MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça
MUDANÇA Significa a passagem de um estado para outro diferente. Implica transformação, perturbação, interrupção, ruptura.
MUDANÇA
MUDANÇA ORGANIZACIONAL É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho (Bruno-Faria 2000)
PODER JUDICIÁRIO SINDICATO FORNECEDORES MP SOCIEDADE OAB CNJ AMMA
Alguns conceitos básicos Organização Grupo de pessoas que se reúne em busca de um objetivo comum. Cultura organizacional Expressa o modo de vida, o sistema de crenças e valores e a forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização.
É preciso desenvolver uma NOVA VISÃO Cultura Empresarial É preciso desenvolver uma NOVA VISÃO adequada à realidade deste início do Século XXI!!
Como e porque se processa uma mudança em uma organização? Mercados globalizados A informação viaja numa velocidade espantosa O cliente a cada dia exige mais Alterações significativas nos hábitos das pessoas; Essa exigência se reflete em “imposições” sobre o comportamento das organizações;
Principais etapas de um Projeto de Mudança: Descongelamento; Mudança; Recongelamento.
Como agir em um Projeto de Mudança? Preparar o terreno; Ouvir a opinião do pessoal; Modificar o comportamento da Liderança.
O Líder tem um papel fundamental na Gestão de Mudanças
Planejamento e execução da mudança Por que mudar? Qual nosso estado presente? Qual será o nosso estado futuro? Ação para a mudança Gerenciando a transição da mudança
Sintomas da necessidade da mudança Repetição incessante dos mesmos problemas Tentativas repetidas de produtividade Baixo nível de moral entre colaboradores Alta rotatividade de pessoal
Acompanhamento e Avaliação das Mudanças Determinar se os benefícios e as melhorias foram alcançados; Indicar a existência de problemas potenciais resultantes das transformações; Manter o controle sobre o projeto das mudanças dentro do cronograma, do orçamento e do prazo; Fornecer feedback para os stakeholders, mantendo-os sempre informados das mudanças.
Como nasce um paradigma? Modelo, padrão, exemplo Como nasce um paradigma?
Resistência a Mudança Falta de convicção de sua necessidade Desconforto com a necessidade Desconforto com as surpresas do desconhecido Relutâncias em lidar com situações desfavoráveis Falta de confiança no agente da mudança Medo de fracasso Outros
Como gerenciar a mudança e a resistência? Ambiente de aprendizagem Nível de ansiedade adequado Confiança e respeito mútuo
Forças impulsionadoras e restritivas Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas Idéias Conservantismo Conformismo com o presente Presente ou passado Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas Idéias Criatividade Inovação Inconformismo com o presente Futuro
Reflexão “NÃO EXISTE NADA MAIS DIFÍCIL DE ASSUMIR, MAIS ARRISCADO DE DIRIGIR OU MAIS INCERTO QUANTO AO SUCESSO DO QUE A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM DAS COISAS”. O Príncipe, Maquiavel