GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Prefeitura Municipal de Guarujá
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Elaboração de um projeto de pesquisa
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Metodologia otimizada
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
PLANEJAMENTO E CONTROLE
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Organização de eventos II
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Título do Projeto Nome do Aluno
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Como encaminhar uma pesquisa?
1.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Modelo de Planejamento Estratégico
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Anexo II: Processos de Gerenciamento de Projetos
Fundamentos do Psicodiagnóstico
em Educação em Direitos Humanos
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
Gestão da Logística de Distribuição
Mapeamento de processos para Construtoras
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Gestão Estratégica em Logística
Funções de administração
GESTÃO DE PROJETOS - 4 Escola de Engenharia de Lorena
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Planejamento Global de Eventos
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Relatório A3 Resumo do Projeto
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena (Depto. Engenharia Química) Prof. Dr. Francisco Chaves chaves@dequi.eel.usp.br FC

Meta e Método Evento (Plano) + Resposta (Atitude) = Resultado (Sucesso) Estratégia e Tática (Conceitos do universo militar) Estratégia (Stratego – grego): comando das tropas – coordenar ações Tática (Tact – latin): manusear, organizar, medidas, práticas A estratégia comanda ações; E a tática revela-se como as ações em si. A tática trabalha a serviço da estratégia A estratégia é composta por ações táticas

Características da Estratégia: Meta e Método Características da Estratégia: Conhecimento do mercado oponente; Condições externas do meio; Conhecimento interno – recursos. “…Num jogo de tenis…” : Estratégia: o que fazer, quando não há o que fazer (escolha/decisão) Tática: o que fazer, quando há o que fazer (qualidade da execução) “Perca com classe Mas vença com ousadia”.

Plano de Projeto – Orientado pelo Escopo Escopo (intenção, propósito, âmbito, alvo) Plano de Ação Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Plano de Projeto = (Escopo) + (Plano de Ação) + (PMA)

Escopo Elementos do Escopo Definição da situação geradora do projeto (problema, melhoria, desafio, oportunidade) Justificativa do projeto (o porque) (diagnóstico da situação inicial – baseline) Objetivos, geral e específicos, do projeto (razão de ser, e o para que) Resultados esperados com a realização do projeto (relação direta com os objetivos) Abrangência do projeto (caracterização da extensão, área de atuação, e partes interessadas – stakeholders)

Escopo O Escopo é um componente do Plano de Projeto que responde às questões: De que se trata o projeto? Qual situação que deu origem ao projeto? Por que vale a pena investir recursos no projeto? O que acontece se não fizer o projeto? Quais as finalidades? Que resultados/benefícios esperados? Quais os beneficiados com o projeto? Que volume de recursos (estimados) será investido?

Plano de Ação Apresenta, de forma estruturada, os procedimentos e recursos que serão mobilizados para a execução do escopo. Elementos do Plano de Ação Desdobramento de atividades e tarefas (detalhamento de ações em pacotes) Estimativa dos prazos (determinação de tempos para as tarefas) Estimativa de custos e recursos (recursos, mateiral e humano, requeridos para as tarefas) Rede de tarefas – “mapa do projeto” (sequência das tarefas – identificação das tarefas críticas) Cronograma – linha de tempo do projeto (com posição de início e fim das tarefas, responsáveis, etc)

Plano de Ação O Plano de Ação é um documento que deve responder às seguintes questões: Como será realizado este projeto? Que ações e tarefas serão realizadas? Quanto tempo será necessário para cada ação ou tarefa? Quais pessoas serão responsáveis por sua execução? Quanto custará cada etapa do projeto? Quanto custará o projeto total?

Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Procedimentos para o acompanhamento e a avaliação sistemática da execução do projeto e resultados alcançados. “Controle” “Monitoramento” Elementos do Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Matriz de resultados e produtos (quadro resumo com resultados e produtos) Planilha de procedimentos de monitoramento (com indicadores e instrumentos de coleta de dados) Análise de risco (efeitos de hipóteses condicionantes do projeto)

Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) É um documento que deve responder às questões do tipo: De que maneira será verificado se o projeto está sendo executado conforme planejado? Que observações são feitas para avaliar seus resultados? Como serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do projeto? Que indicadores de resultados são usados? Que medidas preventivas serão adotadas paa assegurar o sucesso do projeto? Obs: Há uma relação direta entre o PMA e o Escopo do Projeto – os objetivos e resultados esperados servem de bse para definir os indicadores, instrumentos de coleta de dados, etc.

Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Estrutura do Plano de Projeto em Função ao Tipo de Projeto Componente da Estrutura Elementos Estruturais Tipo de Projeto Pesquisa Intervenção Desenvolvimento Ensino Trabalho 1 Escopo Situação Geradora •••• Justificativa ••• •• Objetivo Geral • Objetivo Específico Resultados Esperados Abrangência 2 Plano de Ação Ação, Tarefa Custos Estimados Prazos Recursos (M/H) Cronograma 3 Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Produto/Resultado Indiccdor Desempenho Instrumento Coleta Dados Análise de Risco •••• - Muito Importante (Essencial/Indispensável) ••• - Importante •• - Desejável • - Dispensável (opcional)

Referência Bibliográfica MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos – planejamento e gestão de projetos educacionais. Ed. Vozes – 2006. Elaborado por: Francisco José Moreira Chaves, Prof. Dr.