Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Plano de Trabalho Docente
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Curso de Docência Universitária
Currículo por Competências e Habilidades.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
ESTUDO DO MEIO.
Educação e clientela escolar
Introdução ao Serviço Social
Como elaborar um projeto de pesquisa?
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade Federal de Alagoas
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Prof. Dr. Marco Antonio Chaves Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Esta disciplina buscará trabalhar, essencialmente, os conhecimentos teórico-práticos relativos a identificação e tratamento acadêmico de possíveis temas e problemas a serem pesquisados e as tipologias metodológicas na pesquisa educacional. Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 OBJETIVO    observar e analisar o contexto e as relações nos quais se insere e ocorre a prática educativa;  vivenciar oportunidades diversificadas no ensino fundamental (séries iniciais) e na educação infantil, bem com em outros espaços não escolares onde se desenvolvam projetos educacionais; Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

 definir as tipologias metodológicas na pesquisa educacional. Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 OBJETIVO    analisar criticamente as condições (estrutura) organizacionais onde o processo educativo ocorre, a partir dos conhecimentos teóricos desenvolvidos nas matérias estudadas, para identificar possíveis temas e problemas a serem pesquisados (definir problema de pesquisa);  definir as tipologias metodológicas na pesquisa educacional. Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Problemáticas fundamentais da educação e sua perspectiva pedagógica; Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 EMENTA Porém, para que este objetivo seja alcançado, traçamos como vetor orientador de nossas ações, o que doravante denominaremos de ementa do curso, a saber:   Problemáticas fundamentais da educação e sua perspectiva pedagógica; O tratamento temático e sua especificidade na execução do projeto de pesquisa; Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Significado do Método Científico no âmbito da prática pedagógica. Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 EMENTA   Prognóstico do trabalho de investigação, a compreensão do método científico; Significado do Método Científico no âmbito da prática pedagógica. Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 Um problema de pesquisa é um problema que pode ser resolvido com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles passíveis de serem produzidos. Portanto, é algo cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o entendimento ou tratamento de questões a ele relacionadas. Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 Um problema de pesquisa exige que outras informações sejam obtidas a fim de delimitá-lo, compreendê-lo, resolvê-lo ou contribuir para a sua solução. Portanto, é algo que pode ser testado cientificamente, que envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 na acepção científica (...) é qualquer questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento” GIL “(...) uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” LAKATOS Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

1- Gestão de sistemas de Educação à distância Sub-áreas de pesquisa: Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 1- Gestão de sistemas de Educação à distância Sub-áreas de pesquisa: Sistemas de gestão da Educação à distância Tecnologias para a Educação à distância Processos de Ensino-aprendizagem de Educação à distância   Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

Sub-áreas de pesquisa: Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 2- Internacionalização do Ensino Básico e Superior na Educação Brasileira Sub-áreas de pesquisa: A dupla titulação do Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli e a Universidade de UnCuyo e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso Mobilidade estudantil nas carreiras da Graduação Mobilidade estudantil de alunos da Educação Básica do Colégio Internacional Signorelli Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida

3- Práticas pedagógicas e formação do Educador Sub-áreas de pesquisa : Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II: Definição de Problema Aula 1 3- Práticas pedagógicas e formação do Educador Sub-áreas de pesquisa : Sociedade, Educação e cidadania Escola , Projeto e Práxis pedagógica Ação docente em sala de aula Tecnologias educacionais Processos de formação docente em Ensino à distância Processos culturais, agentes de socialização e Educação Prof. Dr. Marco Antonio Chaves de Almeida