Frente Parlamentar do Transporte Metroferroviário

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Transcrição da apresentação:

Frente Parlamentar do Transporte Metroferroviário FTRAN Instituto de Engenharia Planos Diretores Regionais – PDR Concepção de um Sistema Intermodal para o Interior Paulista 16 de agosto de 2018

A relevância socioeconômica do Interior Paulista Área.............: 227 mil km² (92%) População¹...: 16 milhões (34%) PIB².............: R$ 465 bilhões (24%) Frota³...........: 7 milhões (33%) INTERIOR Estado de São Paulo Área.............: 248 mil km² (3%) População¹...: 45 milhões (22%) PIB².............: R$ 1.940 bilhões (32%) Frota³...........: 23 milhões (32%) SP BRASIL Área.............: 8,5 milhões km² População¹...: 207 milhões PIB².............: R$ 5.995 bilhões Frota³...........: 73 milhões 1 – IBGE 2017 2 – IBGE 2015 3 – DENATRAN 2017 Brasil

Movimentação de Cargas no Estado de SP em 2015 Estado de São Paulo milhões de t Agregados de produtos SENTIDO TOTAL Passagem Dentro para dentro Dentro para fora Fora para dentro Carga Geral 46,1 188,9 78,7 76,7 390,4 Minerais 46,5 115,0 34,3 89,4 285,2 Agrícolas 16,7 238,3 15,5 62,5 332,9 Combustíveis 13,6 49,3 32,5 109,0 Agroindustriais 18,6 55,8 26,3 34,0 134,7 Total 141,5 647,2 187,3 276,3 1.252,3

Movimentação de Cargas no Estado de SP em 2015 Macrometrópole (MM) milhões de t Agregados de produtos SENTIDO TOTAL Dentro para dentro Dentro para fora Fora para dentro Carga Geral 103,7 82,4 90,8 276,9 Minerais 51,4 29,8 101,7 182,9 Agrícolas 3,1 4,8 54,8 62,8 Combustíveis 30,8 44,8 11,5 87,1 Agroindustriais 10,6 10,1 56,1 76,8 Total 199,7 171,9 314,9 686,5

Plano Diretor de Logística e Transportes do Estado de SP O Plano Diretor de Logística e Transportes – PDLT incorpora 2 projetos principais: Plano de Ação da Macrometrópole – Transporte e Logística (PAM-TL) Planos Diretores Regionais (PDR) A MMP constituída pelo quadrilátero Sorocaba – Campinas – São José dos Campos e Santos, é objeto do PAM -TL O restante do ESP é o foco dos Planos Diretores Regionais (PDR)

Planos Diretores Regionais – PDR Escopo Os PDR´s destinam-se a identificar, analisar e priorizar carteiras de projetos de investimentos na infraestrutura de transporte e logística nas várias regiões do ESP Estes investimentos terão como objetivo dinamizar as vocações econômicas de suas respectivas regiões, a fim de alavancar o crescimento de atividades econômicas locais, através da melhoria da infraestrutura e das operações logísticas.

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos níveis de utilização da infra regional (NS) 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Critérios de regionalização serão definidos pela equipe econômica, considerando: perfil da produção local, suas demandas de insumos, escoamento da sua produção, viagens entre municípios (satélites e polarizadores) aspectos peculiares de cada região.

Zoneamento - Logística, transportes e desenvolvimento Exemplos de zoneamentos por métodos de clusterização, considerando viagens pendulares e aglomerações

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Avaliação do nível de utilização de cada infraestrutura: rodovias, ferrovias, hidrovias e dutos. Análise com dados da demanda atual (Níveis de Serviço - NS) Análise dos subsistemas degradados e subutilizados

Diagnóstico da infraestrutura existente Rodovia saturada ao redor das grandes cidades estado de conservação da infraestrutura e qualidade do serviço prestado ao usuário. Ferrovia trechos subutilizados questões institucionais Hidrovias capacidade limitada poucas conexões modais

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Cenário regional de SP ancorado em cenário macroeconômico nacional

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Projeção dos NS das infraestruturas para um horizonte de 30 anos e identificação das necessidades de investimentos em patamares de tempo neste horizonte.

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Os estudos deverão analisar todos os modais, mas em especial os projetos relacionados aos sistemas: Rodoviários, Ferroviários e Hidroviários

Projetos Rodoviários Avaliação de oportunidades de investimento na malha rodoviária, considerando: Investimentos em ampliação nos trechos com perspectivas de saturação Construção de novas infraestruturas conexas para serviços intermodais; Investimentos em reabilitação e pavimentação de vicinais relevantes. CLASSE Ext. (km) Estaduais 21.385 Federais 1.056 Vicinais 14.627 TOTAL PAVIMENTADA 37.068

Projetos Ferroviários Identificação de linhas que poderão ser devolvidas pelo operador atual Campinas Sorocaba SJC Santos MALHAS ALL – Malha Oeste ALL – Malha Paulista ALL – Malha Sul MRS CPTM VLI MMP EMPLASA MMP PAM-TL RMSP

Projetos Ferroviários Identificação de linhas que poderão ser devolvidas pelo operador atual Determinação dos custos de reabilitação destas ferrovias e estudos de simulação operacional Malha desativada, com baixa capacidade ou ociosa (2 797 km) Malha ativa com alta demanda (2 380 km)

Projetos Ferroviários Identificação de linhas que poderão ser devolvidas pelo operador atual Determinação dos custos de reabilitação destas ferrovias e estudos de simulação operacional Estimativa da demanda captável em cada sistema Sentido Exportação Produtos de vocação ferroviária (soja, farelo, milho, celulose, açúcar, etanol)

Projetos Ferroviários – Demanda Captável Sentido Exportação Produtos de vocação ferroviária + Carga Geral Sentido Importação Origem Santos, Paranaguá, S.F. Sul e Vitória + Macrometrópole

Projetos Ferroviários Identificação de linhas que poderão ser devolvidas pelo operador atual Determinação dos custos de reabilitação destas ferrovias e estudos de simulação operacional Estimativa da demanda captável em cada sistema Avaliação da viabilidade econômico-financeiras de re-concessões Adoção do conceito de short-lines nos estudos de reconcessão, gerando modelos regulatórios adequados e com padrão operacional condizente com o perfil da demanda. Sob este conceito p. ex. o operador terá mais liberdade para prover novos serviços, como transportes de passageiros em ligações atrativas entre municípios – satélites e municípios – polos, veiculação de carga solta, entre outros.

Conexão Ferroviária da Malha Regional com o Novo Sistema da MMP Campinas Sorocaba SJC Santos MALHAS ALL – Malha Oeste ALL – Malha Paulista ALL – Malha Sul MRS CPTM VLI MMP EMPLASA MMP PAM-TL RMSP

Conexão Hidro- Ferroviária Concepção de um modelo de concessão para as hidrovias e investimentos correlatos, como portos intermodais Priorização das conexões intermodais com a hidrovia do Paraná

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais A priorização dos projetos de investimentos prezará por resultados atrativos para as economias de cada região, considerando o uso de um Modelo de Análise de Impacto a ser desenvolvido no âmbito do PDR.

Planos Diretores Regionais – PDR Principais macroatividades dos Planos Diretores Regionais 1. Zoneamento 2. Diagnóstico da infraestrutura existente 3. Desenvolvimento de cenários de crescimento 4. Projeção dos Níveis de Serviço 5. Projetos para o sistema rodo-hidro-ferroviário 6. Análises de impactos socioeconômico-ambientais 7. Realização de Workshops Regionais Realização de workshops destinados à prospecção de sugestões de investimentos na visão das lideranças políticas, econômicas regionais de forma a capturar uma visão mais apurada das demandas locais. Haverá 2 fases para a realização dos workshop: na será feita a prospecção e na segunda a apresentação dos resultados da avaliação feita pela equipe técnica.

Frente Parlamentar do Transporte Metroferroviário FTRAN Instituto de Engenharia Planos Diretores Regionais - PDR 16 de agosto de 2018