TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Orçamento Empresarial
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Administração Estratégica
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Aula 3 Qualidade nas organizações
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Angela Becker – Palestra Motivacional Ensino Médio
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão da Qualidade – Motivação
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais
Gestão por Competências
FATORES INTRAPPESOAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOTIVAÇÃO
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Gestão por Competências
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Avaliação do Desempenho
REENGENHARIA.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Seu Agente de Mudança..
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
MOTIVAÇÃO.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Atividade Interdisciplinar I
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO Professora Andréia Vicente

Para Abraham Maslow, as necessidade humanas obedecem a uma hierarquia de satisfação dos indivíduos a partir da motivação que o impulsiona. O ser humano necessita ter, em primeira instância, o atendimento das necessidades básicas. As necessidades básicas precisam ser satisfeitas para garantir a existência da pessoa, sua segurança e requisitos de contato humano. As necessidades de mais alta ordem referem-se ao desenvolvimento pessoal e ao alcance do potencial do indivíduo. Antes que as necessidades de nível maior sejam ativadas, as necessidades de nível mais baixo precisam ser satisfeitas.

Um princípio chave da hierarquia das necessidades é que, à medida que as necessidades de um determinado nível são satisfeitas, elas perdem sua força, sendo o nível seguinte ativado, e uma necessidade satisfeita deixa de ser motivadora Embora nenhuma necessidade seja plenamente satisfeita, uma necessidade substancialmente realizada mobiliza as pessoas. Se desejamos sensibilizar alguém, precisamos entender em qual nível da hierarquia a pessoa se encontra no momento e concentrar nossa atenção na satisfação daquele nível ou do nível superior.

A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto a produtividade quanto a saúde organizacional e a satisfação dos trabalhadores. O papel do gestor deverá ser sempre o de identificar os norteadores de comportamento de seus subordinados, assumindo a natureza intrínseca e individual da motivação de modo a gerir a direção da energia que naturalmente se encontra dentro de cada um num sentido compatível com os objetivos da organização e com o crescimento de cada integrante de seu grupo de trabalho.

Um dos pontos em que a motivação é considerada muito importante diz respeito ao sucesso empresarial, entendendo-o como uma forma efetiva de alcançar a realização de um projeto ou uma gestão. Tanto sob o ponto de vista da administração, como dos trabalhadores, o sucesso é um tipo de motivação que não nasce sozinho, depende tanto da tecnologia adotada na organização como do desempenho e da qualidade exercida pelas pessoas que ali trabalham em torno de um mesmo objetivo.

O desenvolvimento do processo motivacional na organização é o elemento-chave de uma gestão estratégica e de resultados, uma vez que a motivação é uma das principais alavancas da inovação, contribuindo efetivamente para o alcance da competitividade global das organizações. Assim, é importante valorizar cada trabalhador pelo seu potencial e pela forma como pode efetivamente contribuir para um ambiente inovativo. Normalmente, todos os trabalhadores podem contribuir por meio de seu conhecimento tácito, intervindo no sistema de rotina e procedimentos com sugestões ou opiniões, consolidando assim uma maior integração com o seu meio de trabalho, deixando de ser simples executor de tarefas para ser sujeito da ação, isto é, passam de sujeito passivo para ativo.

Programas Motivacionais Como valorizar os empregados no trabalho a partir das suas disposições, das suas metas e interesses? Como determinar os níveis potenciais de energia que os empregados podem investir no trabalho?

Os programas geralmente utilizados nas empresas tem negligenciado as diferenças individuais, sendo voltados para a adaptação da pessoa ao seu ambiente de trabalho, sem levar diretamente em consideração as motivações pessoais dos membros da empresa.

Obviamente um programa de motivação não pode atender às metas e aos interesses de cada um dos empregados, mas pode ser elaborado a partir de metas e interesses compartilhados na organização como um todo ou em seus diversos setores.

2-Verificar os interesses e metas que são compartilhados Principais passos na elaboração de um programa motivacional: 1-Identificar o perfil motivacional utilizando instrumentos disponíveis para esse fim. 2-Verificar os interesses e metas que são compartilhados 3-Determinar as estratégias motivadoras mais apropriadas para cada setor e/ou equipe.

Perfil Motivacional Refere-se a importância que têm, para cada pessoa, as diversas motivações que orientam a sua vida. A melhor forma de valorizar o empregado parece consistir em lhe oferecer oportunidades para que, por meio do seu trabalho, ele possa atingir as suas metas pessoais. Por natureza, o trabalho é uma estratégia de realização pessoal.

Instrumentos Inventário de Valores de Schwartz (IVS) – aplicado em pessoas com nível de escolaridade a partir do ensino médio. Questionário de Perfis de Valores (QPV) – aplicado em pessoas com o nível de escolaridade fundamental

Referências Bibliográficas TAMAYO, A.; PASCHOAL,T. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Curitiba: Rev. Adm. Contemp., v. 7, n.4, oct./dec., 2003. VOLPATO, M.; CIMBALISTA,S. O processo de motivação como incentivo à inovação nas organizações. Curitiba: Rev. FAE, v. 5, n.3, p.75-86, set/dec., 2002.