UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Professor Auxiliar.
A Escola pode resgatar a Cidadania?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Laboratório de Ensino de Química 1
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
SÉCULO XX.
Construindo uma identidade profissional
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Glauce-Mônica Vilela Souza
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
O sucesso do trabalho pedagógico
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo oficial de São Paulo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Dez novas competências para Ensinar
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gerenciamento de Sala de Aula
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Portfólios da Prática Pedagógica
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Comunidade de Aprendizagem
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Formação continuada ANO 2015
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca Elia Claudia Lage Rebello da Motta Programa de Pós-Graduação em Informática - NCE/IM - UFRJ 11º Congresso Internacional de Educação a Distância

Apresentação A Noção de Competências Rede Sistêmica Aspecto Institucional Aspecto do Aluno Aspecto Situacional

A Noção de Competências “A competência não se limita ao conhecer, mas vai além porque envolve o agir numa situação determinada. O agir competente inclui decidir e agir em situações imprevistas, mobilizar conhecimentos, informações e hábitos, para aplicá-los, com capacidade de julgamento, em situações reais e concretas...” (Conselho Nacional de Educação, Parecer nº16/99, PCNb, 1999, p.32)

A Noção de Competências “... competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações” (Perrenoud, 2000); “... um conjunto identificável de conhecimentos (saberes), práticas (saber-fazer) e atitudes (saber-ser) que mobilizados podem levar a um desempenho satisfatório”. (Despresbiteris, 2003);

A Noção de Competências Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (conhecimentos, habilidades e valores) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Rede Sistêmica Institucional Competências Aluno Situacional A rede sistêmica é uma forma de representação dos dados. Essa rede representa os três aspectos considerados primordiais: a institucional, a humana e a situacional em um processo educacional baseado em competências

Rede Sistêmica Aspectos Institucionais a serem considerados: Objetivo do curso; Abordagem pedagógica; Formação do professor. Aspecto Institucional – tanto o professor, como os objetivos do curso e a abordagem pedagógica devem estar devidamente afinados com a proposta

Abordagem Pedagógica Burnier (2001) Os saberes devem ser significativos para indivíduo; Deve existir um relacionamento entre os novos saberes e os conhecimentos anteriores; As atividades devem estar de acordo com o tipo de competência que se quer desenvolver; O trabalho coletivo deve ser estimulado; A investigação deve estar integrada ao ensino-aprendizagem. A formação humana deve ser integral e sólida; Princípios básicos de uma pedagogia baseada em competências segundo Burnier (2001)

Rede Sistêmica Competências Situacional Aluno Institucional

Rede Sistêmica Aspectos a serem mobilizados do Aluno Conhecimentos; Habilidades; Atitudes; Em relação ao aluno - a formação do aluno envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes

Mapeamento das Competências Philippe Perrenoud, 1999 Formar e conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; Analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica; Cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança;

Mapeamento das Competências Philippe Perrenoud, 1999 Estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo democrático; Gerenciar e superar conflitos; Conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las; Construir normas negociadas de convivência que superem diferenças culturais.

Rede Sistêmica Institucional Competências Aluno Situacional O aspecto situacional é aquele em que as compet6encias se manifestam e, portanto, podem ser estimuladas e apuradas (situação de ensino-aprendizagem) ou avaliadas

Rede Sistêmica Aspectos Situacionais a serem considerados: Avaliação. Ensino-aprendizagem; Avaliação.

Avaliação por Competências Avaliação numa abordagem por competências deve verificar não só os conhecimentos mas a capacidade do aluno no enfrentamento de novas situações Avaliação baseada em critérios Relacionados com o saber, saber ser e saber fazer

Avaliação por Competências Privilegiar a resolução de problemas, pois as tarefas devem ser contextualizadas; Estimular a colaboração entre pares; Contrato didático; Valorizar os conhecimentos anteriores e os valores dos alunos e verificar o grau de domínio das competências visadas; Promover a auto-avaliação; Definição clara dos critérios de avaliação.

Visão Geral

Considerações Finais A rede sistêmica evidenciou os três principais aspectos envolvidos na noção de competências e que servem de base para a reflexão sobre o processo de elaboração e de execução de uma prática pedagógica por competências. A partir desses aspectos está sendo desenvolvida uma ferramenta cujo principal objetivo é auxiliar os professores a avaliarem as competências desenvolvidas pelos alunos durante um curso.

Obrigada Contato: Gianna Oliveira Bogossian Roque gianna@ccead.puc-rio.br