação apresenta um papel social e cultural cada vez mais importante. EXEMPLOS: A prática recreativa congrega e fortalece grupos sociais (ex. brincadeiras em uma viagem da classe) e pode transformar a cultura da pessoa (ex. aprendizado informal através de atividades lúdicas de estudo do meio)

PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO Hoje, tanto a iniciativa privada como o poder público têm se preocupado em contratar profissionais de recreação, principalmente em: Programas Educativos ou de Ocupação do Tempo Livre de Caráter Social Programas de Motivação e Redução de Estresse nas Empresas COMENTEM CASOS QUE CONHEÇAM DESSES TIPOS!

PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO Segundo Silvestre Neto, deve possuir: FORMAÇÃO (Humana e Técnica) INFORMAÇÃO (Peculiaridades da Experiência – Local, Público, Objetivo, Duração, Recursos) COMPORTAMENTO IMAGINAÇÃO/CRIATIVIDADE COOPERATIVISMO (ESPÍRITO DE EQUIPE) DEDICAÇÃO COMUNICAÇÃO FLEXÍVEL (POLIVALENTE)

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO São definidas a partir de uma série de fatores: Tempo Espaço Clima (nos dois sentidos) Infraestrutura Recursos Financeiros Equipamentos Regras para uso do espaço Programação de atividades

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Fatores que interferem (continuação): Perfil do Público Faixa Etária Gênero (eventualmente) Perfil Cultural Situação Psicológica (Estresse, euforia, medo, entre outras) Nível de renda Motivação do Grupo

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Fatores que interferem: N.º de Recreadores N.º de pessoas “recreadas” Perfil dos Recreadores Conhecimento Técnico Conhecimento do Grupo Relação do Grupo

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: (Segundo FERREIRA) Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil de ser conduzido. Pequenos jogos - extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força. Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância.

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giros. Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo. Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão. Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar.

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: (Segundo VERÍSSIMO DE MELO) Jogos de Seleção - utilizada para a separação de equipes e/ou participantes (par ou ímpar, palitinho); Jogos Gráficos - realizado em cima de algum desenho ou traçado (amarelinha, xadrez); Jogos de Competição - disputa física entre os participantes (pegas, cabo de guerra); Jogos de Salão - motricidade fina em locais restritos e/ou fechados (baralho, quebra - cabeça); Jogos com Música - com ritmo (cantiga de roda, karaokê)

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: (Segundo MARLENE GUERRA) Forma de Participação Ativa: Atividades Motoras - Exigência maior do físico. Ex. Jogos Infantis e Esportes em Geral; Atividades Intelectuais - A mente é mais utilizada. Ex. Xadrez e Quebra-cabeça; Atividades Artísticas ou Criadoras - Ex. pintura, desenho, carpintaria, escultura, teatro, música, etc. Atividades de Risco - Ex. àquela na qual o praticante coloca à prova sua integridade. Ex. pára-quedismo, mergulho profundo, vôo livre etc.

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Formas de Participação Passiva: Atividades Sensoriais - Tem uma participação interativa com a atividade. Ex. Torcida no estádio - grita, balança os braços, salta participando emotiva e fisicamente. Atividades Transcendentais - Confunde-se com o Ócio pela participação de espectador. Ex. Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol, relaxamento tranqüilizante.

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FAIXA ETÁRIA: Pré-Escolar: 0 a 3 anos. Primeira Infância: 4 a 7 anos. Segunda Infância: 8 a 12 anos. Adolescência: 13 a 17 anos. Jovens: 18 a 25 anos. Adultos: 26 a 60 anos. Terceira Idade: 61 anos ou mais. Obs. É comum a execução de atividades mistas - para várias faixas etárias - como pais e filhos juntos;

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Como vimos, pode ser definido por diversos fatores. A título de ilustração apresenta-se atividades relacionadas a 02 espaços específicos: QUADRA Relacionada geralmente a parte física, porém, com elementos associativos e intelectuais. Benefícios: Saúde (Física, Mental) Companheirismo / Espírito de Equipe (Competição Saudável) Disciplina / Organização

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO QUADRA NUNCA DOIS FUT CASAL VÔLEI CEGO PEGA-PEGA NA LINHA CARIMBO AMEBA BARRA MANTEIGA MURALHA DO GRITO

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO PISCINA Pode estar relacionada a relaxamento, estímulo à circulação, coordenação motora, interação física Atividades de elevado caráter associativo, portanto, com reconhecidas conseqüências físicas, psicológicas (individuais e sociais). Múmia Marco Pólo Hidroginástica Basquetágua Pólo Aquático Corrente Elétrica Troca-Roupa

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO Vá um pouco mais longe: PENSEM ATIVIDADES RECREATIVAS NAS SEGUINTES CONDIÇÕES: AMBIENTES ESTRANHOS (DANCETERIA, AVIÃO, CACHOEIRA, INDÚSTRIA) PÚBLICOS ESPECÍFICOS E INCOMUNS (EX. MONGES TIBETANOS, TRAVESTIS, IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS) COM R$ 1 MILHÃO DISPONÍVEL