IDEOLOGIA PROF. ÍTALO COLARES E prof.ª Vanessa Maia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INVERSÃO DA REALIDADE
Advertisements

Profº Carmênio Barroso
Sociologia e Antropologia: origem e evolução das Ciências.
Conceitos de Karl Marx.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel ( ). 1. Características gerais Por muitos estudiosos, Hegel é considerado como o mais importante filósofo do século.
TEORIA DOS DIREITOS SUBJETIVOS. NOÇÕES PRELIMINARES DIREITO FACULDADE DIREITO PRERROGATIVA “DIREITO CONSIDERADO NA VIDA REAL, ENVOLVENDO E PENETRANDO.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
KARL MARX - Marxismo.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E TEÓRICOS DE DIREITO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
Conceitos de GEOGRAFIA
TEMA 5: O ESTADO E A ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL
O valor da Informação nas Organizações
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
O desenvolvimento do conhecimento econômico
ÉMILE DURKHEIM.
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
“O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo” – O Capital
(Karl Emil Maximilian Weber)
Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
Os desafios da política no novo milênio
O que é Educação Ambiental?
Introdução à Sociologia
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Filosofia Política O Estado.
Psicologia e psicologia do senso comum
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
Arcadismo Contexto Histórico.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Introdução à Sociologia
Sociologia e Senso Comum
Marx – Alienação e Fetichismo
Psicologia e psicologia do senso comum
Direitos Fundamentais
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
A organização da vida social na visão de Karl Marx
FENOMENOLOGIA.
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Escola Padre Carmelo Perrone
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
A Crítica da Razão Prática
Émile Durkheim Filipe Ferreira E Shayane Krapf.
KARL MARX ( ) 1861.
Conceitos importantes para o estudo da História
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

IDEOLOGIA PROF. ÍTALO COLARES E prof.ª Vanessa Maia Esta apresentação demonstra os novos recursos do PowerPoint e é visualizada com melhor resolução no modo Apresentação de Slides. Esses slides foram projetados para fornecer a você idéias excelentes de criação de apresentações no PowerPoint 2010. Para obter mais exemplos de modelos, clique na guia Arquivo e, na guia Novo, clique em Exemplos de Modelos.

Introdução 1 Para melhor compreender o que é ideologia devemos distinguir senso comum de bom senso. 2 Senso Comum: Compreensão de mundo que é fruto de crenças e tradições. 3 Bom Senso: Capacidade de pensar de maneira sã em quaisquer situações. A passagem do senso comum para o bom senso, entretanto, não se faz espontaneamente e muitas vezes nem ocorre de fato.

1 A IDEOLOGIA Ideologia em um conceito mais genérico é o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão. Ou seja, é o conjunto de ideias sistematizadas que servem para orientar a ação.

Conceito marxista de ideologia: Para compreendermos o conceito marxista de ideologia é preciso rever o que é alienação: é o processo pelo qual o homem se torna alheio a si, a ponto de não se reconhecer do surgimento da lei humana, em substituição à lei natural. PALAVRA FILOSÓFICA “O trabalho exterior, o trabalho em que o homem se aliena, é um trabalho de sacrifício de si mesmo, de mortificação" (Manuscritos econômico-filosóficos, 1844, I, 22).”

Em que consiste portanto a ideologia segundo Marx? Ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes no seio da sociedade, ao apresentá-la una e harmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais. Orozco participou do grupo dos muralistas mexicanos, com David Alfaro Siqueiros e Diego Rivera. O tema constante de seus trabalhos é a luta do povo e o ideal da revolução socialista.

Por tanto, a ideologia:  Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir;  Determina a relação entre os indivíduos e as condições de existência deles, adaptando-os às tarefas prefixadas pela sociedade;  Camufla as diferenças de classe e os conflitos sociais, ora concebendo a sociedade como "una e harmônica", ora justificando as diferenças existentes;  Garante a coesão social e a aceitação sem criticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da "vontade de Deus", do "dever moral" ou simplesmente como decorrência da "ordem natural das coisas";  Mantém a dominação de urna classe sobre outra.

Características da IDEOLOGIA. 2 Características da IDEOLOGIA. É interessante observar que a ideologia não é uma mentira que a classe dominante inventa para subjugar a classe dominada, porque inclusive os que se beneficiam dos privilégios estão impregnados por ela, e também eles se convencem da verdade dessas ideias.

Abstração ou Aparecer social: IDEOLOGIA Lacuna: A universalização e a abstração supõem uma lacuna ou a ocultação de algo que não pode ser explicitado, sob pena de desmascarar a ideologia. Inversão: A ideologia representa a realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posto como produto e vice-versa: o que é efeito é tomado como causa. Naturalização: consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana e, como tais, são históricas. Universalização: Pela qual os valores da classe dominante são estendidos aos que a ela se submetem. Abstração ou Aparecer social: A sociedade "una e harmônica'' é portanto uma abstração, porque, ao analisarmos concretamente as relações sociais, descobrimos a divisão em classes e os conflitos de interesses.

Vamos filosofar...

Como superar a ação da ideologia? Relembrando: o senso comum, por ser ingênuo e acrítico, geralmente se encontra permeado pela ideologia. A sua superação exigiria trazer á tona o que a ideologia esconde, quebrando a rigidez das “verdades indiscutíveis”. Devemos compreender o saber como um processo, e não como uma coleção de verdades “acabadas” vindas não se sabe bem de onde.

Prof.ª Vanessa Maia