Chamada Forma-Engenharia 12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF Chamada Forma-Engenharia Avaliação dos Resultados na Perspectiva dos Bolsistas Ênio Carvalho Danilo Nacif Júnior
Linha do Tempo
Objetivos da Chamada Objetivo Geral: Estimular a formação de engenheiros no Brasil. Objetivos específicos: Combater a evasão nos primeiros anos dos cursos de engenharia. Despertar o interesse dos alunos de ensino médio pela de engenharia e pela pesquisa científica e tecnológica. Ampliar a interação entre a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora).
Estrutura dos projetos submetidos à Chamada Projetos desenvolvidos em um contexto de arranjo complexo envolvendo a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora). Estrutura da Equipe do Projeto: Na Instituição de Ensino Superior: Um Coordenador, Professor de Engenharia, com auxílio (capital/custeio) de até R$ 10.000,00. Um Bolsista ITI-A, Graduando em Engenharia, com bolsa no valor mensal de R$ 360,00. Na Escola de Ensino Médio: De 2 a 4 Bolsistas ITI-B, Alunos de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 161,00. Um bolsista ATP-B, Professor de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 400,00. Outros colaboradores (professores, técnicos ou alunos). Prazo de Execução: 15 meses (3 meses para seleção dos bolsistas e 12 meses de vigência das bolsas).
Demanda e Atendimento da Chamada 712 propostas submetidas (R$ 17.354.231,09) 502 propostas atendidas (R$ 12.576.422,85) Participantes: 502 coordenadores de projetos. 2.862 bolsistas participantes. Mais de 1.600 colaboradores não bolsistas.
Distribuição das Propostas Atendidas Por Região e Área de Conhecimento
Metodologia adotada na Avaliação da Chamada Avaliação de eficácia ex post, buscando verificar o atingimento dos resultados propostos após o encerramento da Ação. Análise documental buscando identificar o marco legal e a trajetória institucional da política pública, constituindo as condições de contorno e a motivação para o lançamento da Chamada. Informações sobre as propostas extraídas de bases de dados do CNPq (Plataforma Carlos Chagas, Plataforma Lattes e Datamart de Pagamentos). Questionário estruturado, aplicado a todos os bolsistas, cerca de 2 anos após o encerramento dos projetos, buscando identificar a percepção quanto aos aspectos de gestão dos projetos e impactos: 33% dos bolsistas responderam ao questionário (241 ITI-A, 381 ITI-B e 191 ATP-B).
Percepção dos Bolsistas Graduandos em Engenharia Combate à Evasão
Percepção dos Alunos de Ensino Médio Interesse pelo Curso de Engenharia
Local de realização das atividades Interação entre Instituições
Triangulando Perspectivas Competências necessária ao Engenheiro
Considerações Finais Combater a evasão: Cerca de 5% dos Graduando em Engenharia não se manifestaram motivados com o Curso de Engenharia. Despertar o interesse: Aproximadamente 65% dos Alunos do Ensino Médio manifestaram interesse pelo Curso de Engenharia e 47% deles já haviam sido aprovados em processos seletivos. Ampliar a interação: Elevada participação de bolsistas vinculados em uma instituição nas tarefas ocorridas em instituição com a qual não possui vínculo. Mais de 29% dos Professores e 42% dos Alunos de Ensino Médio apontaram o local da maioria de suas atividades como a Instituição de Ensino Superior. Fator multiplicador no envolvimento com os projetos: Além dos 502 coordenadores e de seus 2.862 bolsistas, mais de 1.600 colaboradores sem bolsas atuaram nos projetos contemplados. Proposta futura: Avaliação dos impactos da Chamada Forma-Engenharia e acompanhamento dos Graduandos em Engenharia e dos Alunos do Ensino Médio. Outras Ações: Chamada 18/2013 - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação (encerrada) e Chamada 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação (aberta).
"Se apenas com idealismo nada se consegue de prático, sem essa força propulsora é impossível realizar algo de grande" Almirante Álvaro Alberto Obrigado!