Controladoria Profª Karine R. de Souza ..

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Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Transcrição da apresentação:

Controladoria Profª Karine R. de Souza .

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial estão reestruturando o ambiente empresarial. A globalização da economia, alavancada pela “TI” e da comunicação, é uma realidade inescapável. As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organização do trabalho, tem colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas no banco dos réus. Grande desafio desta última década – levar a todos os níveis hierárquicos e funcionais, da alta gerência ao piso de fábrica, a incorporação de novos modelos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e a sobrevivência sadia e competitiva no mercado.

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL O ambiente de negócios sofre constantes transformações: nas bases da concorrência, com o surgimento de novos modelos de gestão, mudanças significativas no perfil dos clientes e suas relações com as empresas É necessário desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanças na gestão empresarial são um imperativo e não uma simples opção.

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL O QUE É GESTÃO HOJE? O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir, em condições totalmente diferentes das de antes. Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Interdisciplinaridade (equipes) Complexidade (variáveis) Exigüidade (tempo) Multiculturalidade (culturas) Inovação (oportunidades e ameaças) Competitividade (competidores – produtos substitutos) Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.

Ambiente e Competitividade Gestão da Empresa Ambiente e Competitividade O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do "nicho" que a empresa demarcou para si mesma em relação a gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende.

Gestão da Empresa Numa economia basicamente competitiva e global, consideram-se, segundo Catelli três tipos de ambiente: ambiente externo, ambiente remoto e ambiente próximo. O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobre variáveis políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc. O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficiente para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidade regulatórias e fiscalizadoras, entidade de classe, associações empresariais, entidades de outros segmentos, governos de outros países 6

Gestão da Empresa O ambiente próximo da empresa compõem-se de entidades que compõem o segmento em que atua e compete, tais como: fornecedores, concorrente, clientes, consumidores. As variáveis que determinam a amplitude da gestão de cada uma dessas entidades referem-se aos preços, volumes, qualidade, prazos de entrega, prazos de pagamento, etc. E caracterizam as transações realizadas entre as mesmas. O ambiente próximo segundo o mesmo autor, é constituído por Segmentos, que são conjuntos de atividades que constituem determinado estágio de um ciclo econômico, que vai desde a obtenção dos insumos necessários às atividades dos participantes desse ciclo até o consumo final dos produtos e serviços gerados 7

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ? No ambiente de negócios atual, alguns fatores são fundamentais: Inovação, Qualidade, Agilidade e Atenção ao cliente. Na administração estamos na era da ênfase no talento dos indivíduos e na sinergia do trabalho em equipe.

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ? Os elementos necessários para que as pessoas em posição de responsabilidade pela gestão possam atingir seus objetivos organizacionais são: Estratégia e transformação organizacional (visão prospectiva e sistêmica) Arquitetura organizacional e orientação a processos Aprendizado organizacional (coletivo permanente) Processo de decisão Qualidade e marketing (expectativas e percepção dos clientes internos e externos) Gestão de projetos Controle orçamentário Cultura organizacional (valores e práticas) Qualidade de vida

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ? Medir o desempenho é algo fundamental em qualquer atividade que realizemos. Da mesma forma é fundamental determinar se as técnicas de gestão estão produzindo resultados, ou seja é necessário uma: avaliação do desempenho empresarial. A utilização de um modelo adequado de avaliação de resultados leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, a fim de descobrir suas inter-relações com o mercado competitivo.

Atividade Complementar A partir do estudo sobre as mudanças no ambiente empresarial apresentadas e do que você entendeu, reflita a respeito e tente escrever com as suas próprias palavras, sobre a seguinte frase: A continuidade da empresa decorre das suas relações internas e externas, evidenciando a necessidade de manter uma capacidade de competição, adaptando a mudança em relação ao seu mundo exterior. .