Metodologia de Estudo de Caso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque ensinar Ciências na Escola?
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
Metodologia de Investigação
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ensaiando um ensaio.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Metodologia Científica
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Professora: Rosana Santos
Currículo por Competências e Habilidades.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Seminário Temático: Núcleo de Estudos Constituconais
Núcleo de Estudos Constitucionais
Orientação Educacional
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
O aluno elaborando conceitos

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Perguntas de Modelação
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Um Problema para TODAS as Idades
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
Como elaborar um plano de aula
Conceitos e Modalidades
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
PESQUISA EM DIREITO: DILEMAS E DESAFIOS Profª Drª Elizabeth Teixeira.
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Estudo de Caso Profa. Christine Peter Data: 13/08/05 Hora: 9h

Metodologia de Estudo de Casos Jurídicos Metodologia jurídica: qual a importância do método para o Direito? Famílias do Direito - romano-germânico x common law E o Brasil? Escolas do Direito na modernidade: Direito Natural x Direito Positivo (Qual você defende e por quê?) Pós-positivismo principiológico: o que é isso?

Resolução de problemas jurídicos O que são problemas jurídicos? Onde encontramos os problemas jurídicos? Como enfrentar os problemas jurídicos? Como resolver os problemas jurídicos?

Instruções para o Estudo de Caso em Direito: competências 1 - Curiosidade para analisar situações-problema 2 - Disponibilidade para propor soluções próprias 3 - Coragem para defender pontos de vista (capacidade argumentativa)

Modelos de Estudo de Caso a) estudo dos votos dos Ministros/Juízes de Tribunais b) estudo de situações hipotéticas envolvendo casos fictícios difíceis c) situações reais retiradas de jornais/revistas/ livros d) situações reais ou fictícias extraídas de filmes ou outras formas artísticas

Elementos essenciais do Estudo de Caso Descrição dos fatos Identificação da matéria ou problema a ser solucionado Sistematização dos argumentos/opiniões sobre a questão Decisão ou conclusão opinativa sobre a questão posta Explicação sobre as razões (teóricas, sociais, políticas, econômicas, etc) envolvidas na decisão.

Fases do Estudo de Caso a) Escolha do caso a ser estudado; b) Revisão/Sistematização dos fatos do caso; c) Identificação clara e objetiva da questão discutida; d) Discussão sobre os argumentos possíveis (apresentados ou não); e) Busca de uma (ou mais) solução para o problema; f) Teste com prognósticos das soluções apresentadas.

Escolha do caso jurídico Casos reais: o dia a dia é repleto de situações que podem ser estudadas na Academia; Casos hipotéticos: professores, pesquisadores e alunos podem criar situações-problema para análise e estudo; Acórdãos e decisões judiciais: estudo da jurisprudência Mídia eletrônica, televisiva, impressa: a Imprensa e o Direito

Revisão dos fatos É imprescindível ter uma clara idéia dos fatos do caso, sendo necessária uma sistematização objetiva da seqüência de acontecimento das coisas. Algumas questões ajudam nessa fase: 1) O que aconteceu? 2) Quem são as partes envolvidas? 3) Quais fatos/acontecimentos são e quais não são importantes? 4) Quais informações importantes merecem ser elucidadas? 5) Por que as partes se envolveram nesta situação? 6) Como eu me portaria em situação semelhante?

Identificação da matéria discutida A identificação da questão jurídica em debate é ponto essencial do estudo de caso. A questão do caso é mais complexa do que a questão jurídica e isso deve ser explorado (interdisciplinariedade). Senso comum (pré-compreensão qualificada) e produção científica no Direito. Diagnose e Prognose: explorar o caso em todas as suas dimensões (subjetiva, espacial, temporal, cultural).

Discussão dos argumentos A questão da resposta certa no Direito... Teoria dos quatro discursos (científico/dogmático; dialético; retórico; poético). A arte de argumentar... Como vencer um debate e ter razão ? A arte de escutar... Estabelecer pontes com o outro (comunicar e´....) Sistematização de argumentos: contra e a favor/ persuasivos e não-persuasivos/Diagnose e Prognose argumentativa/ Criatividade para soluções - “sair do quadrado”.

Dinâmica da união dos pontos... . . . Unir os nove pontos com quatro retas sem tirar o lápis do papel.

Dinâmica da união dos pontos... . . . Unir os nove pontos com quatro retas sem tirar o lápis do papel.

Dinâmica da união dos pontos... . . . Unir os nove pontos com quatro retas sem tirar o lápis do papel.

Dinâmica da união dos pontos... . . . Unir os nove pontos com quatro retas sem tirar o lápis do papel.

Dinâmica da união dos pontos... . . . Unir os nove pontos com quatro retas sem tirar o lápis do papel.

Buscando solução... ou soluções!!?? A resposta pode ser simples ou complexa (dependendo da quantidade de questões e do grau de interdependência entre elas). A arte de decidir... Tomar decisão... Avaliar decisões... Reconsiderar decisões... Aprendendo a errar. Diagnose e Prognose da decisão. Princípio da obrigatoriedade da fundamentação.

A Era da Incerteza... Trabalhando variáveis... Método da dúvida - Método do erro - Método da incerteza: dialética (vantagens e desvantagens); A metodologia como porto seguro para a dúvida, para o erro e para a incerteza; O papel do professor na metodologia de estudo de caso; A importância da jurisprudência/doutrina para o estudo de caso.

Técnicas didáticas para conduzir um estudo de caso Estudo de Caso: investigando um caso completo e real ou hipotético; Estudo de Caso: análise de jurisprudência (votos e acórdãos) - discutindo opiniões já manifestadas; Estudo de Caso: apresentados os fatos, como identificar a questão, os argumentos e as possíveis soluções? Hard cases (dinâmica dos casos difíceis).

Conclusão: elogio à dúvida? O maior desafio dos profissionais do Direito no século XXI não é encontrar soluções para os problemas que lhes são postos todos os dias nas suas diversas áreas de atuação, mas, sim, saber identificar as verdadeiras e importantes questões que os problemas apresentam... Perguntar com qualidade é mais importante do que responder levianamente só para sustentar a autoridade.

Maiores informações... Zitscher, Harriet Christiane. Metodologia do ensino jurídico com casos: teoria e prática. Belo Horizonte : Del Rey, 1999. Supreme Court Historical Society - Instructions for case studies [internet] Disponível em: www.landmarkcases.org Acesso em 23/07/04. www.christine.peter.nom.br