O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade Sean Harford, Inspetor de Sua Majestade Diretor Nacional de Educação, Ofsted Segunda-feira, 13 de maio de 2019 Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Sessão de hoje O Sistema inglês O papel do Ofsted como inspetoria O modelo de inspeção Como funcionam as inspeções Percepções do Ofsted – oportunidades e desafios Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
O Sistema Escolar Inglês Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
O Sistema escolar inglês “em números” Aproximadamente 8 milhões de crianças (entre 5 e 18 anos) Aproximadamente 500.000 professores Aproximadamente 17.500 Escolas Primárias (entre 5 e 11 anos) Aproximadamente 4.000 Escolas Secundárias (entre 11 e 16/18 anos) 152 Autoridades Locais (“LA”) 8 Comissários Escolares Regionais (“RSC”) 1 Inspetoria (Escritório de Padrões Educacionais, “Ofsted”) 1 Ministério (O Ministério de Educação, “DfE”) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Autonomia… Escolas já têm há muito anos a capacidade de contratar profissionais diretamente Desde o início dos anos 1990, o orçamento das escolas vem sendo, em grande parte, simplesmente delegado pelas Autoridades Locais para as escolas (“Gestão Local das Escolas”) Desde o começo dos anos 2000, um fluxo constante de escolas vem saindo do “controle” da Autoridade Local e se tornando “Academias” (~200 até 2010) “Academias” são escolas independentes financiadas pelo Estado Agora: aproximadamente 25% das escolas primárias e 75% das secundárias são “academias” Academias podem fazer parte de redes de academias (Multi-Academy Trusts) Grande autonomia sobre imóveis, terreno, contratações e currículo Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
…mas com Responsabilidade Os dois principais braços da responsabilidade: Critérios de desempenho vêm do Ministério - resultados de todas as escolas primárias são publicados na internet abertamente todo ano - resultados das avaliações de todas as escolas secundárias são publicados na internet abertamente todo ano Inspeção realizada pelo Ofsted - Relatório de inspeção publicado na internet (periodicamente) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Critérios de desempenho (Ministério) Testes de inglês e matemática aos 7 anos de idade Testes de Aptidão Escolar (SATs) do 1º e 2º anos (KS1) Avaliado por professores (avaliação contínua e informada por provas – corrigidas por professores) Testes de inglês e matemática aos 11 anos de idade Testes de Aptidão Escolar (SATs) do 3º, 4º, 5º e 6º anos (KS2) Provas de leitura e matemática Avaliação de escrita em língua inglesa do professor Resultados de cada escola são publicados! Provas nacionais aos 16 anos (variedade de matérias), e o resultado de cada escola é publicado! Provas nacionais aos 18 anos (normalmente um leque menor de matérias), e o resultado de cada escola é publicado! Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
O papel do Ofsted Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Ofsted – o que inspecionamos? Inspeção e Regulação dos anos iniciais (2001) Inspeção e Regulação da assistência social de crianças (2007) Inspeção de todas as escolas mantidas pelo Estado e algumas escolas independentes (1993) Inspeção do aprendizado e do treinamento de jovens e alguns adultos (2007) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Áreas de avaliação atuais (2015-2019) Avaliação geral Ensino, aprendizagem e avaliação Desenvolvimento pessoal, comportamento e bem-estar Liderança e gestão Resultados dos alunos Efetividade geral Critérios chave Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Graus de avaliação Excelente (grau 1) Bom (grau 2) Requer melhorias (grau 3) Inadequado (grau 4) Problemas Sérios Providências Especiais Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Frequência das inspeções Escolas “excelentes” – isentas das inspeções de rotina Escolas “boas” – inspeções aproximadamente a cada 4 anos Escolas que “precisam melhorar” – a cada 2 anos ou 2 anos e meio Escolas de grau “inadequado” – visitas de monitoramento a cada trimestre, inspeções completas a cada 2 anos ou 2 anos e meio Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Percepções do Ofsted Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Ofsted: uma força pela evolução… Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Agora falando sério… Consequências intencionais – escolas melhoraram muito desde 1990 Consequências imprevistas – foco em provas, não no currículo... Estratégia do Ofsted: Inteligente Responsável Focada Novo modelo (publicado amanhã!) Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Áreas de avaliação: evolução, não revolução Efetividade geral Qualidade da educação Desenvolvimento pessoal Liderança e gestão Comportamento e atitudes Efetividade geral Ensino, aprendizagem e avaliação Resultados dos alunos Desenvolvimento pessoal, comportamento e bem-estar Liderança e gestão Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
Obrigado! Autonomia com responsabilidade. São Paulo, Brasil, 13 de maio de 2019
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