O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
As responsabilidades do gestor escolar. b DESEMPENHO PROVA BRASIL – TIA DECA E ISAURA b Língua Portuguesa 5º ano , , ,78.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Sistema de avaliação de ensino
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Total de Escolas: escolas
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Avanços nas últimas décadas
Educação vem progredindo a passos lentos
ASPECTOS OPERACIONAIS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Resultados dos alunos dos Programas Alfa e Beto vs. demais programas
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
Orçamento Participativo Jovem Escolar
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
CONTRATO DIDÁTICO Por meio deste instrumento de contrato didático eu,____________________ _____________________________________________________________.
Realizar Formação Continuada
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
A BNCC e a Saúde.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade Sean Harford, Inspetor de Sua Majestade Diretor Nacional de Educação, Ofsted Segunda-feira, 13 de maio de 2019 Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Sessão de hoje O Sistema inglês O papel do Ofsted como inspetoria O modelo de inspeção Como funcionam as inspeções Percepções do Ofsted – oportunidades e desafios Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

O Sistema Escolar Inglês Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

O Sistema escolar inglês “em números” Aproximadamente 8 milhões de crianças (entre 5 e 18 anos) Aproximadamente 500.000 professores Aproximadamente 17.500 Escolas Primárias (entre 5 e 11 anos) Aproximadamente 4.000 Escolas Secundárias (entre 11 e 16/18 anos) 152 Autoridades Locais (“LA”) 8 Comissários Escolares Regionais (“RSC”) 1 Inspetoria (Escritório de Padrões Educacionais, “Ofsted”) 1 Ministério (O Ministério de Educação, “DfE”) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Autonomia… Escolas já têm há muito anos a capacidade de contratar profissionais diretamente Desde o início dos anos 1990, o orçamento das escolas vem sendo, em grande parte, simplesmente delegado pelas Autoridades Locais para as escolas (“Gestão Local das Escolas”) Desde o começo dos anos 2000, um fluxo constante de escolas vem saindo do “controle” da Autoridade Local e se tornando “Academias” (~200 até 2010) “Academias” são escolas independentes financiadas pelo Estado Agora: aproximadamente 25% das escolas primárias e 75% das secundárias são “academias” Academias podem fazer parte de redes de academias (Multi-Academy Trusts) Grande autonomia sobre imóveis, terreno, contratações e currículo Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

…mas com Responsabilidade Os dois principais braços da responsabilidade: Critérios de desempenho vêm do Ministério - resultados de todas as escolas primárias são publicados na internet abertamente todo ano - resultados das avaliações de todas as escolas secundárias são publicados na internet abertamente todo ano Inspeção realizada pelo Ofsted - Relatório de inspeção publicado na internet (periodicamente) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Critérios de desempenho (Ministério) Testes de inglês e matemática aos 7 anos de idade Testes de Aptidão Escolar (SATs) do 1º e 2º anos (KS1) Avaliado por professores (avaliação contínua e informada por provas – corrigidas por professores) Testes de inglês e matemática aos 11 anos de idade Testes de Aptidão Escolar (SATs) do 3º, 4º, 5º e 6º anos (KS2) Provas de leitura e matemática Avaliação de escrita em língua inglesa do professor Resultados de cada escola são publicados! Provas nacionais aos 16 anos (variedade de matérias), e o resultado de cada escola é publicado! Provas nacionais aos 18 anos (normalmente um leque menor de matérias), e o resultado de cada escola é publicado! Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

O papel do Ofsted Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Ofsted – o que inspecionamos? Inspeção e Regulação dos anos iniciais (2001) Inspeção e Regulação da assistência social de crianças (2007) Inspeção de todas as escolas mantidas pelo Estado e algumas escolas independentes (1993) Inspeção do aprendizado e do treinamento de jovens e alguns adultos (2007) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Áreas de avaliação atuais (2015-2019) Avaliação geral Ensino, aprendizagem e avaliação Desenvolvimento pessoal, comportamento e bem-estar Liderança e gestão Resultados dos alunos Efetividade geral Critérios chave Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Graus de avaliação Excelente (grau 1) Bom (grau 2) Requer melhorias (grau 3) Inadequado (grau 4) Problemas Sérios Providências Especiais Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Frequência das inspeções Escolas “excelentes” – isentas das inspeções de rotina Escolas “boas” – inspeções aproximadamente a cada 4 anos Escolas que “precisam melhorar” – a cada 2 anos ou 2 anos e meio Escolas de grau “inadequado” – visitas de monitoramento a cada trimestre, inspeções completas a cada 2 anos ou 2 anos e meio Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Percepções do Ofsted Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Ofsted: uma força pela evolução… Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Agora falando sério… Consequências intencionais – escolas melhoraram muito desde 1990 Consequências imprevistas – foco em provas, não no currículo... Estratégia do Ofsted: Inteligente Responsável Focada Novo modelo (publicado amanhã!) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Áreas de avaliação: evolução, não revolução Efetividade geral Qualidade da educação Desenvolvimento pessoal Liderança e gestão Comportamento e atitudes Efetividade geral Ensino, aprendizagem e avaliação Resultados dos alunos Desenvolvimento pessoal, comportamento e bem-estar Liderança e gestão Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Obrigado! Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019

Ofsted na internet e nas redes sociais www.gov.uk/ofsted https://reports.ofsted.gov.uk www.linkedin.com/company/ofsted www.youtube.com/ofstednews www.slideshare.net/ofstednews www.twitter.com/ofstednews e @HarfordSean Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019