Didática: organização do trabalho pedagógico

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Transcrição da apresentação:

Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Didática: organização do trabalho pedagógico Profª Ms.: Solange Brito

Herbart – Pedagogia Sistemática fundamenta-se em Pestalozzi (destaque à Instituição) Para Herbert a finalidade da educação reside na formação da moralidade, do caráter e da vontade, como referências para o indivíduo se autodirigir corretamente. Herbert desenvolve uma pedagogia social e ética com finalidade de formar o caráter moral por meio do esclarecimento da vontade, que se alcança pela instrução.

Herbert aponta a educação como responsável na formação cultural do homem. Herbert foi apontado como o primeiro a elaborar uma pedagogia científica, como sendo a ciência da educação. Criador da sistematização, pelo rigor dos passos seguidos: Preparação: recordação, pelo professor, de algo já sabido 2. Apresentação: o professor apresenta a nova matéria

3. Assimilação: comparação com a matéria antiga 4. Generalização: apresentação, pelo professor, de exemplos, casos semelhantes Grande influenciador no pensamento pedagógico. Conhecimento é oferecido pelo mestre ao aluno. O aluno sem direito a atuação livre A disciplina com rigor, pelo controle.

Dewey: Ensino Não- Diretivo; Aprendizagem por Solução de Problemas; Grupalização. Movimento da educação nova diversificado na primeira metade do século XX, sendo representados por diversos pedagogos, como Montessori, Decroly, Dewey, Freinet, dentre outros. Esse movimento faz crítica à escola tradicional do tipo herbatino, dominante do século XIX.

O método de ensino proposto por Dewey realce às atividades manuais porque apresenta problemas concretos para serem resolvidos. Além disso, considera o trabalho como meio de desenvolver o espírito de comunidade e a divisão de tarefas estimula a cooperação e o espírito social. Finalidade da educação: mais educação Centro: aluno, o professor guia Ensino: descoberta que ocorre ao final Hipótese – é prospectiva e visa por o conteúdo à prova

O novo com a possibilidade se ser novo também para o professor Antes da aprendizagem há apenas informação; a ação dos alunos sobre ela a transforma em conhecimento Aprender: reconstruir a experiência identifi cando o melhor modo de aprender O mundo é um sistema aberto, indeterminado, passível de novidade genuína.