Taxa de Administração Cálculo e Utilização (PASEP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Advertisements

Hélio Carneiro Fernandes
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
Regime Tributário – Opção A escolha pelo regime de tributação é irretratável para todo o ano-calendário. A determinação do regime de tributação (Lucro.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
MF - Ministério da Fazenda SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público 101º.
FOZ PREVIDÊNCIA - GESTORA DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU INTRODUÇÃO.
1 A Contabilidade na Gestão dos RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Foz do Iguaçu – PR, 16 de junho de 2016.
COMO INOVAR NA BUSCA DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO-ATUARIAL DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 1.
CONGRESSO ABIPEM CONGRESSO ABIPEM JUNHO DE Receitas de contribuições Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) - Plano Financeiro (Em R$ milhões.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Encontro com as Setoriais/29/09/2016 Consulta Pública Manual SIAFI.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
Equilíbrio Financeiro e Atuarial
Apresentação Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS
IMPACTO ATUARIAL DAS DECISÕES JUDICIAIS PARA OS RPPS
PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
Diagnóstico Tributário
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS RPPS
Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor Lei Federal nº 13
Brasília – DF, 25 de novembro de 2016
MAPFRE no Brasil 16 mil corretores e parceiros R$ 6,0 bilhões em recursos administrado em Investimentos R$ 2,3 bilhões em ativos administrados em Previdência.
Mauro Ricardo Machado Costa
CENSO CADASTRAL PREVIDENCIÁRIO
Juros sobre o capital próprio de anos anteriores
Análise das Contas 2016.
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
ESTUDO COMPARATIVO Tributação do ganho de capital na alienação de bens imóveis PF; PJ Lucro Real; PJ Lucro Presumido.
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
Auditoria Coordenada nos RPPS Luciano Danni – Secex Previdência
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
7.6 – Os Princípios Orçamentários
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
 Referente ao custeio, são as contribuições sociais dos trabalhadores e das empresas (cota patronal).  A Constituição atual determina que “nenhum benefício.
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS DO SUBSTITUTIVO AO SAMPAPREV
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Sustentabilidade do RPPS
RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO
Londrina (PR) – Maringá (PR)
Cobrança simples de Duplicatas
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL
Lei /2014. Receita Bruta Produto da venda de bens Preço da prestação de serviços Resultado auferido nas operações de conta alheia atividade objeto.
Administração Financeira e Orçamentária
PARANAPREVIDÊNCIA Lei PR /1998. Cria o Sistema de Seguridade Funcional do Estado do Paraná, transforma o Instituto de Previdência e Assistência.
PROJETO DE LEI N.º DE 2015 Deputado Federal Indio da Costa
1º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da ABIPEM
TAXA DE ADMINISTRAÇÃO: PROPOSTA DE ALTERAÇÃO
LEI DE RESPONSABILIDADE PREVIDENCIÁRIA
52º Congresso Nacional da ABIPEM
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Contabilidade Previdenciária Contabilização de Investimentos
PREVIDÊNCIA SOCIAL (RPPS)
IMPLANTAÇÃO E RESULTADO PARA O RPPS
Legislação, Cálculo e Contabilização
52º Congresso Nacional da ABIPEM
PRINCIPAIS ASPECTOS DA PEC 6/2019 – REFORMA DA PREVIDÊNCIA
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Visão da Auditoria 66ª CONAPREV – Manaus/AM
PEC 06/2019 TEXTO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
66ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE DIRIGENTES DE RPPS
Transcrição da apresentação:

Taxa de Administração Cálculo e Utilização (PASEP) 52º Congresso Nacional da ABIPEM 26 a 28 de junho - Foz do Iguaçu/PR Taxa de Administração Cálculo e Utilização (PASEP)

Despesas Administrativas ou Taxa de Administração Conceito Taxa de Administração - valor pago ao operador de determinada atividade pela gestão e administração do negócio. Cálculo Aplicação de um percentual máximo de 2% sobre o total das folhas de pagamentos de todos os segurados e beneficiários do RPPS (servidores, aposentados e pensionistas), relativas ao exercício anterior, conforme lei do Ente Federativo. Fundamento Art. 1º, III, da Lei nº 9.717/1998: as contribuições e os recursos vinculados ao Fundo Previdenciário (...) somente poderão ser utilizadas para pagamento de benefícios previdenciários dos respectivos regimes, ressalvadas as despesas administrativas (...). Portanto, a legislação tão somente AUTORIZA a utilização de parte dos recursos previdenciários (recursos vinculados) para finalidades não previdenciárias, ou seja, autoriza a desvinculação de parte dos recursos.

Despesas Administrativas ou Taxa de Administração Recursos Previdenciários Portanto, em regra, são recursos previdenciários que têm como fonte as contribuições previdenciárias Rotina esperada no RPPS como boa prática de gestão, transparência e controle Recebidos os recursos das contribuições, o valor correspondente à TA, na proporção de 1/12, são transferidos para conta bancária específica e repercutido na contabilidade. Contabilidade Depois dos devidos registros dos ingressos dos recursos (contribuições patronais e servidores, por FF e ou FP no caso de segregação da massa), procede-se à reclassificação contábil pela transferência dos valores para a conta bancária da TA. D - 1.1.1.1.1.06.04 Bancos Conta Movimento – Taxa de Administração C - 1.1.1.1.1.06.xx Bancos Conta Movimento – RPPS Obs.: Imprescindível proceder às reclassificações orçamentárias conforme forma adotada por cada RPPS, inclusive nos casos de CNPJ específico por Fundo Financeiro, Fundo Previdenciário e Fundo Administrativo, exigência de alguns TC. (IPC nº 14/2018, item 225 trás alguns exemplos de possibilidades)

Taxa de Administração X Despesa com Pessoal Impactos na Despesa com Pessoal do Ente Federativo Na situação em que a TA é parte da alíquota de contribuição, é relevante observar que o valor implica diretamente no total da Despesa com Pessoal do Ente Federativo, visto tratar-se de encargo da folha de pagamentos. Diferentemente do pagamento das despesas com benefícios com recursos do Fundo de Previdência, as despesas administrativas não são dedutíveis da DP.

Taxa de Administração X Despesa com Pessoal Simulação 1 Folha de pagamentos do Ente Federativo: $ 100.000,00 Contribuição Patronal 22%: $ 22.000,00 . Despesa com Pessoal Total: $ 122.000,00 Taxa de Administração incluída na contribuição: $ 2.000,00 (não dedutível) Dedução pelo pagamento de benefícios pela UGU do RPPS: $ 20.000,00 Despesa Efetiva com Pessoal: $ 102.000,00 Simulação 2 Folha de pagamentos do Ente Federativo: $ 100.000,00 Contribuição Patronal 20%: $ 20.000,00 . Despesa com Pessoal Total: $ 120.000,00 Taxa de Administração não incluída na contribuição: $ 2.000,00 (não dedutível) Dedução pelo pagamento de benefícios pela UGU do RPPS: $ 20.000,00 Despesa Efetiva com Pessoal: $ 100.000,00

Taxa de Administração X Despesa com Pessoal Vantagem da TA incluída nas Contribuições Na forma atual, maior segurança quanto ao recebimento dos recursos pela implicação na regularidade para emissão do CRP. Desvantagens da TA NÃO incluída nas Contribuições Limitação de valor (problema enfrentado especialmente pelos menores RPPS) Implicação na Despesa Total com Pessoal com o pagamento de despesas correntes em geral, incluindo os servidores do RPPS (neste caso implicação dupla)

Taxa de Administração X Despesa com Pessoal Vantagens da TA NÃO incluída nas Contribuições Ausência de limite, fixação do valor pela Lei Orçamentária do Ente Federativo Não implicação na Despesa com Pessoal pelo repasse da TA Desvinculação dos recursos previdenciários Desvantagens da TA NÃO incluída nas Contribuições Atualmente pela ausência de controle do repasse Desvinculação dos recursos previdenciários, necessidade de se tratar na legislação local o limite, a possibilidade de se constituir reserva e regras de utilização Possibilidade de incidência do PASEP no caso de isenção ou imunidade dos recursos previdenciários

Taxa de Administração Sugestões O Órgão regulador criar mecanismo de exigência da comprovação do repasse da Taxa de Administração, no caso de estar desvinculada das contribuições, para fins do CRP. Adequar as normas gerais (Atualmente Portaria MPS 402/2008)

Agradecido pela Atenção! AO DISPOR otonig@globo.com (61) 9 9975-5980