Capítulo 12 Pensamentos clássico e helenístico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Advertisements

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão a.C.  Ateniense, filho de família aristocrática.  discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do.
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
Gabriela Bezerra Julyana Xavier Nathália de Morais Nathália Santos Paula Jaqueline Aristóteles.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Prof. Ricardo Lima Filosofia – 3º Ano. Origem O Ceticismo filosófico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
Pré-socráticos.
Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16
MARCO TÚLIO CÍCERO Sobre a Amizade (De Amicitia)
Introdução ao filosofar
Orientações ao professor
Recuperação de Filosofia – 3º ano
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Didática das Ciências Experimentais
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IDESB
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO PARA AUTOAVALIAÇÕES”
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Teoria Neoclássica.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
APOIO.
Max Horkheimer.
Psicologia Raphaella Pizani.
ACEPÇÃO FILOSÓFICA DA AUTONOMIA
Ética na Grécia Clássica: Sócrates ( a.C.)
FILOSOFIA DO DIREITO.
De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação
OS SOFISTAS “O homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são enquanto são e daquelas que não são enquanto não são”. Protágoras.
ARISTÓTELES. Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. 18/09/2018
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Pré-socráticos A filosofia nasceu de uma necessidade em explicar o mundo de uma forma racional.
Aristóteles Filosofia.
Sem uma teoria, a literatura é o obvio.
D E U S.
Pitágoras – Filósofo grego
Sociologia e Senso Comum
FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.
A ESPIRAL HERMENÊUTICA: SEMÂNTICA
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Curso Básico de Espiritismo
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Aristóteles Filosofia.
Introdução ao filosofar antigo
SÓCRATES (PARTE 01) Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia Sócrates considerava-se o “parteiro das almas”: não era o pai das idéias,
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Filosofia da Educação II
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
FENOMENOLOGIA.
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
História da Psicologia
FILOSOFIA CLÁSSICA Professor Fábio Will.
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
A Crítica da Razão Prática
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
A evolução do Conhecimento
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Capítulo 12 Pensamentos clássico e helenístico FILOSOFAR Capítulo 12 Pensamentos clássico e helenístico Proposta para esse capítulo SOMENTE ESTRUTURA Menos enumerações e mais esquemas Mais imagens e menos textos Utilizar mais formas geométricas e tipos de animação.

Você sabe o que significam estas palavras? teoria das quatro causas CONCEITOS-CHAVE Você sabe o que significam estas palavras? sofista dialética socrática teoria das ideias teoria das quatro causas mito da caverna finalismo

DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe atentamente esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? Por que teria sido dado esse nome à obra? Você reconhece os dois personagens centrais? Qual parece ser a atitude desses personagens?

CONTEXTO HISTÓRICO FILOSOFIA CLÁSSICA debate político nas praças e nas assembleias igualdade dos cidadãos perante a lei: isonomia DEMOCRACIA PALAVRA CIDADÃOS valorizava grupo que incluía habilidades argumentativas homens atenienses maiores de 21 anos ÁGORA de Atenas principal praça pública da cidade

o homem é a medida de todas as coisas SOFISTAS Protágoras de Abdera Górgias de Leontini SUBJETIVISMO CETICISMO ABSOLUTO SOFISTAS o homem é a medida de todas as coisas o ser não existe a realidade é relativa a cada um se existisse, não poderia ser conhecido RETÓRICA não existe uma realidade absoluta mesmo que fosse conhecido, não poderia ser comunicado arte de falar em público

SÓCRATES Era filho de um escultor e de uma parteira. (c. 469-399 a.C.) Era filho de um escultor e de uma parteira. Buscou simbolicamente esculpir uma representação autêntica do ser humano, fazendo dar à luz suas próprias ideias. Polemizou com os sofistas quanto à relativização da moral. Breve apanhado geral, com conceitos-chave.

DIALÉTICA SOCRÁTICA DIALÉTICA “Conhece-te a ti mesmo” seria um processo de autoconhecimento perguntas que ajudam o interlocutor a reconstruir suas ideias perguntas que evidenciam contradições no pensamento do interlocutor DIALÉTICA ANIMAR E INSERIR CONECTIVOS maiêutica ironia momentos básicos

A CONDENAÇÃO DE SÓCRATES Leia o boxe: Um corruptor da juventude? Em sua opinião, as palavras de Sócrates são coerentes com a filosofia e a vida dele? Você acredita que a atitude de Sócrates é um exemplo a ser seguido?

PLATÃO Foi discípulo de Sócrates. (c. 427-347 a.C.) Foi discípulo de Sócrates. Fundou a Academia, que foi uma das primeiras instituições permanentes de ensino filosófico e científico do Ocidente. Escreveu os chamados diálogos socráticos, que tinham como personagem a figura de Sócrates. Breve apanhado geral, com conceitos-chave.

DUALISMO PLATÔNICO essência Ideia da qual todas as outras derivariam composto por ideias eternas, imutáveis e perfeitas aparência Ideia do bem composto por coisas temporárias, mutáveis e corruptíveis Ideias eternas MUNDO INTELIGÍVEL Animar Multiplicidade das coisas MUNDO SENSÍVEL

PROCESSO DE CONHECIMENTO processo de conhecimento essências ou seres verdadeiros sombras e aparências TEORIA DAS IDEIAS MUNDO INTELIGÍVEL MUNDO SENSÍVEL filosofia (“amor à sabedoria”) Animar filodoxia (“amor às opiniões”) reminiscência da alma processo de conhecimento processo dialético de passagem do

MITO DA CAVERNA Alegoria criada por Platão para explicar a evolução do processo de conhecimento Seres que passam em frente ao fogo Prisioneiros observam sombras projetadas no fundo da caverna Prisioneiro libertado INCLUIR CONEXÕES P. 224 Explicar mais, com base no livro. -> Platão acaba aqui (não vou falar de reis-filósofos) Você consegue estabelecer uma analogia entre o mito da caverna e alguma situação do cotidiano?

ARISTÓTELES Foi discípulo de Platão. (c. 384-322 a.C.) Foi discípulo de Platão. Estudou na Academia de Platão, em Atenas, onde era estrangeiro. Fundou sua própria escola filosófica, o Liceu, onde ensinou por 12 anos. Rejeitou o dualismo platônico. Último tópico fica ou não? Propôs a indução como método básico de aquisição de conhecimento.

HILEMORFISMO TELEOLÓGICO matéria (hylé) princípios inseparáveis 4 causas muda em função de forma (morphé) SER ato (manifestação do ser) substanciais (essenciais) Animar não esquecer que verde limão é artifício existe em atributos potência (possibilidade de ser) acidentais (não-essenciais)

TEORIA DAS QUATRO CAUSAS Explica as transformações do ser: a passagem da potência ao ato causa formal forma, natureza específica, configuração de uma coisa. Ex.: a figura de um soldado na estátua causa material matéria de que é feita uma coisa. Ex.: o mármore de uma estátua animar a finalidade ou a razão de ser de uma coisa. Ex.: exaltar um soldado causa final causa eficiente aquele que produz diretamente uma coisa. Ex.: o escultor Causa que coordena as demais causas.

FINALISMO ARISTOTÉLICO Debata com seus colegas acerca da concepção finalista de universo de Aristóteles. Você acha que tudo aquilo que existe tem uma finalidade em si mesmo? Leia o texto: As ideias e a realidade histórica. Você concorda com a interpretação da teoria das ideias apresentada nesse texto? Comente.

FILOSOFIAS HELENÍSTICAS (a partir de 322 a.C.) Foram desenvolvidas quando os macedônicos conquistaram a Grécia. Enfatizaram a vida privada em vez da vida pública. Teriam como principal preocupação proporcionar alguma forma de paz de espírito às pessoas desorientadas e inseguras com a vida social.

FILOSOFIAS HELENÍSTICAS Filosofias helenísticas controle das paixões desprezo por bens materiais cinismo epicurismo prazeres do intelecto questionamento de valores e convenções Filosofias helenísticas prazer dever tudo é incerto austeridade física e moral Animar pirronismo estoicismo ceticismo compreensão dos princípios universais

Créditos das imagens Slides 1 a 3: Detalhe de Escola de Atenas (1510-1512) – Rafael. MUSEUS E GALERIAS DO VATICANO Slide 4: NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY/CORBIS/LATINSTOCK (detalhe) Slide 6: DIOMEDIA Slide 8: Detalhe de A morte de Sócrates (1787) – Jacques-Louis David. JACQUES-LOUIS DAVID/THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART, NOVA YORK Slide 9: Detalhe de O filósofo Platão – Roger Payne (Coleção particular). ROGER PAYNE/THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 12: ROGÉRIO BORGES Slide 13: MARY EVANS/DIOMEDIA Slide 15: ALAMY/DIOMEDIA Slide 16: Detalhe de Escola de Atenas (1510-1512) – Rafael. MUSEUS E GALERIAS DO VATICANO Slide 17: Estela (placa funerária) representando a ama falecida e sua serva (c. 380 a.C.). (Museu Nacional de Arqueologia de Atenas, Grécia). DEA PICTURE LIBRARY /THE GRANGER COLLECTION