Chamada Forma-Engenharia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Título do Projeto Nome do coordenador Faculdade/Centro... Instituição Executora Edital Aprovado INSERIR AQUI LOGO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA DO PROJETO.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO 2015/2016 Projeto:
Programa de Formação Profissional - S11D
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
COORDENAÇÃO DE PESQUISA Coordenador: Maria Auxiliadora de A. Campos COORDENAÇÃO DE PESQUISA Coordenador: Maria Auxiliadora de A. Campos Comitês de Ética.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
PROJETOS ARTIGO /02 ORIENTAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DAS HORAS TRABALHO SOCIAL.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
Projeto de Extensão Unisul
Escola Acessível – PDDE Estrutura
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
FACCAT- Faculdade Integrada de Taquara
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Paulo Vinícius Rampinelli
Estágios Não-Obrigatórios
ASPECTOS OPERACIONAIS
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
TÍTULO DO TRABALHO Logotipo do evento Subtítulo: (se houver)
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Favor Colocar logo FAMEMA
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Informações importantes
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Universidade Federal do Espírito Santo
TIME NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Jovens Empreendedores
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
1.
Apresentação do Módulo
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Grupos isolados que pesquisam EaD
O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC
PESQUISA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ATENDIMENTO
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
CNPq e o Currículo Lattes
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Projeto Agentes Locais de Inovação
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Primeiros passos do pesquisador
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Ações de Extensão Título da ação de extensão Avaliação Parcial
Transcrição da apresentação:

Chamada Forma-Engenharia 12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF Chamada Forma-Engenharia Avaliação dos Resultados na Perspectiva dos Bolsistas Ênio Carvalho Danilo Nacif Júnior

Linha do Tempo

Objetivos da Chamada Objetivo Geral: Estimular a formação de engenheiros no Brasil. Objetivos específicos: Combater a evasão nos primeiros anos dos cursos de engenharia. Despertar o interesse dos alunos de ensino médio pela de engenharia e pela pesquisa científica e tecnológica. Ampliar a interação entre a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora).

Estrutura dos projetos submetidos à Chamada Projetos desenvolvidos em um contexto de arranjo complexo envolvendo a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora). Estrutura da Equipe do Projeto: Na Instituição de Ensino Superior: Um Coordenador, Professor de Engenharia, com auxílio (capital/custeio) de até R$ 10.000,00. Um Bolsista ITI-A, Graduando em Engenharia, com bolsa no valor mensal de R$ 360,00. Na Escola de Ensino Médio: De 2 a 4 Bolsistas ITI-B, Alunos de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 161,00. Um bolsista ATP-B, Professor de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 400,00. Outros colaboradores (professores, técnicos ou alunos). Prazo de Execução: 15 meses (3 meses para seleção dos bolsistas e 12 meses de vigência das bolsas).

Demanda e Atendimento da Chamada 712 propostas submetidas (R$ 17.354.231,09) 502 propostas atendidas (R$ 12.576.422,85) Participantes: 502 coordenadores de projetos. 2.862 bolsistas participantes. Mais de 1.600 colaboradores não bolsistas.

Distribuição das Propostas Atendidas Por Região e Área de Conhecimento

Metodologia adotada na Avaliação da Chamada Avaliação de eficácia ex post, buscando verificar o atingimento dos resultados propostos após o encerramento da Ação. Análise documental buscando identificar o marco legal e a trajetória institucional da política pública, constituindo as condições de contorno e a motivação para o lançamento da Chamada. Informações sobre as propostas extraídas de bases de dados do CNPq (Plataforma Carlos Chagas, Plataforma Lattes e Datamart de Pagamentos). Questionário estruturado, aplicado a todos os bolsistas, cerca de 2 anos após o encerramento dos projetos, buscando identificar a percepção quanto aos aspectos de gestão dos projetos e impactos: 33% dos bolsistas responderam ao questionário (241 ITI-A, 381 ITI-B e 191 ATP-B).

Percepção dos Bolsistas Graduandos em Engenharia Combate à Evasão

Percepção dos Alunos de Ensino Médio Interesse pelo Curso de Engenharia

Local de realização das atividades Interação entre Instituições

Triangulando Perspectivas Competências necessária ao Engenheiro

Considerações Finais Combater a evasão: Cerca de 5% dos Graduando em Engenharia não se manifestaram motivados com o Curso de Engenharia. Despertar o interesse: Aproximadamente 65% dos Alunos do Ensino Médio manifestaram interesse pelo Curso de Engenharia e 47% deles já haviam sido aprovados em processos seletivos. Ampliar a interação: Elevada participação de bolsistas vinculados em uma instituição nas tarefas ocorridas em instituição com a qual não possui vínculo. Mais de 29% dos Professores e 42% dos Alunos de Ensino Médio apontaram o local da maioria de suas atividades como a Instituição de Ensino Superior. Fator multiplicador no envolvimento com os projetos: Além dos 502 coordenadores e de seus 2.862 bolsistas, mais de 1.600 colaboradores sem bolsas atuaram nos projetos contemplados. Proposta futura: Avaliação dos impactos da Chamada Forma-Engenharia e acompanhamento dos Graduandos em Engenharia e dos Alunos do Ensino Médio. Outras Ações: Chamada 18/2013 - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação (encerrada) e Chamada 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação (aberta).

"Se apenas com idealismo nada se consegue de prático, sem essa força propulsora é impossível realizar algo de grande" Almirante Álvaro Alberto Obrigado!