· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Advertisements

ROCHA, Arlindo Carvalho
Orçamento na CF/88 Princípios
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS

GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Orçamento Público e Política
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
BALNEÁRIO PIÇARRAS / SC - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2007.
Prefeitura Municipal de Taubaté
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Lei Orçamentária Anual - LOA
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PUBLICA DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º Quadrimestre / 2015.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
O Monitoramento das Metas Fiscais e a Gestão Orçamentária Paulo Roberto Dias Pereira, Técnico em Planejamento da SEPLAG/RS Porto Alegre, 29 de abril de.
Audiência Pública LOA 2016.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
RECEITA PÚBLICA.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2014 (§4º, ART. 9º, LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 04 DE MAIO DE 2000)
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA GESTÃO FISCAL 3º QUADRIMESTRE | 2015 SECRETARIA DE FINANÇAS E ARRECADAÇÃO.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
Lei Orçamentária Anual
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Lei Orçamentária Anual
Transcrição da apresentação:

· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde Módulo: SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: Qual é a força do conselho local de saúde em sua comunidade? Oficina: Noções introdutórias de Finanças e Orçamento Público. Prof. Arlindo Carvalho Rocha DCE/ESAG/UDESC e2acr@udesc.br

· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde Meu propósito: apresentar e discutir algumas questões sobre Finanças e Orçamento. Como pretendo realizá-lo: respondendo a quatro perguntas e propondo a quinta: 1. O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? 2. DE ONDE SURGE O ORÇAMENTO PÚBLICO? 3. O QUE ISSO TEM A VER COM VOCÊ? 4. QUESTÕES PRÁTICAS. 5. COMO POSSO AJUDAR?

O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO?

O governo como uma família ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde O governo como uma família

·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde Orçamento Público é o conjunto das leis orçamentárias (e dos procedimentos a elas associados) que definem as ações de governo em termos de planejamento, programação e controle das receitas e despesas públicas.

SURGE O ORÇAMENTO PÚBLICO? ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde DE ONDE SURGE O ORÇAMENTO PÚBLICO?

PROPOSTAS ELEITORAIS E LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde PROPOSTAS ELEITORAIS E PLANO DE GOVERNO Nível Político OBJETIVOS SETORIAIS  NACIONAIS REGIONAIS Estratégico   (longo prazo) PROGRAMAS DE GOVERNO PLANO PLURIANUAL – PPA NECESSIDADES CONJUNTURAIS PROGRAMAS ORÇAMENTÁRIOS DIRETRIZES GERAIS Tático (médio prazo) LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO Operacional LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA DETALHAMENTO (curto prazo)

O Orçamento Público é constituído por três leis: ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde O Orçamento Público é constituído por três leis: - Lei do Plano Plurianual (PPA); - Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); - Lei Orçamentária Anual (LOA).

·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde O PPA estabelece os objetivos e metas da para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada; A LDO estabelece as diretrizes norteadoras da elaboração da Lei Orçamentária Anual A LOA estima a receita e fixa a despesa para cada exercício financeiro.

· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde RECEITA DESPESA CORRENTE 1. Receita Tributária 2. Receita de Contribuições 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuária 5. Receita Industrial 6. Receita de Serviços 7. Transferências Correntes 9. Outras Receitas Correntes 1. Pessoal e Encargos Sociais 2. Juros e Encargos da Dívida 3. Outras Despesas Correntes Total das receitas correntes = Total das despesas correntes CAPITAL 1. Operações de Crédito 2. Alienação de Bens 3. Amortização de Empréstimos 4. Transferências de Capital 5. Outras Receitas de Capital 4. Investimentos 5. Inversões Financeiras 6. Amortização da Dívida 9. Reserva de Contingência Total das receitas de capital = Total das despesas de capital TOTAL DAS RECEITAS = TOTAL DAS DESPESAS

O QUE ISSO TEM A VER COM VOCÊ? ·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde O QUE ISSO TEM A VER COM VOCÊ?

REGIMENTO INTERNO DO CMS TÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 2º - O Conselho Municipal de Saúde Florianópolis é Órgão deliberativo que tem por finalidade atuar na formulação das estratégias e no controle de execução da Política Municipal de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em acordo com as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde. TÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES Artigo 3º - Compete ao Conselho Municipal de Saúde: ... b) discutir, avaliar e aprovar os planos de aplicação dos recursos financeiros do Fundo Municipal de Saúde; c) acompanhar, avaliar e controlar a programação e orçamentação integrada para operacionalização do Sistema Municipal de Saúde; d) conhecer mensalmente os recursos financeiros recebidos através do SUS, bem como a sua aplicação; e) definir diretrizes e controlar as aplicações dos recursos do Fundo Municipal de Saúde, em consonância com o Plano Municipal de Saúde;

·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 2010 Demonstrativo da Despesa por Órgãos e Funções 35.00 - FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE – FMS R$ 202.265.563,00

·                     Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde QUESTÕES PRÁTICAS: 1. Plano Municipal de Saúde 2011-2014 2. Percentual de Recursos Próprios Aplicados em Saúde 3. Orçamento do FMS - LOA 2010.